Manutenção de Pessoas
O próximo processo importante de ser estudado para uma boa gestão de pessoas é a capacidade de manter os funcionários. O estudo agora é voltado para estratégias de evitar perder as estrelas da organização para algum concorrente.
Como já foi apresentado, o próprio desenvolvimento já se relaciona, de alguma forma, com esse processo. À medida que o trabalhador percebe que a empresa se importa com o seu crescimento pessoal e profissional, surge uma relação de confiança que, até um certo ponto, evita que a concorrência o capture.
Isso ocorre porque todos os processos de gestão de pessoas são inter-relacionados. É impossível fazer um coração funcionar sozinho, ou o sangue correr sem afetar outros órgãos. Da mesma maneira, a organização, como um ser vivo, possui diversos fatores relacionados.
A melhoria em um desses fatores gera uma reação em cadeia, impactando nos mais diversos setores da organização. É importante conhecer os processos isoladamente, por uma razão didática, porém na prática é sempre bom lembrar que todos os fatores acontecem de maneira paralela, com um dos processos interferindo o resultado de outro.
Tratando especificamente sobre manter pessoas, é possível afirmar que esses processos consistem na criação de condições de ambiente harmoniosas, que permitam às pessoas realizar suas atividades de uma maneira satisfatória.
Para criar um ambiente saudável, é importante se atentar para a segurança, higiene, qualidade de vida, administração da disciplina dos funcionários e, por último mas não menos importante, a manutenção das relações sindicais.
A pirâmide de Maslow se aplica aqui mais uma vez. Entregar qualidade de vida no trabalho é entregar critérios que são essenciais para o indivíduo, uma vez que suas necessidades básicas se encontram completas.
Portanto, entregar qualidade de vida é mais do que somente aumentar o salário do funcionário. O objetivo com esse fator é fazê-lo se reconhecer no trabalho exercido, e ser reconhecido pelos serviços prestados.
É importante, portanto, buscar que o empregado se sinta satisfeito com o resultado que obteve. Para isso, é relevante que ele possua liberdade para tomar as próprias decisões. Com isso, para além de possuir a responsabilidade em caso de falhas, ele pode ser agraciado com os louros de seus sucessos.
Ainda, a empresa deve fornecer meios de crescimento dentro da empresa. Esse aspecto em muito se relaciona com os processos de desenvolver pessoas, porém é sempre importante relembrar. Se há um plano de carreira, uma possibilidade de ascensão dentro da empresa, o trabalhador sente que ainda há o que conquistar no local, e fica menos tentado a ofertas da concorrência.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Pessoas
Faça o Curso completo grátis!!