Área do Aluno


ou



MÉTODO FLOW


Flow é um estado mental de funcionamento no qual, ao realizarmos determinada atividade, mergulhamos em uma sensação de foco energizado, envolvimento total e fluidez no processo de realização. É a experiência de estarmos completamente imersos, expandindo os limites do corpo e da mente para realizarmos algo desafiador e recompensador.


O conceito da Teoria de Flow foi proposto pelo professor de psicologia Mihaly Csikszentmihalyi. Segundo ele, o flow é o modo mais poderoso de colocar as emoções a serviço da performance e aprendizado. Nele, as emoções não são apenas contidas e canalizadas, mas também energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada.


Uma de suas principais características é a sensação de alegria espontânea e elevação durante a performance. Ao mesmo tempo, o flow também é descrito como um foco profundo no que está sendo realizado, a ponto de todo o resto ficar em segundo plano. Pesquisadores do tema apontam, entre os benefícios da técnica:


  • Aumentar o repertório emocional, cognitivo e social do indivíduo. Com o flow, crescemos em complexidade, florescemos mais e nossas conquistas aumentam.

  • Aumentar o bem-estar e o desempenho dos funcionários – o flow tem uma sólida e bem documentada relação com o aumento da performance.

  • Elevar a motivação, o senso de engajamento e a percepção do crescimento pessoal.

  • Desenvolver um “roadmap” para atingir a excelência no coaching, segundo sugerem estudos feitos pela coach e psicóloga de Harvard Carol Kauffman.


E qual a relação entre flow e coaching? Ambos têm uma forte correlação com o desenvolvimento de competências. Quando alguém está "em flow", trabalha para desenvolver a excelência na atividade em questão. Mas, o sucesso da técnica depende do grau de desafio oferecido pela atividade, compatível com o grau de competência da pessoa.


Quando ela aumenta, o desafio também precisa aumentar para que o flow continue a ser gerado. Isso cria um círculo virtuoso no qual desafio e competência aumentam gradualmente. Para ilustrar melhor tal conceito, suponhamos que estar em estado de flow é como estar em extremo foco e concentração, envolvido somente no que se está fazendo.


Imagine um nadador profissional, que gosta tanto do que faz, que quando pula na piscina, é como se nada mais existisse em torno dele e esse prazer é tão grande, que vai muito além de ganhar ou perder. Muitas vezes a vitória vem devido à sua grande concentração e, de tão concentrado, não percebe sua vitória. E como isso é visto no trabalho?


Para que o flow aconteça na empresa, é preciso haver uma motivação a mais, como se o funcionário estivesse imerso no trabalho. Seria um modo mais profundo do termo ‘vestir a camisa da empresa’. Dentro do processo de coaching, o profissional  propõe ao funcionário que ele invoque em sua mente algum momento pessoal em que tenha atingido tal estágio.


A aplicação da Teoria do Flow no Coaching parte dessa lembrança boa que ajuda o Coachee a realizar a atividade de trabalho com tal emoção aflorada e, com isso, ancorar a satisfação da realização no momento presente. Se essa prática for se tornando uma constante, o trabalho pode ter um rendimento além do esperado.


As principais condições que favorecem o estado de flow no indivíduo em ambiente de trabalho é ter objetivos claros e definidos, regras estabelecidas, desafios de acordo com as maiores habilidades do profissional, dar um retorno e estímulo sobre o trabalho realizado, trabalhar em um ambiente descontraído que estimule a concentração e promover um bem estar para o funcionário.


Utilizando o coaching flow há um aumento considerável das competências de cada colaborador, já que o estado faz com que o funcionário trabalhe e desenvolva com excelência.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados