As máquinas de costura são peças fundamentais para aqueles que desejam seguir na área como profissional da moda. Sejam eles costureiros, consultores ou designers, todos esses especialistas da moda precisam conhecer o mínimo acerca deste equipamento tão relevante para a confecção de roupas.
O primeiro ponto para o entendimento dessas máquinas é saber qual a classificação e objetivo de cada uma. Diferente do que muitos pensam, cada máquina possui um tipo de desenvoltura e o seu uso incorreto pode causar sérios prejuízos às roupas e, consequentemente, ao look final almejado.
A classificação das máquinas de costura de forma geral são:
1. Máquina de costura doméstica/caseira
São aquelas que podem ser facilmente encontradas nas residências. Essas máquinas possuem como característica a versatilidade e facilidade de manuseio. Apesar de realizar diferentes funções, como a adição de pontos decorativos, acabamentos, zi-zag, aplicação do zíper invisível, acabamentos em seda, produção de nervuras e franzidos, à máquina caseira não é o tipo ideal para quem deseja seguir uma trajetória profissional na costura. Isto acontece, pois as máquinas caseiras realizam acabamentos mais grosseiros do que aquelas utilizadas de forma singular para um objetivo.