Junção de Mercadoria
A união ou junção de mercadorias é a união de produtos do mesmo tamanho ou produtos similares para fazer uma única embalagem para o transporte simultâneo de vários produtos.
Uma unitização é uma carga constituída por embalagens de expedição dispostas ou acondicionadas de forma a permitir que sejam manuseadas, transportadas e armazenadas tanto mecanicamente quanto de forma unitária.
Existem diversos tipos de equipamentos que podem formar cargas unitárias, sendo o mais famoso o pallet, que consiste em plataformas de madeira de diversos tamanhos, de acordo com a necessidade de cada empresa ou país.
Existem vários tipos de paletes, mas eles podem ser divididos em várias categorias:
- Quanto ao número de itens: bandeja com dois itens bandeja com quatro itens
- Quanto ao número de lados: Bandeja de um lado Bandeja de dois lados
- Quando for necessário apenas um palete mais resistente, utilize uma estrutura com travessas na parte inferior, resultando em um conjunto mais "estruturado".
- Quando você quiser um palete de "vida mais longa", use um palete verdadeiro de dupla face, ou seja, ambos os lados superior e inferior podem transportar a carga. Este tipo é útil quando se trata de materiais que podem atacar a madeira por atrito, desgaste, corrosão, etc.
O desenvolvimento de modernos sistemas de movimentação pode ser entendido por meio da unitização das cargas, incluindo o acondicionamento de volumes uniformes nas unidades de carga, visando reduzir os custos de deslocamento e o tempo de permanência permanente dos veículos de transporte nos portos de embarque e offshore, além de proporcionar maior carga segurança, eliminando o manuseio direto.
Os principais tipos de cargas unitizadas são:
- Paletizado: carregado em paletes;
- Conteinerização: disposição de mercadorias em contêineres;
- Cintagem ou Protensão: carga unitária de cintas ou lingas;
- Roll Up/Roll Down: Cargas dispostas na plataforma rolante. Tipos mais comuns de pacotes
- Pallets: São plataformas com aberturas que permitem a inserção dos garfos de uma empilhadeira ou porta
- paletes, onde pode ser disposto o material a ser movimentado.
- Prateleiras: São paletes especiais com colunas e vigas metálicas para estabilizar a carga, permitindo o empilhamento.
- Gaiola: É um rack com tela metálica na lateral para estabilizar a carga com mais segurança.
- Estantes para paletes: Para tornar os paletes mais acessíveis e permitir que alcancem maiores alturas de armazenamento sem comprometer as cargas mais baixas, são utilizados racks especialmente projetados para distribuição de paletes.
- Containers: Geralmente são estruturas metálicas e de grande porte para conter, estabilizar e proteger certa quantidade de material em seu interior.
- Bundling: Utilizado principalmente para cargas tubulares, permitindo montar um grande número de produtos para içamento.
- Sacos: Opção para armazenar grandes quantidades de produtos em pó ou granulados.
- Pré-sling: Uma funda é uma cinta que envolve todo o volume de uma carga não tubular, permitindo que ela se mova de forma estável por levantamento.
- Ro/Ro: Estas plataformas possuem elementos rolantes próprios e podem acomodar grandes volumes de material.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Estoque
Faça o Curso completo grátis!!