MISSÃO E VISÃO
Um processo de coaching deve conter ferramentas com diferentes abordagens a fim de auxiliar o coachee a atingir o resultado desejado. Tais ferramentas podem ser de autoconhecimento, diagnóstico de cenários, tomada de decisão ou definição de propósitos. Uma das aplicações mais usadas para este propósito é a ferramenta de missão e visão.
Além de auxiliar a definir propósitos e objetivos, claros, tal ferramenta possui a função de ajudar nas futuras tomadas de decisão. Veja, a seguir, como cada uma funciona:
Missão
Grosso modo, a missão é sua razão de existir. A missão do coachee deve ser definida fazendo com que ele pense sobre a sua essência e o seu propósito de vida. Também pode ser pensada dentro dos fatores motivacionais que o levam a querer lutar por uma causa, uma mudança de vida, ou alguma conquista específica.
Para definir a missão do coachee em uma sessão, o profissional deve fazer as seguintes perguntas orientadoras:
Para que você acorda todos os dias?
Por que você deve lutar para conseguir o que quer?
Qual é a diferença que você quer fazer na sua própria vida?
Qual é a diferença que você quer promover na vida de outras pessoas?
Para quem você quer ser uma pessoa cada vez melhor?
Visão
A visão é a capacidade de discernimento, inteligencia e percepção. Trata-se do desejo para o futuro e por um período de tempo determinado. Esta etapa representa onde o indivíduo quer chegar, qual seu objetivo claro unico e definido. O coachee precisa ser realista ao definir sua visão, conseguindo enxergar, de fato, ao que se propõe.
Assim como para definir a missão, o coaching deve traçar as seguintes perguntas para definir a visão de seu orientado:
Quem você quer ser?
Onde você se enxerga no futuro?
Quais os recursos de que você precisa para chegar onde quer?
Quanto tempo você deve levar para alcançar a sua visão?
Importância destas ferramentas
A aplicação das ferramentas é muito importante para ajudar o coachee a definir os seus desejos e ambições de forma clara e específica. Mesmo que sejam consideradas uma forma de definição de propósitos, não deixam de ser ferramentas de autoconhecimento e motivação.
Isso porque o coachee conseguirá ver claramente o que deseja e o que se propôs a ser no futuro. Assim, poderá se imaginar alcançando seus objetivos, o que o deixará certamente mais motivado. O ideal é que a sessão para definição da missão e visão seja feita antes da ferramenta rota de ação.
Isso porque as duas são complementares e ajudam, efetivamente, na jornada do coachee rumo a conquista dos seus objetivos específicos.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Coaching
Faça o Curso completo grátis!!