Limpeza - Ouvidos
Limpar os ouvidos e a orelha dos pets também é questão de saúde! A limpeza sempre deve ocorrer de forma superficial, apenas nos locais que são visíveis e alcançáveis, e de forma alguma enfiar qualquer objeto (até mesmo algodão) para limpar regiões dentro do ouvido, além do limite visível.
Fique atento aos sinais que o animal está apresentando. Em casos de dor ao tocar as orelhas, balançando e coçando a cabeça com frequência e chorando ao coçar os ouvidos, deve-se buscar um veterinário para fazer uma avaliação antes da limpeza.
Outro sinal bem visível é quando a orelha está exalando mau cheiro. Isso é característico da otite, que é a infecção do ouvido.
Caso o cão já tenha sido diagnosticado com otite e esteja em uso de medicamento, o ideal é realizar a limpeza dos ouvidos sempre antes de aplicar a infecção.
O ideal é que a limpeza ocorra semanalmente ou quinzenalmente. Quanto mais suscetível o animal estiver a inflamação nos ouvidos ou acumulo de sujeira, menor deve ser o espaçamento entre uma limpeza e outra.
Para limpar o ouvido do animal só é preciso utilizar algodão e uma solução de limpeza de orelhas, vendido em qualquer petshop. Caso o animal necessite de uma solução específica, essa deve ser receitada pelo médico veterinário.
Inicialmente, identifique se o animal está apresentando algum daqueles sinais de otite, como dor ao toque, excesso de cera, coceira com frequência e mau cheiro. Na presença desses sintomas, o ideal é não realizar a limpeza.
Em seguida, caso o animal esteja bem, é hora de partir para a limpeza. Posicione o animal de uma maneira que ele esteja confortável. Para os pets de pequeno porte, pode ser colocado em seu colo, e no caso dos animais de grande porte, o ideal é deixá-los sentados e com a cabeça sobre suas pernas.
Agora é só pingar algumas gotas da solução para limpeza, massageando suavemente a orelha para que o produto possa se espalhar por toda superfície interior. Com um algodão, basta passar suavemente por todo local visível, retirando as sujeiras que encontrar pelo caminho.
Lembre-se de não penetrar o canal auditivo, e sempre ir trocando o algodão até ele sair limpo. Tenha atenção para que fiapos do algodão não se soltem e fiquem alojados dentro do ouvido do animal.
Para limpar as extremidades da orelha, você pode pingar um pouco da solução em um algodão, e ir esfregando suavemente. O mesmo vale para regiões mais sujas.
Por fim, lembre-se de que ao finalizar a limpeza, o cão deve receber um petisco. Esse tipo de reforço positivo, faz o animal associar a limpeza com algo benéfico e gratificante, deixando-o cada vez mais confortável e dócil.
Este artigo pertence ao Curso de Banho e Tosa
Faça o Curso completo grátis!!