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Limite de Crédito - Análise de Crédito e Cobrança

Quando um cliente solicita crédito, é necessário estabelecer um limite para definir até que ponto a empresa pode se comprometer. Isso representa o maior risco que uma empresa pode assumir.

Para as empresas, a criação de uma linha de crédito empresarial é uma forma de proteger suas finanças. Portanto, cabe ao contador estudar as necessidades e características do cliente e levar esses fatores em consideração na hora de calcular o limite de crédito ideal.

Aqui estão as principais razões pelas quais o uso de uma linha de crédito é importante:

- Planejamento 

Um dos maiores medos de um gerente é fazer uma grande negociação e depois arriscar clientes que não cumprem o acordo. Isso pode fazer com que a empresa credora incorra em dívidas e incorra em perda de caixa.

No entanto, quando você souber qual é o limite de crédito do seu cliente, os gestores não terão mais que se preocupar.

Isso devido às informações seguras, é possível ter o conhecimento necessário para planejar e definir o valor viável para o empréstimo. 

- Decisões mais assertivas

Em uma empresa, a contabilidade é fundamental para a tomada de decisões decisivas sobre o planejamento estratégico da empresa.

É por isso que informar os clientes sobre o limite de crédito da sua empresa pode melhorar a tomada de decisões. Dessa forma, a empresa pode não apenas melhorar a lucratividade, mas também facilitar transações de maior qualidade. ‍

‍Por exemplo, o limite de crédito para cada cliente na loja X tem parâmetros de acordo com o comprometimento da renda mensal e planejamento da empresa.

Suponhamos que um cliente tenha renda mensal de R$ 1.600,00, o cálculo do limite de crédito será:

Prazo máximo de financiamento da empresa: 3 parcelas mensais. Limite de crédito do cliente = R$ 400,00 x 3 parcelas = R$ 1.200,00.

Comprometimento máximo da renda com prestações à prazo: 25% da renda mensal = R$ 400,00 

- Gestão financeira

Outro motivo para calcular um limite de linha de crédito empresarial é que o contador pode ter mais controle sobre as finanças do cliente. Ao estabelecer limites, fica mais fácil ver se os clientes estão conseguindo cumprir suas promessas, o que também ajuda na previsão de recebíveis.

Dessa forma, você como contador não precisa se preocupar com inadimplência ou falta de fundos para pagar aos seus clientes o que eles precisam pagar. 

O gestor também pode ficar tranquilo sabendo que a situação financeira da empresa está segura e bem cuidada por especialistas em contabilidade empresarial.

Além dessas razões para o limite de crédito e descontos, é possível classificar os clientes de acordo com bom pagador ou mau pagador.

Para bons pagadores, é possível fornecer melhor limite de crédito e bons descontos. Do mesmo modo que para maus pagadores, o limite de crédito é baixo e sem descontos, até que o score do mesmo aumente.

Já as recusas de solicitações de crédito devem ser baseadas na política de crédito da empresa e comunicadas aos clientes de forma respeitosa e confidencial para não causar constrangimento.

Ao passar informações aos clientes, a recusa de crédito deve ser expressamente não pessoal, mas sim amparada pelas regras da empresa.

Esse processo é especialmente difícil onde há uma interação pessoal entre o cliente e o empreendedor, onde todos se conhecem e o comprador e o empreendedor interagem individualmente. 

Portanto, recomendamos que a tarefa de informar os clientes sobre os resultados da análise de crédito seja realizada por funcionários qualificados e não pelos empresários.



Este artigo pertence ao Curso de Análise de Crédito e Cobrança

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