Lavagem - Umas das principais habilidades requeridas a um cabeleireiro de referência
Uma das principais habilidades requeridas a um cabeleireiro de referência, está na sua capacidade de realizar a lavagem dos cabelos de forma correta. Utilizando os produtos e as técnicas mais adequadas para cada tipo de madeixa.
Isto acontece, pois a lavagem é o procedimento que comumente antecede ou precede a todos as outras operações estéticas. A higiene capilar não possui uma fórmula mágica. Ela depende diretamente do estilo de vida do seu cliente, bem como do estado de saúde dos fios de cabelo.
Atualmente, foram desenvolvidas diversas técnicas de lavagem dos fios, visando atender os diferentes públicos do mercado. Como as citadas a seguir:
- Lavagem Esfoliante: utilizada principalmente para a retirada de resíduos mais resistentes e para a desobstrução dos poros, estimulando o crescimento capilar. Este método consiste na utilização de um shampoo esfoliante, no local do cosmético de higienização comum. Para realizar este procedimento, você deve aplicar movimentos suaves no couro cabeludo, evitando movimentos bruscos que podem machucar a pele. Além disso, essa técnica deve ser usada com cautela, no máximo uma vez por semana, ou o resultado obtido pode ser a formação de mais oleosidade.
- Lavagem Low Poo: é uma técnica de cuidado onde são aplicados shampoos com baixo teor de sulfato e outras substâncias como parafinas e petrolatos, ou ainda a mistura de um shampoo com estas substâncias associados a outros produtos “No Poo”. A técnica entrou em tendência após o empoderamento das afrodescendentes e a necessidade de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, mas podem ser utilizados também em cabelos lisos e ondulados. Normalmente, a rotina de cuidados com low poo exige a necessidade de limpeza mais frequente, bem como a associação de outros produtos para chegar no resultado final desejado.
- Lavagem No Poo: o termo deriva-se do inglês “no” que se refere a “não” e poo que advém do nome “shampoo”. É uma técnica que consiste na substituição total dos shampoos com substâncias como sulfatos e parafinas. Dessa forma, são utilizados shampoos com baixo teor de Lauril Sulfato de Sódio, o responsável pelo desenvolvimento das espumas. Tanto este método como o citado anteriormente virou uma tendência para o público crespo e cacheado, que vêm buscando cada vez mais técnicas de beleza nos centros estéticos, visando a valorização dos seus cabelos.
- Lavagem Pré-Escovação: consiste no método que antecede a realização do procedimento de escova. Está atrelado a utilização de técnicas para preparar os fios para o recebimento da alta temperatura do secador e da fricção da escova. Primeiramente é necessária a eliminação dos resíduos do couro cabeludo, utilizando os produtos adequados para o cabelo do seu cliente. Em seguida o excesso de água deverá ser removido e aplicado o condicionador apenas na região do comprimento e das pontas. Dessa forma, os fios receberão os nutrientes sem serem diluídos pela água. Em seguida, seque os cabelos com cuidado e aplique um protetor térmico para proteger a cutícula capilar dos danos causados pelo procedimento.
Temperatura
O primeiro ponto de atenção para a realização deste procedimento é a temperatura da água utilizada. Como citado anteriormente, os cabelos possuem uma proteção térmica própria, denominada cutícula. Essa estrutura, ao entrar em contato com fontes externas de calor, como a água quente, fica fragilizada e enfraquece os fios de cabelo.
Logo, ao realizar a lavagem dos cabelos, busque a utilização de água fria, para evitar possíveis danos à saúde capilar dos seus clientes, bem como resultados ruins no seu procedimento estético.
Shampoo
Em seguida, você deve atentar-se para a disposição correta dos cosméticos nos fios de cabelo. Os shampoos são veículos removedores de oleosidade e sujeira. Isso acontece, pois estes produtos possuem em sua composição surfactantes, que são substâncias capazes de interagir com a água e o óleo. Dessa forma, ao utilizar o shampoo no comprimento e nas pontas dos cabelos, por exemplo, você estará contribuindo para o ressecamento dos fios, resultando num aspecto esteticamente indesejado.
Logo, ao realizar a lavagem com shampoo, atente-se para a aplicação correta no couro cabeludo, realizando movimentos suaves diretamente à pele da cabeça. A aplicação de movimentos bruscos poderá facilitar na quebra dos fios, ocasionando ao longo do tempo, o surgimento de frizz.
