LÚDICO NA APRENDIZAGEM
Lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O lúdico está em suas diversas modalidades, como brinquedos, brincadeiras, jogos acompanhando nossa trajetória de vida, do nascimento à terceira idade, contribuindo para a nossa saúde física e mental de forma integrada. Os jogos e suas brincadeiras trazem em geral benefícios, conhecimento e diversão para todas as idades, além de oportunizar o aperfeiçoamento de nossas qualidades e a superação de nossas dificuldades.
Engana-se quem resume o brincar à fase pré-escolar, pois a prática deve se estender e perpetuar pelo Ensino Fundamental, incluindo brincadeiras adequadas a cada faixa etária. O lúdico, então, deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano, permitindo com que o professor conheça, observe e saiba suas potencialidades, limitações, e desenvolva o senso crítico.
Se a criança também aprende brincando, é fundamental que todas tenham oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros. Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Que de acordo com o dicionário Aurélio, (2001), o lúdico está relacionado aos jogos, brinquedos e divertimentos, mas o desenvolvimento de atividades lúdicas na brinquedoteca ultrapassa apenas o sentido de jogo e divertimento.
As atividades lúdicas, desenvolvidas nesse ambiente, facilitam a aprendizagem, pois mobilizam esquemas mentais estimulando o pensamento. A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão. Quem pratica esta atividade percebe que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educação. Nos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem a coordenação, a atenção, a imitação introduz-se às regras, imaginação e memória. Por isso, a importância dos professores trabalharmos o lúdico, com as crianças no ensino da matemática.
A maior evidência que temos sobre a dificuldade de levar o lúdico para a sala de aula está relacionada ao fato que durante muito tempo coube aos alunos a tarefa de ficar sentados em suas carteiras, obedientes, silenciosos e passivos, pois era a máxima para uma aprendizagem melhor “Primeiro o dever, depois o prazer”. Reconhecer o lúdico é reconhecer a linguagem dos nossos tempos, é abrir portas e janelas para novas formas de aprendizagem e descobertas de conhecimento.
Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil
Faça o Curso completo grátis!!