INTRODUÇÃO

O Curso de Introdução à Yoga, Cursos Escola e Educação, tem como objetivo ensinar ao aluno a importância de cuidar da respiração, da meditação e até mesmo da alimentação, de modo a fortalecer corpo e mente para executar as posturas de yoga.

Para facilitar nossos alunos, tornamos o curso mais prático e objetivo. Vamos tratar os temas em tópicos, simplificando a compreensão e minimizando leituras para focar nas modalidades do curso.

Praticar yoga é algo diferente para a maioria das pessoas. Por seus diversos benefícios (maior iluminação, corpo mais tonificado e musculoso ou alívio de doenças), os praticantes têm expectativas diferentes quando começam.

A filosofia da yoga existe há 5.000 anos. Assim, notamos um poder de permanência inegável. Isso se deve à yoga ser considerada não apenas um exercício, mas uma filosofia que transforma a consciência humana ao longo do tempo.

Com origem nas línguas da Índia Antiga, a palavra yoga significa união e se refere à harmonia de todo o eu - mente, corpo e espírito. Essa união é alcançada por meio de posturas físicas, frequentemente chamadas de asanas - embora asana seja apenas um dos muitos tipos de yoga. Essas posturas visam aumentar a consciência da mente e do corpo, o que torna a yoga um corolário natural da meditação e dos chakras.

Pesquisadores estão descobrindo os muitos benefícios da yoga. Embora possa aumentar a espiritualidade, ela também tem a capacidade de curar muitas doenças e enfermidades, especialmente o estresse, distúrbios do sistema imunológico e problemas cardíacos. Ela também oferece maior flexibilidade, o que pode reverter o processo de envelhecimento.

As práticas de yoga mais vigorosas são consideradas exercícios cardiovasculares e, com uma dieta adequada, pode haver perda de peso. Os tipos mais suaves de yoga não têm benefícios cardiovasculares, então, é aconselhável fazer exercícios adicionais.

Por que as pessoas estão se interessando por yoga?

O motivo mais comum é melhorar a flexibilidade, saúde física e emocional. Além dos benefícios físicos, a yoga também aumenta o poder mental e abre caminho para a iluminação espiritual.

Para a maioria, é o despertar espiritual que transforma a yoga em uma parte importante de suas vidas. Este é um desenvolvimento gradual, mas maravilhoso, e uma oportunidade de crescimento pessoal. A essência da yoga é sempre se tornar uma versão melhor de si mesmo.

Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Yoga