Área do Aluno


ou



Massagem pré e pós-operatória

A submissão em uma cirurgia é um momento muito delicado, é necessário o preparo de corpo, mente e alma para que não haja nenhuma intercorrência. Paralelo a isso, o momento pós cirúrgico também exige bastante atenção, e por isso os cuidados devem ser os mesmos e até mais.

O Brasil é o segundo país onde mais se realiza cirurgia plástica no mundo. É comum que aqui as pessoas vão à praia, usem pouca roupa, decotes, ou seja, a preocupação com a estética acompanha esses hábitos e faz parte do dia a dia da população, e isso faz com que mulheres e homens recorram a soluções cirúrgicas, mas a preocupação não é só no momento do procedimento.

A massoterapia é uma aliada nesses dois momentos pré e pós, e é por isso que este assunto é a pauta deste capítulo. A finalidade dessa explicação é justamente explanar sobre os conceitos deste tópico, ressaltando a importância de investir em massagens principalmente no período de realização do procedimento cirúrgico.

Importância de se realizar as massagens 

Entender que a massagem não é apenas para relaxar e que ela possui importância na saúde é o primeiro passo para compreender os seus benefícios. A técnica contribui não só para o sucesso da intervenção como também para o sucesso da recuperação.

Com isso, este tipo de massagem faz parte dos conteúdos programáticos para a formação de profissionais nos cursos de Esteticista e de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar, com o objetivo de garantir a estes profissionais os conhecimentos necessários para identificarem e reconhecerem a necessidade de preparar devidamente a pele para uma melhor cicatrização, de contribuir para uma melhor e mais rápida recuperação cirúrgica e aplicarem as técnicas mais adequadas para a facilitação da drenagem de líquido e diminuição do edema, reduzindo, assim, o sofrimento do paciente.
Massagem pré-operatória

A massagem pré operatória garante principalmente a preparação dos tecidos e o aumento da sua vascularidade e qualidade, através da oxigenação e nutrição celular, isso se dá por conta do  estímulo da massagem que promove o aumento do fluxo sanguíneo, valorizando a nutrição, a hidratação, a captação de oxigênio, e por fim acaba por gerar melhores condições no momento da cirurgia, que facilita todo o processo. O foco do pré-operatório é garantir um bom pós, se realizar as orientações de forma correta o momento que sucede a cirurgia será muito mais tranquilo.

A cirurgia plástica costuma deixar muitos hematomas por conta da manipulação da gordura e músculos que ficam por baixo da pele, e preparar todo o corpo, inclusive a região em questão, ajuda a minimizar os desconfortos gerados no processo.

Este tipo de procedimento vai gerar alterações no organismo da pessoa, tanto ao nível metabólico como no fisiológico, cuja intensidade depende não só do tipo de cirurgia, mas também da condição e capacidade de cada sujeito e é por isso que cuidados anteriores devem ser seguidos:

  • Dicas de preparação para um pré-operatório

É importante que você, como profissional, tenha conhecimento sobre o procedimento cirúrgico que a sua cliente irá realizar, assim é possível montar um esquema de preparação para visar um ótimo pós-operatório.

Se atente às dicas a seguir:

1. Duas semanas antes da cirurgia é indicado apresentar os benefícios de massagem pré-operatória, é interessante indicar a drenagem linfática (iremos abordar este tema com melhor aprofundamento no próximo capítulo);

2. Foque na desobstrução de linfonodos e evite massagem muito agressiva;

3. Oriente diminuir o consumo de sal e manter uma alimentação balanceada, isso irá fazer grande diferença no pós-operatório;

4. Evite aparelhos que estimulam o colágeno, como por exemplo a radiofrequência;

5. Oriente evitar o uso de suplementos com colágeno e dietas muito restritivas, o ideal é comer de forma saudável com o objetivo de provocar a desinflamação do corpo.

Com a aplicação das dicas acima é possível garantir a sua cliente os benefícios abaixo:

  •  Diminuição da probabilidade de se ter fibrose, queloides e seroma;
  • Controle ou redução do estresse e ansiedade com a chegada da data marcada para a cirurgia, promovendo o relaxamento;
  • Menos dor;
  • Recuperação mais rápida e tranquila;
  • Resultado, esteticamente, mais bonito e harmônico.
Além de ter uma cliente satisfeita, há uma grande chance do médico que realizou o procedimento recomendar os seus serviços, já que são poucas as profissionais que entendem sobre o processo operatório e o que precisa ser feito anteriormente.

Massagem pós-operatória

No pós cirúrgico, os benefícios são notados com uma cicatrização regenerativa. Ela é indicada para o alívio da dor, drenagem do edema (acúmulo de líquido nos tecidos do corpo humano) e também dos hematomas que querendo ou não sempre se obtém.

Naturalmente o inchaço pós-cirurgia plástica acontece e é completamente normal. Os edemas surgem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado, por conta da constante manipulação na região. Com isso, começa a se formar um processo inflamatório natural do corpo humano e consequentemente ocasiona o inchaço.

Esse inchaço, de maneira geral, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir completamente. O tempo para a recuperação do problema depende, na maioria das vezes, do tipo de procedimento e do local do corpo em que foi realizado, além disso, outros fatores como a idade do paciente e a adoção correta, ou não, dos cuidados pós-operatórios também influenciam no período em que a condição irá permanecer no corpo do indivíduo.

A terapia pós-operatória é considerada indispensável em qualquer cirurgia, isso acontece porque sua ação encurta o período de recuperação e reduz significativamente a formação do edema anteriormente explicado, da cicatriz queloide ou hipertrófica.
  • Dicas de preparação para um pós-operatório

Assim como é interessante saber previamente que a cliente fará uma cirurgia, é super importante que você continue a acompanhando e ciente de todo o trâmite da situação dela. Ter contato com o médico-cirurgião também é recomendado, já que, em qualquer alteração que ocorra, ele deverá ser informado imediatamente. Fazer este intermédio vai permitir que a sua cliente se sinta mais segura com o seu tratamento e poderá até ser fonte de indicação para outros atendimentos com novos(as) clientes.

A drenagem também é recomendada para o pós, ela é indicada pela maioria dos médicos para se obter uma excelente recuperação e ótima cicatrização da sua paciente.

Seguindo os passos corretamente é possível:

  • Reduzir a formação da fibrose com aderências, as retrações, e todo o processo inflamatório;
  • Aumentar a capacidade de reabsorção de hematomas e equimoses;
  • Evitar a formação de cicatrizes do tipo hipertróficas ou hipotróficas;
  • Acelerar a cicatrização e reorganizar as estruturas tecidulares, devolvendo a pele da paciente a funcionalidade e flexibilidade;
  • Ajudar no reforço muscular;
  • Favorecer a recuperação de um modo geral.
Vale ressaltar que para um resultado satisfatório é necessário o desempenho das três pessoas envolvidas: você, como profissional massoterapeuta, o médico e a paciente. Se um desses falhar, o resultado estético da cirurgia poderá ser comprometido e ter complicações irreversíveis.


Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados