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MARKETING PESSOAL

Se almeja crescimento profissional e busca um emprego com chances de construção de carreira, você deve ser reconhecido frente a seus supervisores, chefes, gestores e colegas, e isso pode ser feito através do marketing pessoal.

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que ajudam a atribuir valor à sua imagem – desde que aplicadas com bom senso e de forma planejada. Basicamente, possibilita que outras pessoas vejam o seu potencial, captem uma imagem positiva sua e o reconheçam como um profissional competente e comprometido.

Veja algumas dicas de marketing pessoal que você pode desenvolver ou aprimorar e colocar em prática:

Aja com naturalidade

Não tente criar um personagem diferente do que você é, aja naturalmente e seja sincero em suas opiniões e convicções, mantendo uma postura profissional. Ser alegre e extrovertido não significa que você pode gargalhar ou abusar da linguagem coloquial, usando gírias em qualquer situação, por exemplo.

Tenha uma boa postura corporal

A linguagem corporal transmite mensagens que às vezes nem imaginamos. Quem se senta à mesa e fica curvado e de cabeça baixa certamente não conseguirá impor muito respeito ou autoridade. Estar de braços cruzados pode indicar que não quer aproximação.

Em vez disso, lembre-se de olhar para frente, mantenha a coluna ereta e os braços ao longo do corpo – esse é o tipo de postura que passa a imagem de autocontrole, interesse e atenção, além de dizer que a pessoa está aberta a aproximações, conversas, etc.

Acerte na vestimenta

Apesar de muitas empresas utilizarem o termo no dress code (sem código de vestimenta, em tradução livre) em seus anúncios, não significa que o recepcionista possa relaxar na vestimenta, principalmente se quer trabalhar o seu marketing pessoal.

Imagem Interna

Vestir-se adequadamente passa bastante confiança e boa imagem pessoal. Observar o uso das cores, maquiagem e acessórios é essencial para estar bem apresentado. Caso sua empresa forneça uniforme para os funcionários, mantenha-o sempre limpo e passado.

Seja proativo

Apesar de essa ser uma característica recorrente em currículos, você sabe o que significa ser uma pessoa proativa na prática? Primeiro, você precisa saber que é exatamente o oposto de ser um profissional reativo, que é aquele que faz exatamente o que pedem, cumprem prazos, chegam no horário e executam suas funções com eficiência, nada além disso.

O proativo faz tudo isso e além do esperado, porque ele busca informações e oportunidades de fazer melhor. Consegue lidar com a pressão, com riscos e erros. Inova e consegue visualizar uma realidade futura, se antecipando a possíveis problemas, por exemplo. Profissionais com essa característica são muito valorizados no mercado de trabalho.

Resolva problemas

Mesmo sendo proativo, às vezes os problemas chegam de surpresa. Portanto, desenvolva a capacidade de conseguir pensar e agir frente a situações difíceis, e de tentar buscar soluções eficazes para os problemas que surgirem. O valor profissional é também medido pela quantidade e grau de dificuldade do que se consegue resolver.



Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista

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