A massagem redutora faz parte do grupo de massagens estéticas presentes na massoterapia. Ela é executada com o objetivo principal de combater a gordura localizada e celulite e, assim, reduzir medidas. Com isso, essa técnica é uma grande aliada para quem está em processo de emagrecimento ou deseja melhorar a composição corporal.
Contudo, a massagem redutora também traz diversos outros benefícios para a saúde, que vão além da redução de medidas. Confira a seguir!
O que é a massagem redutora?
A massagem redutora é uma técnica utilizada em áreas específicas do corpo com o intuito de promover a quebra das células adiposas da gordura localizada e a melhora do aspecto da celulite. Ela é feita com manobras de deslizamentos e amassamentos, associadas a movimentos rápidos e repetitivos.
Isso porque, o objetivo é atingir as camadas mais profundas da pele para que ocorra a quebra das células adiposas do tecido adiposo e, assim, estimular para que as moléculas de gordura sejam eliminadas pelo organismo. Por isso, o procedimento pode causar um pouco de dor, mas não pode ser nada excessivo.
Assim, a massagem redutora também consegue melhorar a circulação sanguínea da região, o que ajuda na prevenção e combate da celulite e da retenção de líquidos; além de favorecer a eliminação de resíduos e toxinas.
Além disso, essa técnica é feita com a utilização de cremes corporais específicos para a redução de medidas e, também, para que o massoterapeuta deslize as suas mãos pela região tratada com mais facilidade. Dessa maneira, é possível potencializar os resultados do procedimento.
De modo geral, os cremes utilizados são à base de celulinol, cafeína, nicotinato de metila e diversas outras substâncias, cujo objetivo é atingir as camadas mais profundas da pele para intensificar os estímulos da massagem.
Diante disso, o paciente consegue ver resultados desde as primeiras sessões. Contudo, para que eles sejam satisfatórios, o indicado é que seja feita, pelo menos, uma sessão por semana.
- Redução da gordura localizada;
- Prevenção e melhora do aspecto da celulite;
- Melhora da elasticidade da pele;
- Diminuição da flacidez;
- Relaxamento físico e mental para o paciente;
- Aumento da autoestima;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Ajuda no processo de desintoxicação do corpo.
Contudo, é importante lembrar que todos esses benefícios estão atrelados aos bons hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos.
Desse modo, é fundamental que o massoterapeuta oriente os seus pacientes a executarem o tratamento estético em conjunto com uma alimentação equilibrada e a realização de exercícios físicos. Para que assim, os resultados da massagem redutora sejam mais satisfatórios e atinjam os efeitos almejados.
Indicações e contraindicações
A massagem redutora é indicada para quem deseja perder gordura localizada, melhorar o aspecto da celulite e a circulação sanguínea. Contudo, a técnica é contraindicada para:
- Grávidas;
- Lactantes;
- Crianças e adolescentes;
- Pessoas que sofrem de osteoporose, hipertensão arterial, cardiopatias, varizes, trombose, fraturas ósseas e/ou problemas nas articulações.
Diferença entre a massagem redutora, massagem modeladora e drenagem linfática
Por serem as técnicas mais utilizadas por quem busca o emagrecimento, elas são muito confundidas entre as pessoas. No entanto, cada uma delas possui manobras e objetivos específicos que as diferenciam. Veja abaixo:
Como visto, a massagem redutora é feita com manobras de deslizamentos e amassamentos, seguidas de um ritmo acelerado e constante. Ela é aplicada apenas em áreas específicas do corpo, como é o caso do abdômen e culote. Com isso, o objetivo principal dessa técnica é reduzir medidas.
A massagem modeladora é feita com o objetivo de desenhar as curvas corporais. Com isso, a técnica utiliza a pressão como uma forte manobra, associada com movimentos rápidos, firmes e sem um sentido certo. Assim, ela ajuda também a melhorar a circulação sanguínea e o aspecto da celulite.
Por fim, a drenagem linfática é feita com o intuito de eliminar o excesso de toxinas e líquidos presentes no corpo. Dessa maneira, ela tem o poder de melhorar o funcionamento do sistema linfático e, assim, fortalecer o sistema imunológico, acabar com o inchaço e estimular a desintoxicação do organismo.
Por fim, a drenagem linfática é feita com o intuito de eliminar o excesso de toxinas e líquidos presentes no corpo. Dessa maneira, ela tem o poder de melhorar o funcionamento do sistema linfático e, assim, fortalecer o sistema imunológico, acabar com o inchaço e estimular a desintoxicação do organismo.
A técnica consiste em realizar movimentos lentos, rítmicos, com sentido certo e uma pressão leve sobre a pele. Ela é muito indicada para diminuir o inchaço causado pelo ciclo menstrual. Além de ser necessária para diversos pós-operatórios, como é o caso da lipoaspiração, e no tratamento de doenças como a insuficiência venosa.
Principais acessórios para a massagem redutora
Existem diversos acessórios que são utilizados com o objetivo de facilitar a aplicação das manobras durante a massagem redutora e, assim, potencializar os seus resultados.
Logo abaixo, terão algumas opções dos principais acessórios que o profissional pode utilizar para aprimorar a técnica:
A maca é o principal acessório para a massagem redutora. Afinal, é nela que o paciente ficará deitado para receber o tratamento. Sendo assim, a maca portátil é ainda mais importante para os profissionais que optarem por realizar os seus serviços à domicílio ou em espaços de estética distintos.
Com isso, os modelos portáteis são mais vantajosos por serem mais leves e fabricados para serem fáceis de carregar.
Cremes
Os cremes ajudam a facilitar o deslizamento das mãos do massoterapeuta sobre a pele do paciente. Além disso, é possível utilizar opções com substâncias estimulantes para potencializar os efeitos da massagem.
Ademais, o creme também pode possuir aromas relaxantes, a fim de oferecer sensação de bem-estar para o cliente. Como é o caso de cremes perfumados com orquídea, lavanda ou melissa.
Dentre os cremes mais utilizados para a massagem redutora, estão aqueles que são à base de cafeína, pimenta, chá verde, centelha asiática, colágeno, gengibre e CoQ10. Isso porque, eles são estimulantes e podem intensificar os efeitos das manobras.
Rolos
A utilização de rolos não é obrigatória, mas eles são ótimas opções para garantir uma maior sucção da região tratada e, assim, estimular ainda mais a eliminação de toxinas e a quebra das células de gordura.
Os rolos são uns dos acessórios mais utilizados para as técnicas da massoterapia que envolvem movimentos repetitivos e vigorosos. Como é o caso da massagem redutora.
As luvas de esferas ainda é uma novidade no mercado, que tem chamado a atenção para a área da massoterapia. Isso porque, esses acessórios têm sido associados a uma potencialização nos tratamentos estéticos e terapêuticos. Uma vez que, eles promovem revitalização no decorrer dos movimentos de deslizamento e fricção.
Dessa forma, é possível ativar mais profundamente o metabolismo do paciente, a fim de favorecer a melhora da circulação sanguínea e linfática.
Outros acessórios que podem ser utilizados
Por fim, existem alguns acessórios que não são necessários, mas que fazem uma grande diferença em relação ao atendimento e experiência do cliente durante o procedimento. Por exemplo, utilizar algumas técnicas da aromaterapia enquanto o paciente recebe a massagem pode tornar o momento mais acolhedor, relaxante e leve.
Desse modo, colocar um aromatizador com óleos essenciais no local que será feito o tratamento é uma excelente opção. Além disso, também é possível trabalhar a audição do paciente através de músicas calmas e tranquilas no ambiente.
Assim, ele ficará muito mais satisfeito com os resultados, além de se sentir mais relaxado e sereno.
Cuidados pré e pós massagem
A massagem redutora exige alguns cuidados pré e pós procedimento, cujo objetivo é favorecer o melhor resultado para o cliente e, assim, garantir a sua satisfação. Confira a seguir quais são eles:
Cuidados pré massagem redutora
De modo geral, a massagem redutora é feita com cremes que possuem substâncias termogênicas e estimulantes, as quais aquecem e estimulam o metabolismo e a circulação sanguínea do local que está recebendo o tratamento.
Com isso, é muito importante que o paciente faça uma esfoliação corporal uma vez por semana, para que haja uma melhor penetração dos princípios ativos desses cosméticos na pele e, assim, favorecer a potencialização das manobras.
Além disso, se a massagem redutora for feita na barriga, por exemplo, o ideal é que o paciente não coma até 2 horas antes da sessão. Isso porque, os movimentos repetitivos e vigorosos podem causar refluxo e até vômitos durante o procedimento. Sendo também indicado que se faça uma refeição leve antes da massagem.
Cuidados pós massagem redutora
Depois do procedimento, é indicado que o paciente fique por até 2 horas com os cremes no corpo. Assim, depois de serem utilizados para a massagem, eles continuarão agindo por mais tempo, o que vai gerar mais benefícios para a saúde da pele e a circulação sanguínea.
Além disso, o ideal é que o paciente faça um exercício físico aeróbico por, no mínimo, 30 minutos depois da sessão. Isso porque, a atividade vai aumentar o gasto calórico do organismo, o que também vai potencializar ainda mais os efeitos da massagem.
A higienização das mãos é a principal medida antisséptica para promover o controle de infecções relacionadas a serviços de massoterapia. Afinal, as mãos são uns dos principais órgãos do corpo a armazenar microrganismos patogênicos.
Diante disso, é de suma importância que o massoterapeuta realize a higienização das mãos de forma adequada antes e depois do procedimento. Assim, é possível favorecer tanto a sua própria segurança, quanto a do seu cliente.
Passo a passo de como fazer a higienização das mãos de forma correta
1. Para começar, molhe as suas mãos com água limpa e corrente;
2. Desligue a torneira e aplique sabão neutro nas palmas das mãos;
3. Comece a esfregar uma na outra até ensaboar e, depois, passe o sabão entre os dedos, debaixo das unhas, nas costas e nas palmas das mãos;
4. Repita esses movimentos por 30 segundos e enxágue;
5. Utilize uma toalha de papel para secá-las.
O profissional deve fazer esse passo a passo sempre antes e depois do procedimento. Além também de ser indicado higienizar as mãos todas as vezes que for necessário pausar a massagem para pegar algum acessório guardado, ir ao banheiro ou tocar em outros objetos.
