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Yosvanis Menocal Castillo
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Divina Neide Ferreira Braga
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Gilnei Francisco Velho
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Gilnei Francisco Velho

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INTRODUÇÃO À TEOLOGIA


O termo Teologia tem origem etimológica do grego “theos”, que significa “deus”, e “logos” que denota “estudo”. Sendo assim, a palavra teologia significa “estudos sobre Deus”. Importante observar que, embora não a encontremos nas Escrituras, Teologia é uma  palavra bíblica em seu caráter.


O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) usou o vocábulo indicando a história de mitos e lendas dos deuses contados por poetas. Na Grécia Antiga, foram os primeiros a se intitular teólogos “por comporem versos em honra aos deuses”, uma vez que teologia referia-se às discussões filosóficas a respeito de seres divinos (teogonias) e o mundo (cosmogonias).


Já no final do século II, Clemente de Alexandria (c. 150-c. 215) contrapôs theologia a mythologia. A primeira seria superior às histórias da mitologia pagã devido à sua condição de verdade cristã a respeito de Deus. A palavra “teologia” parece ter sido incorporada à linguagem cristã nos séculos IV e V referindo-se à genuína compreensão das Escrituras.


No entanto, seu uso era restrito ao conhecimento relacionado à Deus. A partir de Theologia Christiana, obra de Abelardo (1079-1142), que passou a designar um corpo de doutrina. Mais tarde, João, Gregório de Nazianzo (c. 330-389) e João Calvino (1509-1564) foram denominados teólogos por seus trabalhos de “verdade” direcionados à questão divina.


Mesmo que seu significado mais recorrente remeta a Deus, se usada num sentido mais amplo, a Teologia pode incluir as demais reveladas na Escritura. Afinal, se Deus é o supremo ser que criou e sustenta tudo o que existe, a Teologia procura entender, articular sistematicamente a informação revelada a nós, e se preocupa com a realidade última.


Isso porque a contempla e discute essa realidade definindo, assim, o governo de cada área da vida e do pensamento. Tal como Deus é o ser ou realidade última, a reflexão teológica é a atividade humana última. Diante disso, a teologia é um estudo sempre em andamento, pois o homem é finito e não chega a um ponto de compreender plenamente o infinito.

Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia

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