Área do Aluno


ou



Massoterapia

A massoterapia é um termo que integra várias técnicas terapêuticas através de massagens, as quais têm o objetivo de prevenir alguns desequilíbrios corporais, melhorar a saúde física e mental e tratar fatores que podem comprometer a estética corporal e facial.

Diante disso, ela consiste em um conjunto de procedimentos de massagens com os mais variados propósitos, que vão desde o alívio do estresse e dores musculares até a melhora da circulação sanguínea e o combate da gordura localizada e celulite.

Com isso, a massoterapia é feita por meio do toque em pontos estratégicos do corpo, onde o massoterapeuta consegue tratar a região apenas com as mãos. Ou seja, não existe a necessidade do uso de aparelhos mecânicos.

Assim, para aumentar ainda mais a eficácia dos tratamentos, é possível utilizar óleos corporais, esfoliantes, óleos essenciais, plantas medicinais, aromaterapia e diversos outros acessórios. Cada um deles é utilizado de acordo com as necessidades e preferências de cada paciente.

Benefícios

  • Alívio do estresse, ansiedade e depressão;
  • Combate à insônia;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Relaxamento físico e mental;
  • Combate a gordura localizada e celulite;
  • Eliminação de toxinas e excesso de líquidos;
  • Sensação de bem-estar;
  • Redução de dores musculares.


Tipos

De modo geral, a massoterapia abrange 6 tipos de técnicas que são as mais aplicadas entre os massoterapeutas, são elas: massagem estética, drenagem linfática, massagem relaxante, massagem terapêutica, reflexologia podal e shiatsu. Todas elas são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja a seguir quais são as diferenças entre cada uma delas:

Massagem estética

A massagem estética pode ser feita tanto na região corporal, quanto na facial. Ela é composta por técnicas, cujo objetivos são: reduzir medidas corporais, combater a celulite e gordura localizada, suavizar as linhas de expressão faciais e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Entre os tipos de massagem estética estão a massagem redutora e a modeladora.

Drenagem linfática

A drenagem linfática consiste em uma técnica de massoterapia que é utilizada a fim de estimular o bom funcionamento do sistema linfático. Assim, ela acelera a eliminação de toxinas e de líquidos acumulados. Dessa maneira, favorece também o fortalecimento do sistema imunológico.

Portanto, apesar da drenagem linfática ser amplamente utilizada com objetivos estéticos, para reduzir o inchaço e celulite, ela também é importante para melhorar a circulação sanguínea e o desempenho dos componentes linfáticos.

Massagem relaxante

Como o próprio nome já diz, a massagem relaxante atua no combate ao estresse, à depressão, à ansiedade e outros transtornos que podem afetar no relaxamento mental e físico. Sendo assim, ela consiste em uma técnica de massagem que combina manobras moderadas e leves a fim de promover alívio muscular e bem-estar.

Massagem terapêutica

A massagem terapêutica tem a função de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Assim, ela tem o objetivo de acabar com atrofias e anomalias específicas que podem gerar dores e contusões musculares, como é o caso de cervicalgias e torcicolos.

Contudo, além de atuar no tratamento, ela também pode ser utilizada como uma ótima forma de prevenção para esses transtornos.

Reflexologia podal

A reflexologia podal é uma técnica de massagem que leva a diminuição de dores corporais e inflamações, através dos pés. Uma vez que, eles possuem mais de 70 mil terminações nervosas que estão ligadas a vários outros órgãos do corpo. Com isso, os estímulos da massoterapia nessa região podem gerar melhorias para todo o organismo.

Shiatsu

Por fim, a palavra “Shiatsu” é japonesa e, no português, significa fazer pressão com os dedos. Desse modo, essa técnica consiste em realizar os estímulos terapêuticos somente com os dedos.

Assim, o massoterapeuta consegue corrigir o mau funcionamento de diversas regiões do corpo apenas com os dedos.

Manobras utilizadas na massoterapia

Para que a massoterapia seja eficaz para os diferentes objetivos, existem diversas manobras que podem ser utilizadas pelos massoterapeutas que, quando combinadas da maneira correta, conseguem alcançar os resultados almejados. O que garante o sucesso do tratamento.

