Área do Aluno


ou



Necessidades Físicas de uma Criança Durante os Primeiros Anos‎

‎Durante os primeiros cinco anos, as crianças crescem e se desenvolvem a um ritmo que nunca será igualado mais tarde na vida. ‎

‎Esses primeiros anos são cruciais e o impacto das experiências precoces das crianças em seu desenvolvimento total mostra o quão necessário é atender às suas necessidades como bebês, crianças e pré-escolares.‎ 

‎1. Afeto‎

‎As crianças precisam de toque físico e afeto para crescer. O toque é importante para o desenvolvimento mental, ‎‎emocional‎‎ e físico de uma criança‎‎.‎

‎Muitos estudos têm demonstrado que os bebês precisam de toque físico para prosperar. Molda o desenvolvimento cerebral deles. 

‎Crianças que não recebem contato humano suficiente muitas vezes não conseguem prosperar e sofrem com atrasos no desenvolvimento e problemas de saúde. 

‎Os bebês precisam de muito contato físico desde o nascimento na forma de serem massageados, mantidos pele-a-pele, pegos, abraçados etc.‎

‎2. Nutrição‎

‎A nutrição é um fator vital no desenvolvimento da criança, juntamente com genes e ‎‎meio ambiente‎.
Pesquisas mostram que a nutrição está ligada à saúde e ao desempenho acadêmico nos primeiros anos. 

‎Ele influencia o desenvolvimento cerebral, o comportamento e o tempo de atenção e pode reduzir o risco de doenças captadas mais tarde na vida.

‎As crianças também lutam para se manter e se concentrar na escola se não comeram um café da manhã nutritivo.‎

‎3. Segurança‎

‎As crianças precisam de um ambiente fisicamente seguro e que elas precisem de espaços em que possam explorar livremente sem qualquer perigo.‎

‎Aqui estão alguns exemplos de medidas de segurança que devem ser colocadas em prática:‎

    • Substâncias perigosas, como materiais de limpeza e medicamentos, devem ser colocadas fora de alcance
    • ‎Pontos de plugue elétrico devem ter tampas de segurança‎
      • ‎Use portões de escada para crianças‎
      • ‎Piscinas devem ter cerca ou cobertura‎
      • ‎Objetos perigosos devem ser trancados

      As crianças também precisam de supervisão de adultos durante seus primeiros anos. Mesmo as crianças mais velhas que querem ‎‎brincar de forma independente‎‎ ou com irmãos e amigos ainda se sentem mais seguras sabendo que um adulto está por perto.‎

      ‎4. Saúde e Higiene‎

      ‎As crianças precisam ter acesso a cuidados médicos básicos, como fazer check-ups regulares no dentista e poder consultar um médico ou especialista, se necessário.‎

      ‎Os bebês precisam de visitas regulares que irá monitorar marcos e desenvolvimento saudável, e fazer exames básicos de saúde. ‎

      ‎Também precisam de intervenção, sempre que possível, no caso de defeitos físicos de nascimento, defeitos visuais e auditivos etc.‎

      ‎As crianças também precisam de um ambiente higiênico, incluindo água para lavar e limpar roupas para usar. 

      ‎5. Estimulação sensorial‎

      ‎Para desenvolver o cérebro plenamente, as crianças devem ter estimulação sensorial adequada. ‎

      ‎Os 5 sentidos básicos – ‎‎sabor, toque, ‎‎visão‎‎, olfato e audição‎‎ – assim como ‎‎propriocepção‎‎ ‎‎e o ‎‎sistema vestibular‎‎ devem ser bem desenvolvidos durante os primeiros anos.‎
      As crianças aprendem tudo através de seus sentidos e, portanto, requerem estimulação sensorial constante. Aqui está uma explicação de ‎‎como os sentidos das crianças se desenvolvem‎‎ e como os pais podem ajudar nesse desenvolvimento.‎

      ‎6. Um Lar ‎

      ‎Além da necessidade de abrigo e calor, as crianças precisam de um lugar que os abrigue. Este é um lugar onde eles podem se sentir seguros e encontrar conforto, pois é uma constante em suas vidas‎‎.‎

      ‎Um lar deve ser pacífico, organizado e higiênico. ‎

      ‎7. Materiais Educativos‎

      ‎As crianças que não têm acesso a brinquedos básicos, formativos e equipamentos educacionais desenvolvem-se de forma mais lenta e não recebem estimulação adequada.‎

      ‎Brinquedos educativos‎‎ não precisam ser caros e muitos produtos de resíduo podem ser reciclados para fazer seus próprios materiais.‎

      ‎8. Descanso

      ‎O sono é crucial para o desenvolvimento saudável e para permitir que as crianças se concentrem e participem de forma ideal durante a brincadeira ou na escola. ‎

      ‎As crianças precisam de uma rotina sólida em casa que envolva uma hora de dormir previsível e, dependendo da idade, cochilos diurnos adequados.‎

      ‎9. Jogar ‎

      O jogo é a atividade mais importante durante os primeiros 6 anos. ‎

      ‎Para brincar, as crianças precisam de ‎‎tempo ‎‎e ‎‎espaço‎‎. ‎As crianças precisam brincar por grandes períodos todos os dias para se desenvolver e crescer. Se grande parte do seu tempo livre é ocupado pelo tempo de tela, aulas extras e atividades planejadas para adultos, geralmente é às custas do tempo de jogo.‎

      Eles também precisam do espaço – dentro e fora – para se engajar em ‎‎brincadeiras gratuitas‎‎,‎‎ obter muito ar fresco, experimentar e aprender sobre seu mundo.

