Entrar/Criar Conta
MEU IMPOSTO DE RENDA
Outra funcionalidade permitida pelo Meu Imposto de Renda é emitir o Extrato da Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física. O documento permite que o contribuinte identifique pendências que levaram sua declaração para a malha fina, assim como os meios de resolver o problema pela retificação ou agendamento do atendimento.
Também é possível saber se as quotas do IR estão sendo pagas corretamente, solicitar, alterar ou cancelar o débito automático das quotas, além de identificar e parcelar débitos em atraso. Lembrando que qualquer serviço disponibilizado pelo Meu Imposto de Renda só é acessado mediante código de acesso ou certificado digital. Clique aqui para fazer o seu.
Como cadastrar um dispositivo móvel no programa?
A Receita Federal disponibiliza o aplicativo Meu Imposto de Renda que pode ser utilizado em smartphones e tablets dos sistemas operacionais Android ou iOS. No app, o contribuinte consegue acessar o serviço “Acompanhar declaração”, visualizando informações da declaração do IRPF.
Na palma de sua mão, o usuário consegue acessar informações sobre as declarações de IRPF, como data da entrega, situação, dados da restituição, pendências de malhas (e devidas soluções) e débitos do IRPF (com a geração do DARF para pagamento). No entanto, é necessário cadastrar o dispositivo para começar a usar os serviços.
Primeiro, o dispositivo deve ser AUTORIZADO, ou seja, CADASTRADO para que o serviço seja ATIVADO. O primeiro passo é cadastrar o aparelho no Portal e-CAC, usando certificado digital ou código de acesso. O processo é iniciado em “Declarações e Demonstrativos “ - "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" - "Autorizar Acesso via Smartphone e Tablets".
No cadastro, o usuário deve informar um nome, uma palavra-chave e uma data de vigência. No próprio dispositivo, o contribuinte faz a ATIVAÇÃO, utilizando a funcionalidade “Acompanhar Declaração” do APP Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF). Para isso, confirma as informações cadastradas (CPF do usuário, nome do aparelho e palavra-chave).
Seguindo todos estes passos, o aparelho estará AUTORIZADO a acessar as informações sobre as declarações IRPF do CPF informado. É permitido autorizar mais de um aparelho para o mesmo CPF, assim como permitir que um mesmo aparelho acesse informações para mais de um CPF.
Na mesma página de cadastro do dispositivo, o usuário pode cancelar o serviço, modificar a palavra-chave e alterar a data de expiração. A cada consulta do serviço, será necessário informar a palavra-chave cadastrada para o aparelho e para o CPF.