Confira a seguir quais são elas:

Deslizamento

A manobra de deslizamento é subdividida em deslizamento superficial e deslizamento profundo. Veja abaixo quais são as diferenças entre elas:

  • Deslizamento superficial: esse é o primeiro contato com o paciente e, por isso, é a técnica inicial e final a ser utilizada nos procedimentos. Os seus movimentos são lentos, delicados, suaves, leves e com um ritmo uniforme, pois o objetivo é fazer com que a pessoa se acostume com o contato e a região comece a se preparar para a massagem;
  • Deslizamento profundo: nesse caso, os movimentos são mais rápidos e pode ser aplicado uma pressão relativa sobre a pele e os músculos. O objetivo dessa manobra é gerar a hiperemia e, assim, aquecer a região massageada. Ela intenciona a circulação de retorno (tanto a sanguínea, quanto à linfática) e, por isso, deve ser feita da região periférica para o centro do corpo.
Amassamento

Existem diversas técnicas de amassamentos, como a compressão, torção, reptante e rolamento. O objetivo delas é trabalhar os músculos em um nível profundo e, por isso, é mais eficaz em regiões do corpo com maior quantidade de tecido muscular, como são os casos dos ombros, panturrilhas, coxas e quadris. 

Contudo, o amassamento por compressão também possibilita a eliminação de toxinas e excesso de líquidos do corpo. Portanto, é uma ótima técnica para favorecer a desintoxicação e desinchaço do organismo.

Pressão

A pressão é a técnica responsável por comprimir a área massageada, cujo objetivo é estimular a circulação sanguínea, favorecer a quebra dos adipócitos e trabalhar o tecido muscular. Ela é feita através de toda a palma da mão, mas também é possível fazer a pressão com os polegares ou a mão fechada.

Para utilizar essa técnica, é importante que ela seja operada de forma lenta, de maneira que a pressão aumente e diminua gradativamente nos pontos estratégicos da área que está recebendo a massagem.

Fricção

A fricção é uma manobra excelente para localizar e desfazer os nódulos ou nós que podem aparecer, especialmente, nos músculos da coluna e na região da escápula. A técnica consiste em friccionar a região com as polpas ou pontas dos dedos.

Além disso, ela também pode ser utilizada para destruir coágulos, quebrar a gordura localizada, eliminar resíduos e aliviar dores.
 
Vibração

É uma manobra que pode ser realizada com uma ou duas mãos, a fim de fazer um movimento suave de agitação ou tremor sobre a pele, o qual tem o objetivo - principalmente - de estimular a liberação de secreções pelos pulmões.

Mas, a vibração também pode ser utilizada para estimular o estiramento do tecido muscular e, quando feita de forma suave e lenta, pode aliviar dores e provocar relaxamento na área tratada. Por outro lado, se ela for feita de forma profunda, pode gerar estímulos para a região.

Percussão

Por fim, a percussão é uma manobra que corresponde a uma série de movimentos, os quais têm o propósito de estimular o tecido muscular por meio da contração das fibras musculares e da melhora da circulação sanguínea.

Além disso, elas também ajudam a ativar os movimentos peristálticos, o que é excelente para quem sofre de constipação intestinal (prisão de ventre).

Existem quatro tipos de percussão: socamentos, palmadas, cutiladas e pancadas. Veja a seguir quais são as diferenças entre elas:

  • Socamentos: movimento em que o massoterapeuta utiliza as bordas ulnares dos pulsos para “golpear” rapidamente a região da massagem;
  • Palmadas: movimento feito com uma ou duas mãos, em que elas ficam em formato de conchas e “golpeiam” rapidamente a área;
  • Cutiladas: movimento realizado com uma ou duas mãos, onde as superfícies dorsais e bordas laterais dos dedos “golpeiam” rapidamente a pele;
  • Pancadas: movimento efetuado com uma ou duas mãos, onde o pulso deve ficar frouxamente cerrado, de modo que a parte carnuda da palma da mão e o aspecto dorsal das falanges distais e médias dos dedos entrem em contato com a superfície da pele. Assim, também são realizados “golpes” rápidos sobre a região.


Este artigo pertence ao Curso de Massagem Redutora

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados