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Marketing Pessoal

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter habilidades técnicas pode não ser suficiente para se destacar profissionalmente. É por isso que, se você quer se destacar, é hora de melhorar sua marca pessoal.

Mas você sabe o que é?

O marketing pessoal ou auto-marketing é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

Não se trata de criar um perfil falso, mas de destacar os aspectos mais relevantes sobre você e o trabalho que você está desenvolvendo. Com as estratégias certas de promoção pessoal, você poderá se destacar, não importa o seu campo de trabalho.

O marketing pessoal usa princípios de marketing comercial e social para nos ajudar a ter sucesso nos objetivos que escolhemos para nós mesmos. São coisas poderosas que podem realmente ajudar sua vida. 

Imagine a seguinte situação: X era uma empreendedora com vasta experiência técnica.

Há anos busca qualificações para alcançar melhores resultados em seu negócio e desenvolver habilidades importantes para sua posição no mercado. No entanto, ela não poderia se destacar profissionalmente entre tantos outros profissionais em sua área.

Com o tempo, ela percebeu que havia outros profissionais no mesmo nível profissional que ela era, ou mesmo com menos habilidades do que ela tinha e poderia trazer mais atenção para si mesma. Tudo isso graças ao que fizeram com suas imagens pessoais.

A X que acabamos de apresentar é uma personagem fictícia, mas ela representa um monte de gente real.

Usamos essa história apenas para mostrar que, mais do que qualificações técnicas, é importante vender sua própria imagem.

O mercado está repleto de grandes players em todos os segmentos e, para se destacar, é preciso mostrar por que você se destaca entre vocês concorrentes.

Com o marketing pessoal, cada profissional é capaz de desenvolver sua própria imagem pública, tornando-a cada vez mais atraente para futuros empregadores.

E para os empreendedores, o investimento em promoção pessoal deve estar ainda mais presente. Como diz o ditado: “você nunca tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!”

Quanto mais você trabalha na sua imagem, maiores são as chances de seu negócio ser notado não só pelo mercado, mas também por quem mais importa, seus potenciais clientes.

Antes de mais nada: é importante destacar que o marketing pessoal não é uma ação única, mas está muito mais relacionado a um conjunto de hábitos seguidos pelo profissional.

Por isso o trabalho deve ser contínuo, com integridade e coerência, transmitindo confiabilidade ao mercado.

Profissionais de sucesso sabem muito bem a importância de mostrar uma imagem bem construída para que sejam lembrados e respeitados como figuras de autoridade em sua área de atuação.

Claro que existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a forma como você se promove, e é sobre isso que vamos falar. Aqui estão as melhores estratégias que você pode começar a aplicar agora mesmo:

1. Participe de eventos em sua área

Uma das formas mais eficientes de promoção pessoal é a participação constante em eventos relacionados à sua área de trabalho. Isso é importante porque esses eventos promovem networking, contatos e conexões profissionais que podem endossá-lo como profissional no futuro.

Não importa o seu segmento, fique atento aos eventos e oportunidades que as marcas que você segue participam e promovem nas redes sociais.

Essa pode ser uma oportunidade de se conectar com profissionais que você vê como referência e, quem sabe, deixar uma porta aberta para futuras parcerias.

2. Atualize constantemente sua página do LinkedIn

Quando o assunto é mídia social, o LinkedIn é o que mais se destaca quando falamos de promoção pessoal. Mas ao contrário do que muitos pensam, é muito mais do que um site de networking para profissionais que buscam colocação no mercado.

Com o LinkedIn, é possível estabelecer conexões com outros profissionais, o que torna a plataforma um excelente ambiente para atrair parceiros de negócios.

Para se destacar nesta plataforma, é importante manter seu perfil sempre atualizado. Mais do que simplesmente criar uma conta, é preciso gastar tempo construindo um perfil com as informações mais relevantes sobre você e seu trabalho.

3. Mantenha um blog para construir autoridade em um tópico.

Os blogs são ótimas ferramentas para vender sua imagem.

Comece um blog que apresente aos seus leitores o que você faz, criando conteúdo relevante que realmente inspire e ajude seu público-alvo.

Quanto mais valor você gerar para seus leitores, em textos ou materiais ricos, melhor será sua imagem em seu campo de trabalho.

4. Vá além do seu campo de especialização

Muitos profissionais altamente qualificados perdem espaço no mercado por serem limitados em seu próprio campo de trabalho.

Para você desenvolver bem o seu marketing pessoal, é necessário ir além do escopo do seu trabalho. O que significa, faça mais do que o que a descrição do seu trabalho indica.

Ofereça-se para ajudar pessoas de outras áreas, demonstre interesse em tarefas que outros profissionais realizam e procure absorver todo tipo de conhecimento que possa ser útil para você realizar seu trabalho.

5. Assuma o crédito pelo que você faz

Um dos maiores erros cometidos pelos profissionais, principalmente quando estão começando, é não levar crédito pelo seu trabalho.

O marketing pessoal depende da forma como você se posiciona no mercado. Toda vez que você alcançar um resultado positivo, certifique-se de levar o crédito por isso, comemore sua vitória e faça seu sucesso se destacar.

Cuide-se para fazê-lo de forma natural e sem ofuscar ninguém da sua equipe, pois existe uma linha tênue entre ser confiante e arrogante.

6. Mantenha projetos extracurriculares

Para apresentar uma boa imagem de si mesmo, é interessante que você invista em atividades extracurriculares que vão além do seu campo de trabalho.

Aprender cada vez mais sobre algo que você faz, descobrir novas tendências ou interagir com outros profissionais, as atividades e projetos extracurriculares permitem adicionar nova experiência ao seu currículo como profissional ou empreendedor.

7. Atualize seus conhecimentos

Você pode ser o melhor profissional em sua linha de trabalho, mas há sempre algo novo para aprender.

Atualizar constantemente seus conhecimentos é ideal para evitar que você fique para trás.



Este artigo pertence ao Curso de Secretariado

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