Introdução ao Curso de Técnicas de Redação
Olá, Aluno!
Bem-vindo(a) ao nosso Curso Básico de Técnicas de Redação.
Se você está aqui, é porque tem ciência da importância que uma boa redação exerce na sua vida. O texto faz parte da nossa história e foi um dos primeiros métodos de comunicação a distância criado pelo homem. Entretanto, o que muitos ainda não se deram conta, é que escrever não é uma tarefa tão fácil como imaginam. Pois, o texto é uma ciência dinâmica, moldada a partir das necessidades sociais.
Você já percebeu que algumas das palavras comumente usadas pelos seus avós, já não são mais frequentemente vistas no seu contexto de vivência?
Isto acontece, pois, a língua é um sistema vivo, influenciado por nossas culturas. É por este motivo que o português falado em Portugal é tão diferente do utilizado no Brasil, ou em Moçambique. Como a cultura e comportamento dessas sociedades se diferem, assim será com a língua falada, e, até mesmo escrita.
Por exemplo, ao ler um livro originalmente brasileiro, você pode encontrar a palavra “canalha” sendo utilizada de forma pejorativa, entretanto, para a população portuguesa, “canalha” significa “grupo de crianças”.
As variações existentes entre uma região e outra são inúmeras, mas a língua é a mesma, o português. Dessa forma, considerando as grandes variações existentes e a necessidade de unificar a nossa língua, foi realizada a reforma ortográfica da língua portuguesa.
Juntamente com a reforma ortográfica, houve a necessidade de se adequar ao novo sistema linguístico, tanto dos usuários, como dos sistemas avaliativos, como as provas de processos seletivos para cargos públicos e de vagas de universidades. Logo, este curso tem como objetivo te orientar rumo a escrita de uma redação com alto nível técnico, para ser entregue nos mais prestigiados concursos e vestibulares do país.
Dessa forma, o primeiro tópico deste curso é sobre a Teoria da Comunicação. A partir do nosso desenvolvimento em sociedade e do surgimento de novas tecnologias facilitadoras da comunicação, foi necessário estabelecer um campo de estudo que abordasse os assuntos relacionados a este campo de estudo.
Seja para uma avaliação, numa carta ou num blog, ao escrevermos sobre algo, estamos estabelecendo uma comunicação com o nosso leitor. Logo, ao construir uma redação, precisamos nos atentar para o estabelecimento dos elementos de comunicação. Somente assim será possível garantir que a mensagem a ser passada seja entendida pelo seu leitor.
Em seguida, trataremos sobre a dissertação. Sabemos que você provavelmente já ouviu falar sobre este gênero textual. Mas você sabe mesmo o que é uma dissertação?
Um dos maiores erros cometidos pelos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio é não entender o gênero textual cobrado pela avaliação. Este é um critério de eliminação para a prova, e, portanto, é de suma importância que consigamos primeiro entender o que é este gênero textual, quais as suas características e as principais regras de construção de um texto dissertativo.
Já o terceiro tópico deste curso está atrelado a um outro problema frequente encontrado nas provas de redação: o entendimento do tema. Após conhecer um pouco mais sobre o gênero dissertativo-argumentativo, está na hora de você entender como estruturar a sua prova.
E o seu planejamento textual inicia-se através do tema. É por meio deste requisito de avaliação que você construirá a sua tese, e esta, norteará toda a discussão do seu texto dissertativo-argumentativo. Além disso, o tangencialmente do tema proposto é motivo de anulação da prova. Logo, não poderíamos deixar de trazer este assunto tão importante para o seu aprendizado, certo?
O próximo conteúdo deste módulo está relacionado com a estruturação do seu texto. Todo gênero textual possui características únicas que precisam ser cumpridas para que se estabeleça o tipo de escrita desejada. No caso do gênero dissertativo-argumentativo, existe a necessidade de estruturar o seu ponto de vista, de forma que as ideias e discussões tratadas no texto permaneçam de forma articulada.
Além disso, todo processo seletivo nos exige uma limitação de escrita que deve ser cumprida em detrimento de uma pontuação almejada. Logo, ao construir uma redação, é de extrema importância que sejamos capazes de entender as estruturas do gênero textual cobrado
Além disso, existem também parâmetros qualitativos para a composição de um texto. Você já reparou que dois textos totalmente diferentes podem ser excelentes em qualidade?
Isso acontece, pois apesar de cada texto possuir suas próprias características, todos eles possuem um ponto em comum: o objetivo de captar a atenção do leitor. Logo, para que a gente possa entender quais são os aspectos qualitativos de um texto que nos afastam ou aproximam de um leitor, trouxemos o estudo de Qualidade Textual.
Neste capítulo, você entenderá um pouco mais sobre técnicas de redação voltada para a composição de um texto utilizando artifícios como a clareza e a coesão. Dessa forma, você será capaz de entender que um texto nota 1000 não é aquele que possui mais técnicas aplicadas, e sim aquele que consegue garantir a fluidez da escrita, cativando o seu leitor, fazendo o manejo das técnicas de redação.
Em seguida, você também será capaz de identificar diferentes tipos de estilo e estética textuais. Ao longo de sua vida, você já pode ter notado que autores com diferentes estilos conseguem alcançar a excelência na escrita. Isto acontece, pois cada pessoa possui uma experiência de vida, e, portanto, cada uma delas terá a sua forma de se expressar ao mundo.
Entretanto, aqui neste capítulo perceberemos que alguns estilos textuais se encaixam melhor no padrão dissertativo argumentativo que outros. Dessa forma, trouxemos diferentes exemplos de redatores que, através dos seus estilos únicos, conseguiram obter nota máxima nos processos seletivos do Exame Nacional do Ensino Médio.
Já o próximo capítulo deste curso tem como objetivo elucidar os pontos de desempenho que compõem as competências da prova do Enem. Sabemos que cada processo seletivo possui sua própria característica e cobrança. Entretanto, as competências do Enem são valores universais para a avaliação de um texto dissertativo-argumentativo, e, portanto, será o ponto focal do capítulo oito (8).
Aqui, você entenderá como acontecem as distribuições de pontuação na correção da prova do Enem. Assim, você será capaz de realizar auto avaliações através da sua redação, simulando um processo real de prova.
Além disso, caso você já tenha participado de algum concurso ou vestibular, também poderá realizar a correção das suas provas para que seja possível entender quais falhas foram cometidas no momento da escrita. Isso te ajudará no processo de mudança e construção do seu perfil como redator.
Ah, mas calma aí! Sabia que as suas habilidades como escritor não estão restritas a somente uma prova de seleção? Isso mesmo! As técnicas de redação são utilizadas de forma ampla em diversos gêneros textuais, inclusive os jornalísticos. Foi por este motivo que trouxemos o capítulo 09. Ele será capaz de elucidar as suas principais dúvidas acerca dos textos informativos, escritos por redatores.
Já pensou conseguir utilizar todas essas habilidades aprendidas como forma de ganhar dinheiro? Pois esta é uma das possíveis tarefas de um redator! E aí? Você está preparado para se tornar o mais competente dos candidatos? Então vem com a gente e aprenda um pouco mais sobre Técnicas de Redação.
Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Redação
Faça o Curso completo grátis!!