Logística: da Definição à Cronologia
Entende-se por “logística” o posicionamento estratégico de uma empresa ao se movimentar em busca de reduzir o tempo entre a aquisição da matéria prima, a produção das mercadorias e a distribuição das mesmas nos seus respectivos pontos de venda, considerando a otimização dos custos ao longo de todo esse processo e a qualidade do produto final como um aspecto fundamental.
Dessa forma, é inevitável deduzir que a evolução de processos logísticos nas empresas é - na verdade - uma consequência irrefutável do Sistema “No Momento Exato”, visto na lição passada. Não é por acaso que se tem, hoje, uma preocupação com a logística nas empresas, independentemente do tamanho destas ou da fatia de mercado que elas ocupem: a realidade aponta que o bom funcionamento desse setor interfere diretamente na satisfação dos consumidores finais do produto.
Um planejamento logístico bem executado prima por uma visão sistêmica entre os procedimentos da instituição, entendendo que todas as etapas - da produção à distribuição - estão interligadas e necessitam ser pensadas de forma integrada.
Além disso, esse planejamento (Estratégico, Tático e Operacional) tem - também - por meta reduzir a distância entre o fornecedor e o cliente final do produto e vê na realização periódica de Avaliações de Desempenho uma ferramenta de suma importância para aferir a qualidade do serviço prestado, uma espécie de auto exame com foco na saúde estrutural da empresa.
Cronologia
- Até a década de 50, as empresas mostravam-se engajadas em obter maior fatia de mercado investindo em publicidade e propaganda (ainda que de forma bem tímida, se comparado aos investimentos que são feitos hoje em dia). A estratégia principal - quase única - era o marketing. Não haviam investimentos concretos no setor de logísticas e as ações nesse sentido ainda eram bem desconexas.
- Anos 50 a 60 – As instituições passaram a contratar funcionários cujo a função primordial na empresa estava atrelada ao controle do fluxo de materiais e transporte. Começou a surgir cargos mais específicos e uma visão, ainda que rudimentar, dos custos com logística. No Japão, a Toyota Motor começou a aplicar o conceito “Just in Time”.
- Anos 60 à 70 – As empresas passaram a compreender os benefícios do transporte especializado e o setor passou a ganhar mais investimentos e atenção dos gestores.
- Anos 70 à 80 – A necessidade de satisfazer os clientes passou a ganhar destaque no planejamento das instituições e isso implicava em ações diretas e mais focadas na diminuição dos custos dos processos e numa preocupação maior com a qualidade do produto.
- Anos 80 à 90 – O setor de logística passou a ser visto como essencial na busca por espaço num mercado - cada vez, mais - competitivo. Surgem, então, conceitos como o SCM (Supply Chain Management, que em português pode ser traduzido como Gestão da Cadeia de Abastecimento).
- Anos 90 à 00 – A década que, praticamente, consolidou a Logística como uma parte fundamental e sistêmica de qualquer empresa. De lá para cá, o setor vem em acelerada evolução, com métodos e técnicas que visam a integração dos setores e a otimização dos processos.
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