A maca é um acessório indispensável para a execução da massagem redutora. Assim, ela costuma abrigar diversos tipos de microrganismos que, ao entrar em contato com a pele do paciente, podem causar doenças e outras complicações.
Dessa maneira, ela deve ser higienizada a cada cliente e sessão. Além de ser ideal utilizar um rolo de papel sobre o acessório, a fim de evitar que o paciente tenha contato direto com o estofado.
Para fazer a higienização da maca, o indicado é utilizar álcool 70% com papel toalha para passar em sua superfície. Além disso, mantenha-a sempre seca e evite deixá-la em locais úmidos ou molhados.
Quanto cobrar por sessão?
Os preços dos serviços de massoterapia são únicos e dependem de cada profissional. Uma vez que, eles vão depender das habilidades do massoterapeuta, da forma em que ele trabalha, do público que ele quer atingir e do local utilizado para atender.
De modo geral, é possível precificar as sessões de massagem redutora de duas maneiras: de forma tabelada ou pela hora trabalhada.
Na primeira opção, é possível fazer um levantamento da média do valor que os profissionais costumam cobrar e, assim, fazer a precificação com base nessa informação. Dessa maneira, atualmente, os preços da sessão de massagem redutora (com duração de 30 a 60 minutos), podem custar de R$: 100,00 a R$: 160,00.
Já em relação a hora trabalhada, isso vai depender de cada profissional. Por exemplo, se o massoterapeuta determinar que a sua hora vale R$: 150,00 e, em uma sessão de massagem redutora, ele leva 40 minutos. O preço da sessão ficaria:
60 minutos - 150
40 minutos - X
60X = 40 x 150
60X = 6000
X = 6000 / 60
X = 100
Então, neste caso, o preço de 40 minutos de uma sessão de massagem redutora seria R$: 100,00.
O código de ética profissional é um conjunto de normas éticas, que devem ser rigorosamente seguidas pelos profissionais, a fim de exercer as suas atividades profissionais com dignidade e respeito.
Com isso, eles são elaborados pelos Conselhos. Mas, no caso da massoterapia, o código de ética é baseado na auto-regulamentação. Isto é, ele é produzido através de atitudes voluntárias dos profissionais da área que veem a necessidade da autodisciplina. Como é o caso do Código de Ética produzido pelo Portal de Massagem.
Ficha de anamnese do massoterapeuta
A anamnese na massoterapia é um documento indispensável e deve ser sempre utilizada, a começar pela fase inicial do tratamento. Isso porque, a sua função é fazer com que o profissional conheça melhor o paciente e, assim, consiga realizar o planejamento adequado para as suas necessidades.
Dessa forma, é importante que a anamnese fique registrada em prontuário para que o profissional acompanhe a evolução do cliente a cada sessão de massagem realizada.
Além disso, é fundamental que o massoterapeuta tenha escuta ativa e saiba identificar todos os detalhes do que o seu paciente fala. Uma vez que, é através desse diálogo que o indivíduo vai dizer quais são as regiões do seu corpo que mais lhe incomodam e quais são os locais em que ele mais sente dores e/ou desconfortos.
Sendo assim, uma boa anamnese deve ter:
- Dados cadastrais do paciente;
- Histórico médico e de doenças;
- Informações complementares: nesse caso, o cliente pode falar sobre as suas sensibilidades a dor, pressão e calor.
Logo abaixo, terá um exemplo de anamnese que o massoterapeuta pode utilizar para recolher todas as informações necessárias de seus clientes!
Ficha de Anamnese do Massoterapeuta Dados pessoais Nome completo: Data de nascimento: Endereço: Profissão: Telefone: E-mail:
Histórico médico Tem alguma doença crônica? ( ) Sim ( ) Não / Qual: Faz uso contínuo de remédios? ( ) Sim ( ) Não / Qual: Tem varizes? ( ) Sim ( ) Não Tem diabetes? ( ) Sim ( ) Não Tem alguma inflamação aguda? ( ) Sim ( ) Não / Qual: Tem pessoas na família que têm/tiveram problemas cardíacos? ( ) Sim ( ) Não Tem pessoas na família que têm/tiveram problemas oncológicos? ( ) Sim ( ) Não Tem pressão alta? ( ) Sim ( ) Não Está gestante? ( ) Sim ( ) Não Tem filhos? ( ) Sim ( ) Não Possui algum dos seguintes problemas?
( ) Ginecológico ( ) Alérgico ( ) Osteoporose ( ) Trombose ( ) Cardiovascular ( ) Respiratório ( ) Gastrointestinal
Informações complementares Fuma? ( ) Sim ( ) Não Ingere bebidas alcoólicas? ( ) Sim ( ) Não Tem alimentação equilibrada? ( ) Sim ( ) Não Pratica exercício físico? ( ) Sim ( ) Não
Data: |