MEDIÇÃO COM PAQUÍMETRO

O paquímetro é utilizado pelo designer para medir as sobrancelhas, com o propósito de encontrar as medidas exatas para cada rosto. Ele pode ser definido como uma régua graduada, com um encosto fixo para que o cursor possa deslizar, e dois bicos de medição ligados ao cursor até a escala.

Imagem Interna

Trata-se de uma ferramenta de precisão, servindo para medir a distância entre os dois lados simetricamente opostos, como mostra a imagem abaixo:

Imagem Interna

Para utilizá-lo é muito simples, confira o passo a passo:

1. Faça um ponto em cada canto interno do olho, logo acima do nariz. Ele vai te ajudar a medir o início da sobrancelha. A sua medida é padrão, com um espaçamento de 3 cm entre uma sobrancelha e outra.

Divida o resultado da medida por 2. Com o auxílio do seu paquímetro, meça o eixo central e faça uma marcação com um lápis branco, coloque no paquímetro a distância de 1,5 a partir do primeiro ponto.

2. Regule o paquímetro a partir do eixo central, com a sua medida de 4,5 cm para que você possa achar a curvatura da sobrancelha – que, em geral, é universal. Faça mais uma marcação com o lápis branco e confirme se estão corretas.

3. A partir desse ponto, observe de qual lado a sobrancelha é maior a partir do ponto da curvatura. Sendo assim, você precisa medir a distância entre a curvatura até o fim do último pelo da sobrancelha. Utilizando esta mesma medida, você irá medir a outra.

4. Para que possa definir a largura final da sobrancelha, faça um ponto na raiz do primeiro pelo, então, faça mais um na raiz debaixo de onde foi marcada a curvatura e mais um ponto no final da sobrancelha.

Após ligar todos os pontos com o lápis branco, utilize tesoura e pinça adequada para cortar e retirar os pelos que estiverem ultrapassando os limites das marcações.

Este artigo pertence ao Curso de Design de Sobrancelhas