Entrar/Criar Conta
MAUS TRATOS EM IDOSOS
Maus-tratos são ações ou omissões que causam dano, prejuízo, sofrimento ou ameaça à saúde e ao bem-estar de uma pessoa. Esses maus-tratos podem ocorrer de forma isolada ou repetidamente, variando de reações impulsivas a ações planejadas e contínuas que causam sofrimento físico ou psicológico à pessoa cuidada.
Os maus-tratos podem ser praticados por cuidadores, familiares, amigos, vizinhos ou profissionais de saúde. Suas causas podem estar relacionadas a conflitos familiares, falta de preparo técnico e emocional do cuidador, dificuldades econômicas, entre outros. A violência pode ser física, psicológica ou sexual.
Dependendo de como se manifestam, maus-tratos podem ser classificados em:
- Abuso físico: Uso de força física, como beliscões, puxões, queimaduras, amarrar membros ou forçar a ingestão de calmantes.
- Abuso psicológico: Inclui agressões verbais ou gestuais com o objetivo de humilhar ou amedrontar, como ameaças de punição, impedir a pessoa de sair de casa, trancá-la em um local escuro, privá-la de alimentação e assistência médica, ou proferir frases como “você é inútil” e “você só dá trabalho”.
- Abuso sexual: Envolve atos ou práticas de natureza sexual sem o consentimento da pessoa, visando obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas, por meio de persuasão, violência física ou ameaças.
- Abandono: É a falta de responsabilidade em cuidar de uma pessoa que necessita de proteção, seja por parte do governo, familiares, amigos, vizinhos ou cuidadores. ● Negligência: Omissão ou recusa de cuidados a pessoas dependentes ou incapacitadas, cometida por responsáveis familiares ou pelo governo. Está frequentemente associada a outros tipos de maus-tratos, gerando traumas físicos, emocionais e sociais.
- Abuso econômico/financeiro: Consiste na apropriação indevida de rendimentos, pensões e propriedades sem a autorização da pessoa, geralmente por familiares ou pessoas próximas em quem a vítima confia.
- Autonegligência: Refere-se a comportamentos que colocam em risco a saúde ou segurança da própria pessoa, como não tomar medicamentos prescritos, não se alimentar, não manter a higiene pessoal ou não seguir orientações médicas.
O que fazer em casos de maus-tratos?
É importante estar ciente da existência de maus-tratos e do impacto negativo que eles têm na qualidade de vida das pessoas.
- Refletir sobre possíveis atos involuntários de maus-tratos e, se necessário, pedir desculpas à pessoa cuidada, buscando identificar as causas e contar com o apoio da equipe de saúde.
- Caso presencie ou tenha conhecimento de maus-tratos, é fundamental denunciar a situação.
Importância da denúncia em casos de maus-tratos
Quanto mais dependente for a pessoa, maior é o risco de ser vítima de violência. Cuidadores, familiares e profissionais de saúde devem estar atentos a sinais e sintomas que indiquem violência. Todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados de acordo com as rotinas estabelecidas por cada município.
Encaminhamentos devem ser feitos para órgãos e instituições competentes, como:
- Delegacia Especializada da Mulher
- Centros de Referência da Mulher
- Delegacias Policiais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
- Ministério Público
- IML e outros
O Ministério Público é um dos principais órgãos de proteção, utilizando medidas administrativas e judiciais para assegurar os direitos das vítimas de violência. A sociedade civil, conselhos estaduais e municipais e outros órgãos de defesa devem buscar o Ministério Público local sempre que houver conhecimento de discriminação ou violência.
Este artigo pertence ao Curso Cuidador de Idosos
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bem elaborado!! Deixa a gente entender com clareza
É uma área q precisa de muito cuidado com nosso idoso pois ele se volta a ser uma criança.
Muito bom fazer esse curso online de cuidador eu recomendo
Excelente curso
Muito bom mesmo
Otimooo apreendi muito
Muito bem elaborado!! Deixa a gente entender com clareza
Gostei
É uma área q precisa de muito cuidado com nosso idoso pois ele se volta a ser uma criança.
Adorei o curso , vídeos explicativos maravilhosos! Super recomendo.
Muito bom fazer esse curso online de cuidador eu recomendo
Gostei muito da escola! Não conhecia mas achei a escola boa, é confiável! Fiz um curso de cuidador de idosos, assim que paguei via pix recebi meu certificado. Parabéns!!!
Excelente curso
Quero fazer o curso ,para trabalhar em hospitais
Muito bom mesmo