Área do Aluno


ou



META-COACHING


Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente. Por outro lado, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem.


Uma das temáticas mais relevantes é o meta-coaching, abordagem que busca levar pessoas a elevar ao máximo o desempenho e o significado no que fazem. Este modelo de coaching transcende as abordagens tradicionais focadas somente em performance. Ao aliar desempenho com significados, o coachee consegue alcançar a autorrealização.


O Meta-Coaching é umas das expressões práticas da Neurossemântica e surgiu da modelagem de experts de ponta em coaching executivo, de grupo e de vida. Portanto, não surgiu com teorias ou processos, mas de experts reconhecidos na área de coaching. E no que ele se diferencia o coaching tradicional?


A diferença se dá de duas maneiras: o meta-coaching é sistemático de maneira que o coach sabe o que fazer, quando fazer o quê, com quem é mais apropriado, como fazer de maneira eficaz, e porque fazer uma coisa em particular. Ademais, também é extremamente sistêmico. Como assim?


A abordagem parte do princípio que as pessoas são sistemas (sistemas corpo-mente-emoção) que vivem dentro de múltiplos sistemas (familiar, negócios, religioso, étnico, cultural, etc.), então ele trabalha com diversas variáveis ao mesmo tempo. Isso faz com que o Meta-Coaching seja completo e prático.


Uma grande parte do Meta-Coaching trabalha para preparar as pessoas para assumirem cargos de liderança, o que significa amplo espectro de competências (habilidade de confrontar os outros, dar feedback, detectar padrões, inspirar, entre outras). A liderança requer treinamento, desenvolvimento de competências, mentoring e coaching como apoio.


Além disso, no Meta-Coaching, o feedback é descritivo e com base sensorial, em vez de avaliativo, ou seja, emitido a partir da opinião de alguém. Portanto, torna-se de alta qualidade e é enquadrado para que seja recebido como é dado, isto é, no intuito de ajudar a outra pessoa.


O coaching foi criado para maneira de desafiar as pessoas a crescerem e tornarem-se a melhor versão delas mesmas. Sendo assim, um pré-requisito do Meta-Coaching é a pessoa estar basicamente saudável psicologicamente. Por fim, um programa de Meta-Coaching pode ser feito em uma sessão ou até dez sessões, dependendo do profissional.



Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados