Durante a confecção de uma peça, existem diversas etapas a serem cumpridas antes do processo de costura. Dentre elas, temos a modelagem dos tecidos.
A modelagem é a interpretação de uma roupa disposta no papel, transformando-a em uma peça física de molde. Ela pode ser realizada através de materiais como o papel, ou através da utilização de softwares e do sistema computadorizado, como o realizado pelas grandes indústrias de roupas.
Ao idealizar uma peça, os profissionais da moda como os estilistas, designers ou costureiras realizam o esboço do projeto que será construído no processo de confecção. Dessa forma, é no momento da modelagem que os detalhes de cavas, tamanhos e colarinhos são definidos para que a peça encaixe perfeitamente no corpo.
A partir do primeiro processo a peça é desmontada e planificada sobre uma folha de papel com alta gramatura. Dessa forma, o molde poderá ser utilizado várias vezes no encaixe de peças ocasionando na maior economia de tecido possível.
Além disso, também é realizado um processo onde as peças são graduadas, de forma a serem aumentadas ou diminuídas para atender os diversos manequins de roupas necessários gerando assim o tamanho das peças. Esse processo é o que chamamos de graduação de moldes.
Existem diversos tipos de moldagens, sendo alguns deles abordados a seguir:
Modelagem plana ou bidimensional
correto das roupas. Para tal feito, são necessárias a utilização de técnicas geométricas e alguns cálculos matemáticos, considerando a anatomia humana para a confecção das peças tridimensionais.
Além disso, os moldes podem ser realizados em diferentes formas, sendo elas, manual, computadorizada, ou assistidas por computador. A forma manual é a mais antiga de todas, sendo o primeiro método de moldagem de roupas utilizado em todo o mundo. Entretanto, seja no modelo computadorizado ou manual, realizar a montagem de moldes bidimensionais é necessário seguir os seguintes passos:
1. Sobre o papel, é construída uma base bidimensional;
2. A base é adaptada ao modelo desejado, possibilitando mudanças no desenho de acordo com as necessidades do modelo utilizado;
3. Com o molde pronto, chegou o momento de cortar e costurar a peça piloto;
4. Em seguida, será analisada o caimento da peça no corpo, para saber se ela apresenta algum defeito e se o tecido, formas e volume estão de acordo com o objetivo.
A modelagem plana é um método amplamente utilizado na indústria por seu baixo custo de produção e maior capacidade de repetibilidade. Em empresas mais desenvolvidas, essas técnicas já são aplicadas a partir da utilização de computadores, com softwares especializados.
Como funciona a modelagem bidimensional?
Todo o processo de moldagem inicia-se através da análise da tabela de medidas, dessa forma, é possível prever se determinado caimento, forma ou tecido será adequado para a construção da vestimenta, de acordo com a anatomia humana. Após a análise dos dados, o modelista faz uma transposição gráfica do desenho, figura ou peça para o papel em função da geometria espacial.
Caso seja observado algum defeito, ou se a peça piloto não estiver de acordo com o esperado, será preciso fazer uma correção no molde. Assim, a peça é refeita até que atinja o resultado ideal. Para evitar esse tipo de perda, são utilizadas ferramentas como réguas, curvas francesas, esquadros e outros instrumentos de medição. Dessa forma, fatores como volumes, detalhes de cavas e colarinhos, tipos de costuras, formas, medidas, e montagem são analisados e representados neste tipo de modelagem.
Quando utilizados modelos computadorizados, a tendência é reduzir a margem de erro na confecção dos moldes, visto que grande parte dos cálculos e dos processos artesanais poderão ser realizados de forma automática, a partir da utilização da tecnologia.
Modelagem tridimensional
A modelagem tridimensional é um tipo de técnica muito utilizada pelos ateliers de alta-costura, sendo produzida manualmente sobre manequins. É aplicada principalmente como forma de estimular o processo criativo dos designers no plano tridimensional, resultando assim na confecção de peças únicas a serem disponibilizadas no mercado.
Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda I
Baixe nosso App
Estude Offline, com o app poderá baixar o conteúdo.
Instalar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.