Além disso, como citado anteriormente, a quantidade de produtos disponíveis no mercado, atualmente é de vasta amplitude. Dessa forma, busque a utilização de produtos de qualidade e que se encaixam no tipo de cabelo do seu cliente. Conheça alguns tipos:
- Os shampoos Transparentes são comumente utilizados como veículos de limpeza profunda. Os mais comuns são os antirresíduos, que possuem a capacidade de retirar partículas de sujeira e outros produtos anteriormente aplicados ao cabelo. Como cremes de pentear. Entretanto, a utilização dos antirresíduos deve ser realizada com cautela, pois pode ocasionar o ressecamento dos fios, devido ao seu pH alcalino.
- Já os shampoos cremosos, com a aparência leitosa, possuem a consistência mais densa devido a adição de condicionantes à sua fórmula. Dessa forma, este tipo de shampoo é mais utilizado por sua capacidade hidratante, e por tal motivo é necessário ser evitado por indivíduos com o couro cabelo oleoso ou com espessura muito fina. Entretanto, também por suas características hidratantes, tal produto é bastante indicado para clientes que passaram por processos químicos como alisamento ou descoloração, principalmente as loiras. O destaque desta categoria está nos shampoos desamareladores, utilizados para conservar a cor dos fios pós descoloração.
- Além desses, o shampoo perolado é um dos componentes desta categoria de produtos. É um cosmético coringa que pode ser utilizado diariamente por todos os tipos de cabelo. Sua composição apresenta alguns dos nutrientes dos shampoos leitosos, associados com a capacidade antirresíduo dos transparentes. Dessa forma, o shampoo perolado é bastante comum nos salões de beleza e nos centros estéticos.
- O shampoo a seco, apesar de não ser um produto comumente utilizado nos centros estéticos e salões de beleza, possuem uma alta demanda pelo público consumidor. Consiste num produto capaz de retirar a oleosidade do couro cabeludo sem realizar o procedimento de lavagem com água e condicionadores. Ele normalmente é encontrado em forma de spray e confere praticidade para o público alvo.
Condicionador
Comumente utilizado após a limpeza dos fios, os condicionadores são produtos desenvolvidos para garantir nutrição, maciez e brilho aos cabelos. Isto acontece, pois os condicionadores são responsáveis por realizar a selagem da cutícula capilar, criando assim, uma película protetora ao redor dos fios.
Dessa forma, os condicionadores são produtos indispensáveis para a manutenção da saúde dos cabelos. Sua utilização deve ser baseada no tipo de madeixa e na rotina diária de cada cliente. Além disso, seu uso é fundamental, visto que ao realizar a lavagem dos fios com shampoo, estamos provocando a abertura das cutículas, desprotegendo-os de fatores externos como o calor e a radiação solar.
Esses produtos também realizam a função de devolver a oleosidade natural aos fios, por isso, é de extrema importância que você seja capaz de entender com qual tipo de cabelo está lidando, quais os procedimentos serão utilizados, para que em seguida defina o tipo de condicionador a ser aplicado aos fios.
Fios oleosos necessitam de fórmulas de hidratação mais leves, evitando a produção excessiva de oleosidade que confere ao cabelo o aspecto pesado e sem volume. Já os cabelos mais secos, necessitam de fórmulas de hidratação e nutrição mais intensas, para proporcionar o equilíbrio do sebo nos fios.
- Condicionadores Instantâneos: consistem em produtos utilizados com enxágue, pois exigem a remoção completa durante a lavagem dos fios. São comumente utilizados no dia-a-dia, além de exercerem hidratação mediana aos fios.
- Condicionadores Profundos: são aqueles que possuem capacidade de conferir maior nutrição aos fios. Como o próprio nome sugere, este tipo de produto está associado a maior concentração de aditivos condicionantes. Apesar de possuir aplicação similar aos instantâneos, eles devem permanecer por um período de 10 a 30 minutos nos cabelos, a depender do cosmético utilizado. Por seu alto poder de hidratação, este produto é recomendado para indivíduos com cabelos secos ou que passaram por algum processo químico como descoloração ou alisamentos.
- Condicionadores Leave-In: este tipo de produto é caracterizado por sua baixa viscosidade e leve consistência. Sua fórmula promete um composto menos pesado, que pode inclusive ser utilizado sem enxágue. Devido a presença de óleos na sua composição, o condicionador leave-in não é indicado para indivíduos com cabelo fino ou com alta oleosidade no comprimento dos fios, ou resultará no desequilíbrio desenfreado de sebo nas madeixas do indivíduo.
Este artigo pertence ao Curso de Cabeleireiro Básico
Faça o Curso completo grátis!!