Lipodistrofia Ginoide

Popularmente conhecida como celulite, a lipodistrofia ginoide é caracterizada por um acúmulo de gordura abaixo da pele, que forma um aspecto ondulado, semelhante a uma “casca de laranja”.

Ela afeta em torno de 95% das mulheres depois da puberdade, além de poder estar localizada em todo o corpo. Contudo, as regiões mais acometidas costumam ser as coxas, braços, abdômen, nádegas e os quadris. Por outro lado, elas são mais raras nos homens, mas podem aparecer devido a algum desequilíbrio hormonal.

Isso porque, a lipodistrofia ginóide costuma se desenvolver nas regiões em que o acúmulo de gordura está situado perante a influência do estrógeno (hormônio feminino). Como é o caso das nádegas, quadris, coxas, braços, nuca, parte inferior do abdômen e, também, as mamas.

No entanto, em se tratando de celulite, a obesidade não é uma condição necessária para o seu desenvolvimento. Uma vez que, ela também aparece em pessoas que estão com o peso ideal. Logo, a sua ocorrência está mais relacionada com os maus hábitos alimentares, sedentarismo, predisposição genética, tabagismo e alterações hormonais.

De modo geral, ela não é considerada uma doença (exceto a celulite bacteriana), mas afeta na autoestima de diversas pessoas por causa da aparência que ela deixa sobre a pele.

Estágios

Os estágios da celulite são definidos mediante uma escala que serve para avaliar as suas principais características. Veja a seguir:

• Estágio 1: sem irregularidades ou ondulações. Ao apertar a região em que ela está localizada, aparecem pequenos “furinhos” ou ondulações;
  • Estágio 2: os “furinhos” e ondulações podem ser percebidos mesmo sem apertar a pele;
  • Estágio 3: nódulos são evidentemente perceptíveis;
  • Estágio 4: vários nódulos que dão o aspecto de celulite “dura”. Há também inchaço, pele com aspecto acolchoado e comprometimento da circulação sanguínea de retorno.
Vale lembrar que uma só pessoa pode ter a celulite em diversos graus, visto que, em cada região do corpo ela pode se manifestar de formas diferentes.

Além disso, nos graus mais avançados, a celulite pode causar dor porque propicia a constrição de terminações nervosas locais, o que pode comprometer a qualidade de vida do indivíduo.

Causas

São vários os fatores contribuintes para o desenvolvimento da celulite. Contudo, é observado que a lipodistrofia ginoide tende a aparecer em maior frequência quando existe grande presença de gordura localizada.

Veja a seguir outras principais causas para a celulite:

• Alterações hormonais: níveis altos de estrógeno são uns dos principais fatores contribuintes para o desenvolvimento da lipodistrofia;
  • Predisposição genética;
  • Maus hábitos alimentares: principalmente a ingestão excessiva de açúcares e alimentos ricos em carboidratos refinados;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Retenção de líquidos;
  • Problemas circulatórios: quando a circulação sanguínea não está fluindo bem, o processo de drenagem das toxinas fica prejudicado e, consequentemente, a matriz extracelular dos tecidos fica mais viscosa e leva à piora da celulite.

Prevenção

Embora muitos pesquisadores considerem que a lipodistrofia ginoide é uma condição do corpo das mulheres, existem fatores externos envolvidos que podem prevenir o seu aparecimento (ou pelo menos minimizar os efeitos associados). São eles:

• Evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados e gordurosos;
  • Praticar exercícios físicos regularmente (principalmente a combinação de exercícios aeróbicos com os de força);
  • Fazer a ingestão adequada de água diariamente;
  • Evitar o tabagismo e as bebidas alcoólicas;
  • Ter um bom consumo de frutas, verduras e legumes;
  • Praticar técnicas específicas para o manejo do estresse;
  • Controlar a ingestão de sódio, pois o seu excesso pode provocar retenção de líquidos.

Tratamentos estéticos

Atualmente, existem diversos procedimentos estéticos disponíveis no mercado para o tratamento da celulite. Contudo, a maioria deles não tem evidências científicas se realmente são eficazes para essa condição.

Por outro lado, os tratamentos estéticos que costumam dar mais resultado a curto e médio prazo, são:

• Endermoterapia;
    • Radiofrequência;
    • Mesoterapia;
    • Drenagem linfática;
    • Ultrassom;
    • Intradermoterapia;
    • Massagem modeladora;
    • Massagem redutora.
    Celulite bacteriana

Também conhecida como celulite infecciosa, a celulite bacteriana é uma inflamação que ocorre em detrimento da invasão de bactérias patogênicas para dentro da pele. Com isso, elas infectam as camadas mais profundas, provocando sintomas de dor, inchaço e vermelhidão intensa no local.

No geral, esse tipo de celulite se manifesta nos membros inferiores, mas pode aparecer em qualquer lugar do corpo.

Desse modo, ao contrário da celulite comum, a lipodistrofia bacteriana pode causar infecção generalizada no organismo (septicemia) e, até mesmo, levar à morte - caso não seja tratada adequadamente a tempo.

Portanto, assim que perceber os sintomas, o indivíduo deve buscar um pronto-socorro o mais rápido possível para que seja feito o diagnóstico e, logo, iniciar o tratamento com a utilização de antibióticos.

• Febre acima de 38ºC;
    • Dor na região afetada;
    • Aparecimento de ínguas próximo do local afetado;
    • Inchaço na pele, podendo haver a presença de pus;
    • Vermelhidão na área acometida e, também, pode acontecer em todo o corpo.

Este artigo pertence ao Curso de Massagem Redutora