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Yosvanis Menocal Castillo
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Divina Neide Ferreira Braga
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Gilnei Francisco Velho
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Gilnei Francisco Velho

otimo curso

NATUREZA E POSSIBILIDADE DA TEOLOGIA


Reforçando o conceito de Teologia, temos se tratar da ciência de Deus e seu relacionamento com o homem, o mundo físico e espiritual. É a disciplina que apresenta uma formulação unificada da verdade de Deus conforme a revelação divina os expõe, aplicando tais verdades a todo aspecto da vida e do pensamento humano.


A Teologia trata de compreender e aprofundar nas verdades reveladas à luz da razão iluminada pela fé. Ou melhor, a poderíamos defini-la como a ciência em que a razão do crente, guiada pela fé teologal, se esforça para compreender melhor os mistérios revelados em si mesmos e em suas conseqüências para a existência humana.


O objeto de interesse da Teologia é centrado em Deus e na sua atividade salvadora em Cristo. É por definição uma ciência teocêntrica e trata a Deus sob a razão de deidade. Mas a Teologia não busca uma formulação da verdade divina em si mesma, mas sua exposição e desenvolvimento para os homens.


Deus é o ponto de referência de todos os temas da teologia que, por sua vez, não é um produto da imaginação humana. Ao analisarmos a natureza teológica, esbarramos na definição de doutrina, uma série de proposições relacionadas com certo tópico teológico, isto é, o ensino bíblico de um determinado assunto.


Portanto, a Teologia refere-se ao estudo da Escritura ou à formulação sistemática das doutrinas dessa. A doutrina verdadeiramente bíblica é autorizada e obrigatória, enquanto um sistema teológico é somente autorizado até onde ele reflita o ensino escriturístico. Um pré-requisito para construir um sistema teológico é provar que o conhecimento é possível.


Para melhor compreendermos a Teologia, é necessário diferenciá-la da Teodicéia, o  conjunto de conhecimentos que o homem pode chegar a ter de Deus sem ajuda da Revelação sobrenatural e se limita a estudar a existência, o ser e os atributos divinos. A ciência teológica estuda o ser de Deus, na medida em que pode ser alcançado.


Não se esquece nunca que Deus é um mistério, nem um objeto do qual se possa dar informação como dos outros seres. Que a Teologia é a ciência de Deus significa que tudo se trata nela principalmente desde o ponto de vista divino. A distinção tradicional é a seguinte:


1) Objeto material – é a realidade da que propriamente se ocupa a Teologia. O objeto é Deus e todas as realidades por Ele criadas e governadas por seu desígnio salvador. O objeto material primário ou principal é Deus e o objeto secundário são todas as coisas criadas enquanto ordenadas a Deus.


2) Objeto formal, indica o ponto de vista. Um é o objeto formal “quod”: o que é próprio de Deus. “Deus sub ratione Deitatis” e o objeto formal “quo” designa a luz intelectual sob a que o objeto é considerado. Neste caso, a razão iluminada ou guiada pela fé.


Dizemos que às verdades da Revelação podemos aproximarmos através da fé, enquanto que os conteúdos da Revelação são críveis (ut credibilia); e por meio da Teologia enquanto essas verdades reveladas são inteligíveis (ut intelligibilia), como susceptíveis  de uma compreensão cada vez maior.

Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia

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