      ‎10. Movimento Regular‎

      ‎Corpos saudáveis precisam de movimento regular. Não só o movimento ajuda na concentração e aprendizado, mas também é como as crianças desenvolvem suas ‎‎ habilidades ‎‎motoras brutas ‎‎e ‎‎motoras finas‎‎.‎

      ‎As crianças precisam se exercitar e mover seus corpos continuamente, o que geralmente fazem através do brincar. Dar tempo para jogar, assim como esportes ou outras atividades é uma necessidade física crucial.‎

      ‎11. Independência‎

      ‎As crianças precisam de uma boa quantidade de independência e liberdade para se desenvolverem bem.
      ‎Eles precisam da liberdade para se mover, brincar, explorar e exercer sua crescente independência, sem serem excessivamente restritos e controlados.‎

      ‎Eles também precisam aprender tarefas de autocuidado, como limpar e vestir-se, alimentar-se e cuidar de suas necessidades físicas gerais.‎

      Você sabe que ama a criança e a criança sabe que eles são amados. Quando a maioria das necessidades abaixo são atendidas com mais frequência do que não, é provável que a criança se sinta amado e seguro.

      A paternidade pacífica é um modelo de paternidade que não é autoritário ou permissivo, mas tem como objetivo apoiar os pais a guiar as crianças com uma consideração de seus sentimentos e das necessidades não atendidas que impulsionam o comportamento de uma criança. Identificar e atender as necessidades ajuda as crianças a se sentirem mais assentadas, menos estressadas e permite que elas retornem a um estado mais calmo e equilibrado.

      Esta lista de verificação de necessidades emocionais pode ajudar os cuidadores e pais a identificar o que pode estar faltando e o que é necessário para a criança quando o comportamento das crianças mostra que eles estão desequilibrados.

      Todas as crianças são boas crianças fazendo o seu melhor e refletindo o ambiente de sua família e refletindo a imagem de si mesmas que estão recebendo. Pode muito bem haver pequenos passos que você pode dar para atender a essas necessidades hoje. Todas as crianças têm seus altos e baixos todos os dias, seus momentos felizes e tristes. "Feliz, confiante e cooperativo" relaciona-se com como uma criança se sente em um determinado momento, em vez de sempre. No entanto, quando muitas das necessidades de uma criança são atendidas, elas geralmente estão menos estressadas, e geralmente mais felizes, mais confiantes e, portanto, mais cooperativas mais do tempo.

      Crianças felizes, confiantes, cooperativas em geral:

        Sentem-se seguras.

        • Sentem-se amadas e queridas.
        • Sentem-se respeitadas e valorizadas 
        • Sentem-se encorajadas e apoiadas 
        • Podem expressar suas necessidades de ajuda, atenção e apoio sem medo.
        • São apoiadas a expressar seus fortes sentimentos 
        • Não têm medo de cometer erros.
        • São livres para aprender em seu próprio ritmo.
        • São protegidos contra exposição excessiva à TV, computadores, telas e particularmente protegidos contra temas adultos.
        • Estão protegidos contra abuso sexual. 
        • Vivem em uma família emocionalmente responsável, saudável e madura - onde a integridade é valorizada e habilidades de comunicação saudáveis são praticadas.
        • Têm modelos saudáveis e maduros para aspirar. Crianças precisam de heróis da vida real!
        • Sentem-se orgulhosos e conectados à sua identidade, família e cultura.
        • Sentam-se confiantes de que os conflitos podem ser trabalhados e aprendidos juntos.
        Se o comportamento da criança for agressivo, caótico, hiperativo, retirado ou de outra forma problemático regularmente, para a criança neurotípica, isso será sintomático de algumas necessidades não atendidas. 

        Comportamento extremamente desequilibrado pode, naturalmente, também ser indicativo de problemas de saúde ou de a criança ter condições neurológicas que precisam ser avaliadas. Pode haver muitas influências variadas sobre a criança que afetam sua saúde, equilíbrio, bem-estar e capacidade de enfrentamento. 

        E, de fato, quando uma criança tem um problema neurológico, de saúde mental ou de saúde física, torna-se ainda mais importante que seu estresse seja reduzido atendendo ao maior número possível de necessidades.


        Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Infantil

        Faça o Curso completo grátis!!
        Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados