Área do Aluno


ou



Máquinas de Costura

As máquinas de costura são peças fundamentais para aqueles que desejam seguir na área como profissional da moda. Sejam eles costureiros, consultores ou designers, todos esses especialistas da moda precisam conhecer o mínimo acerca deste equipamento tão relevante para a confecção de roupas.

O primeiro ponto para o entendimento dessas máquinas é saber qual a classificação e objetivo de cada uma. Diferente do que muitos pensam, cada máquina possui um tipo de desenvoltura e o seu uso incorreto pode causar sérios prejuízos às roupas e, consequentemente, ao look final almejado.

A classificação das máquinas de costura de forma geral são:

1. Máquina de costura doméstica/caseira

São aquelas que podem ser facilmente encontradas nas residências. Essas máquinas possuem como característica a versatilidade e facilidade de manuseio. Apesar de realizar diferentes funções, como a adição de pontos decorativos, acabamentos, zi-zag, aplicação do zíper invisível, acabamentos em seda, produção de nervuras e franzidos, à máquina caseira não é o tipo ideal para quem deseja seguir uma trajetória profissional na costura. Isto acontece, pois as máquinas caseiras realizam acabamentos mais grosseiros do que aquelas utilizadas de forma singular para um objetivo.

Imagem Interna
2. Máquina de Interlock e Galoneira

Esta máquina possui como característica o seu alto desempenho para a realização de costuras retas. Este equipamento possui três agulhas que permitem acelerar a produção. Além disso, é importante salientar que a interlock é apropriada para tecidos elásticos e conta com a vantagem do tamanho pequeno, sendo de fácil transição. O modelo Galoneira também atende a produção de malhas, no entanto um ponto importante é que esta máquina auxilia na inserção de viés e elásticos em lingeries.

Imagem Interna
3. Máquina Travete

Esta opção é um outro exemplar de equipamento muito conhecido no ramo da costura, denominada como modelo travete. Como o nome sugere, o principal objetivo desta máquina é fazer travas em bolsos de calças, jeans, aplicar zíperes e passantes de cinto.

Imagem Interna
4. Bordadeira Industrial

Diferente dos tipos citados anteriormente, este é um maquinário um pouco maior que os demais. Além disso, é importante salientar que a bordadeira computadorizada possui programas que permitem a realização de  bordados em baixo ou alto relevo. O equipamento valoriza ainda a produção de indústrias e disponibiliza suportes para diferentes linhas de bordados.

Imagem Interna
5. Pespontadeira e fechadeira

Devido a sua alta capacidade de inserir cós, ombros e realizar acabamentos, a fechadeira é uma máquina muito utilizada em empresas de jeans. O aparelho pode ser apoiado sobre mesas e conta com duas a três agulhas.

Imagem Interna


Este artigo pertence ao Curso de Básico de Corte e Costura

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados