Área do Aluno


ou



Modelagem e Corte de Peças

Durante a confecção de uma peça, existem diversas etapas a serem cumpridas antes do processo de costura. Dentre elas, temos a modelagem e o corte dos tecidos escolhidos para a construção de uma peça.

A modelagem é o que chamamos de interpretação de uma roupa disposta no papel. Ela consiste numa técnica que tem como objetivo transformar um desenho em uma peça física de molde. Ela pode ser realizada através de materiais como o papel, ou até mesmo através da utilização de softwares e do sistema computadorizado, como o realizado pelas grandes indústrias e ateliers da moda.

Imagem Interna

Ao idealizar uma peça, os profissionais da moda como os estilistas, designers ou costureiras realizam o esboço do projeto que será construído no processo de confecção. Dessa forma, é no momento da modelagem que os detalhes de cavas, tamanhos e colarinhos são definidos para que a peça encaixe perfeitamente no corpo. Mas não se preocupe! Todos esses aspectos serão elucidados a você nos próximos capítulos!

A partir do primeiro processo a peça é desmontada e planificada sobre uma folha de papel com alta gramatura. Dessa forma, o molde poderá ser utilizado várias vezes no encaixe de peças ocasionando na maior economia de tecido possível.

Além disso, também é realizado um processo onde as peças são graduadas, de forma a serem aumentadas ou diminuídas para atender os diversos manequins de roupas necessários gerando assim o tamanho das peças. Esse processo é o que chamamos de graduação de moldes.

Existem diversos tipos de moldagens, sendo alguns deles abordados a seguir:

Modelagem plana ou bidimensional

Consiste no desenho do molde em papel com todas as medidas retiradas para o encaixe correto das roupas. Para tal feito, são necessárias a utilização de técnicas geométricas e alguns cálculos matemáticos, considerando a anatomia humana para a confecção das peças tridimensionais.

Além disso, os moldes podem ser realizados em diferentes formas, sendo elas, manual, computadorizada, ou assistidas por computador. A forma manual é a mais antiga de todas, sendo o primeiro método de moldagem de roupas utilizado em todo o mundo. Entretanto, seja no modelo computadorizado ou manual, realizar a montagem de moldes bidimensionais é necessário seguir os seguintes passos:

  • Primeiro passo: Sobre o papel, é construída uma base bidimensional;
  • Segundo passo: A base é adaptada ao modelo desejado, possibilitando mudanças no desenho de acordo com as necessidades do modelo utilizado;
  • Terceiro passo: Com o molde pronto, chegou o momento de cortar e costurar a peça piloto;
  • Quarto passo: Em seguida, será analisada o caimento da peça no corpo, para saber se ela apresenta algum defeito e se o tecido, formas e volume estão de acordo com o objetivo.

A modelagem plana é um método amplamente utilizado na indústria por seu baixo custo de produção e maior capacidade de repetibilidade. Em empresas mais desenvolvidas, essas técnicas já são aplicadas a partir da utilização de computadores, com os softwares especializados.

Como funciona a modelagem bidimensional?

Todo o processo de moldagem inicia-se através da análise da tabela de medidas, dessa forma, é possível prever se determinado caimento, forma ou tecido será adequado para a construção da vestimenta, de acordo com a anatomia humana. Após a análise dos dados, o modelista faz uma transposição gráfica do desenho, figura ou peça para o papel em função da geometria espacial.

Imagem Interna

Caso seja observado algum defeito, ou se a peça piloto não estiver de acordo com o esperado, será preciso fazer uma correção no molde. Assim, a peça é refeita até que atinja o resultado ideal. Para evitar esse tipo de perda, são utilizadas ferramentas como réguas, curvas francesas, esquadros e outros instrumentos de medição. Dessa forma, fatores como volumes, detalhes de cavas e colarinhos, tipos de costuras, formas, medidas, e montagem são analisados e representados neste tipo de modelagem.

Quando utilizados modelos computadorizados, a tendência é reduzir a margem de erro na confecção dos moldes, visto que grande parte dos cálculos e dos processos artesanais poderão ser realizados de forma automática.

Entretanto, a utilização destas tecnologias também possui a capacidade de aumentar o valor do produto. Dessa forma, o seu processo de implementação deve ser pensado de acordo com a capacidade de produção de uma fábrica ou atelier.

Modelagem tridimensional

A modelagem tridimensional é um tipo de técnica muito utilizada pelos ateliers de alta-costura, devido a sua alta complexidade sendo produzida manualmente sobre manequins. É aplicada principalmente como forma de estimular o processo criativo dos designers no plano tridimensional, tendo como consequência a confecção de peças únicas a serem disponibilizadas pelos grandes ateliers ao redor do mundo.

No campo da modelagem tridimensional existe a utilização de construção da Moulage sobre o manequim. A técnica de moulage é o que permite que a roupa seja modelada sobre o manequim. Mas calma! para isso, primeiramente o boneco deve ser marcado com viés de cor específica, formando linhas guias sobre o manequim.

Entretanto, é importante ressaltar que devido a sua baixa capacidade de reprodução em alta velocidade, a modelagem tridimensional não é muito utilizada pelas grandes indústrias do setor têxtil. Porém, quando esta técnica é aplicada, pode ser utilizada para o aprimoramento da vestimenta, sendo logo em seguida, transformada para um molde bidimensional, para que assim, consiga ser reproduzido em larga escala.

Mas não precisa entrar em pânico! Você poderá perceber ao longo dos próximos capítulos que a modelagem tridimensional pode ser aplicada para a costura de diversas formas de modo a permitir um melhor acabamento do produto. Para isso, você precisará aprender não somente como moldar uma peça, mas também a como utilizar a tabela de medidas e a confeccionar uma peça piloto para o seu produto.


Este artigo pertence ao Curso de Básico de Corte e Costura

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados