INTRODUÇÃO

Você provavelmente já ouviu o termo Aromaterapia e se perguntou o que exatamente aquela palavra engraçada, 'aromaterapia' realmente significa.

Aromaterapia nada mais é que o uso de óleos vegetais em sua forma mais básica para promover o bem estar tanto físico quanto mental.

O uso da palavra aroma implica o processo de inalar os cheiros desses óleos para benefício terapêutico.

Se você já usou uma massagem a vapor para tosse, então você já tentou aromaterapia, embora não em sua forma mais pura. Na verdade, você provavelmente tem usado a aromaterapia por muitos anos sem perceber por meio de fricções a vapor ou vaporizadores elétricos.

Vicks ou outras marcas de remédios de inalar usam eucalipto ou mentol para limpar tóraxes e narizes entupidos. Imagine se você usasse o óleo essencial não diluído de eucalipto, como seus pulmões poderiam ficar limpos.

O termo aromaterapia é geralmente novo, começando a ser usado no século 20, mas a prática já existe há milhares de anos.

Isto é, pessoas acreditam que os chineses foram uma das primeiras culturas a usar os aromas de plantas para promover a saúde através da queima de incenso.

Egípcios antigos usavam óleo de cedro destilado misturado com cravo, canela, noz-moscada e mirra para embalsamar pessoas mortas. Os egípcios também usavam óleos para perfumar homens e mulheres.

No século 14, quando a peste bubônica atingiu, matando milhares de pessoas, os aromas eram usados ​​para repelir a doença mortal.

Avançando através dos séculos posteriores, um crescimento de livros sobre o uso de óleos na cura cresceram.

O alquimista grego Paracelsus usou o termo "essência" e focou seus estudos sobre o uso de plantas para fins curativos.

Enquanto o uso de óleos essenciais para perfumes continuou a crescer ao longo do tempo, o uso para fins medicinais diminuiu ligeiramente até cerca de 1928.

Foi nessa época que um químico francês chamado Rene-Maurice Gattefosse descobriu acidentalmente o uso de óleo essencial de lavanda para curar feridas.

Conta-se a história de que ele queimou o antebraço e, por reflexo, o colocou no líquido mais próximo que viu, que era óleo essencial de lavanda. Ele ficou surpreso ao constatar que a queimadura sarou rapidamente e não deixou cicatriz. Foi então que ele começou a usar o termo aromaterapia e escreveu sobre os poderes dos óleos essenciais.

Hoje, muitas pessoas estão tentando voltar à natureza. As pessoas viram os efeitos perigosos de produtos químicos sintéticos e alguns medicamentos processados.

O uso de todos os óleos essenciais naturais para fins medicinais, cosméticos e terapêuticos continua a crescer. Muitas pessoas acreditam que os resultados do uso de aromaterapia deve ser muito maior do que medicamentos feitos pelo homem e com muito menos efeitos colaterais negativos.

A aromaterapia pode ser usada sozinha ou em conjunto com medicamentos regulares. Por exemplo, você pode usar aromaterapia para aliviar a dor após um procedimento cirúrgico.

Você ainda obtém o benefício da cirurgia, mas não pode evitar tomar medicamentos fortes e muitas vezes perigosos para a dor que um médico prescreve.

Este artigo pertence ao Curso de Aromaterapia