Materiais utilizados

Neste capítulos iremos abordar acerca dos principais materiais utilizados nas clínicas de massoterapia e que poderão contribuir diretamente para o seu treinamento para adquirir habilidades práticas durante o seu desenvolvimento profissional:

A maca para a massoterapia

A Maca é um dos materiais indispensáveis utilizados em Massoterapia, pois é onde você colocará o seu cliente visando o alinhamento do corpo. Elas estão à venda em diferentes modelos, preços e disposições. A melhor maca para o fornecimento dos seus serviços será aquela que melhor se encaixe em nível de qualidade e disponibilidade de orçamento. Além disso, você deve considerar como esse serviço será prestado ao cliente.

Maca Fixa

Esta maca é o modelo ideal para quem atua em um local específico. Ela consegue te fornecer uma maior estabilidade e durabilidade. Esse tipo de equipamento foi desenvolvido para permanecer sempre no mesmo espaço, já que ela costuma ser pesada, tornando assim o seu deslocamento uma prática inviável.

Todas as macas de massoterapia vêm com apoio para a cabeça, portanto, cuidado para não acabar comprando uma maca hospitalar, diferente das macas de massagem, elas não possuem o apoio e acabam prejudicando a postura do cliente

Porém se a sua intenção é iniciar oferecendo seus serviços nas residências, ou se pretende trabalhar em uma empresa de terceiros, você deve considerar a alternativa a seguir:

Maca Portátil

Este modelo é o ideal para atendimentos em home office ou em serviços terceirizados. Com a maca portátil você consegue levar os seus serviços até os seus clientes sem se preocupar com relação ao peso e ao transporte do equipamento, já que elas são modelos desmontáveis, que podem ser desencaixados facilmente, para serem carregados de um lugar para outro.

Kit Bambu Com 6 Peças

No geral, quando um aspirante a massoterapeuta está iniciando na prática de massagem, o ideal é que ele comece com exercícios simples, analisando a movimentação e as posições das mãos. Entretanto, se você quiser iniciar os seus trabalhos com mais eficiência, recomendamos o Kit Bambu Com 6 Peças.

Ele é um material que foi especialmente desenvolvido para a realização de diferentes tipos de massagem como drenagem, shiatsu e a Ayurvédica.

A massagem que utiliza o bambu pode ser feita em diferentes regiões do corpo e sua aplicação depende diretamente do objetivo da terapia De maneira geral, o mais comum é que ela seja usada nas costas, barriga, pernas e pés, mas também podemos ver algumas massagens com bambu no rosto, como tratamento estético para o envelhecimento.

Óleos

As técnicas de massagem muitas vezes contêm movimentos de deslizamento das mãos sobre o corpo dos pacientes e, por isso, precisam de produtos que auxiliam na quebra de fricção na pele, gerando mais conforto para o profissional e para o paciente. Nessas funções, então, óleos e cremes são usados.

Os óleos têm finalidade de melhorar o deslizamento das mãos do profissional sobre a pele do cliente e a quantidade de produto utilizada varia bastante de acordo com o tamanho do cliente, a região a ser massageada, a secura da pele, e cabe ao profissional fazer a dosagem correta ao longo do tratamento.

A grande maioria dos óleos para massagem são óleos fixos derivados de plantas. Mas caso o profissional queira incrementar a massagem, também é possível utilizar óleos essenciais, que são uma categoria de óleos mais voláteis e que costumam apresentar um cheiro mais acentuado, Devido ao seu grau de concentração, os óleos aromáticos devem ser diluídos antes de aplicados no corpo, ou poderão gerar reações alérgicas na pele.

Sempre utilize óleo de boa qualidade ao realizar massagens em sua clientela para evitar problemas como o descrito anteriormente. Ele tem a seguinte função:

• Limpar e hidratar a região aplicada;
  • Proteger a pele dos agentes climatéricos;
  • Perfumar a pele;
  • Lubrificar a pele para receber as manobras e facilitar a massagem.

Creme neutro para massagem

O Creme Neutro para Massagem é um componente que possui uma característica menos fluída e volátil do que os óleos devido ao tratamento realizado na sua formulação. Os cremes são produtos derivados de uma combinação de óleos ricos em vitaminas que auxiliam na melhoria do aspecto cutâne

Entretanto, eles possuem uma textura que facilita o deslizamento, já que passaram por um processo industrial denominado de emulsão. Com isso, os cremes podem ser usados em massagens modeladoras e na drenagem linfática, por exemplo.

Por ser inodoro, o creme neutro também pode ser associado a outros óleos essenciais. Esse tipo de material é indicado para pessoas mais sensíveis a fragrâncias ou a componentes mais concentrados.

Suportes

Outro utensílio muito importante para a realização da massagem são os apoios, que podem ser usados para melhorar a forma como o cliente está disposto na maca, fazendo assim com que ele não se sinta desconfortável em determinadas posições.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Massoterapia