Métodos de Avaliação de Desempenho

Para colocar uma avaliação de desempenho em prática, é preciso definir o que se pretende avaliar e de que forma esta avaliação será aplicada. Além disso, também é preciso estruturar de que forma os resultados serão computados, e levar em consideração todos os dados coletados, e não apenas parte deles.

Como vimos, um dos principais parâmetros avaliados são as competências, ou seja, as formações, cursos, ou habilidades pessoais que os colaboradores já possuem, e esta etapa pode facilmente ser feita através de um questionário simples.

As metas da empresa devem ser os parâmetros utilizados para desenhar a avaliação de desempenho, por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar em 20% o faturamento anual, as perguntas devem estar relacionadas com essa meta.

Desta forma, pode-se forcar, por exemplo, em questões sobre disponibilidade de horas extras, receptividade a prêmios e bonificações, quais incentivos as pessoas gostariam de receber, e se acham possível aumentar o nível de produção mantendo a qualidade.

Além das metas gerais da empresa, alguns setores acabam sendo mais exigidos que outros, principalmente setores operacionais, por isso, é interessante destinar algumas questões voltadas especificamente para este grupo, para considerar o impacto de um aumento de produção nestes trabalhadores.

1. Estabelecimento de prazos: é preciso definir prazos realistas e viáveis, será a partir do prazo que a empresa poderá colocar em prática as medidas escolhidas, e ao final dele, identificar se os resultados foram os esperados.

Quando o objetivo for atingido é essencial que se mantenha o ritmo de crescimento, que os programas de desenvolvimento e os motivacionais continuem, para que a empresa esteja sempre em constante evolução.

2. Avaliação 360 graus: aqui é o momento de colocar em prática, analisar os resultados das técnicas aplicadas ao fim do prazo. Neste método de avaliação, são analisados dados de todos os colaboradores, todas as áreas e níveis profissionais.

A avaliação 360° consiste em um método que avalia os superiores, os colegas de trabalho, uma auto avaliação, e quando aplicável, também é feita uma avaliação dos clientes e parceiros. Assim é possível obter todo tipo de informação de todos os níveis.

3. Desenvolvimento e feedback: agora é hora de analisar os resultados, e traçar novas estratégias para obter sempre resultados melhores e constante crescimento.

Para isso é imprescindível ter em conta seu público interno. A geração atual necessita de constantes respostas e desenvolvimento para se manter engajada. Um trabalho repetitivo e sem grandes atrativos é facilmente trocado por outro, e um alto índice de rotatividade vai contra os desejos de todas as empresas.

Por isso é preciso buscar estratégias para dar retornos constantes e promover uma cultura que visa crescimento, e ao mesmo tempo é motivadora. Esta passa a ser uma prática constante para o setor de RH.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH