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Noções de Nutrição e Dietética Infantil

Sua influência como provedor de cuidados infantis é muito importante. As crianças passam grande parte do seu dia sob seu cuidado. Crianças em atendimento por mais de seis horas recebem pelo menos metade de sua alimentação diária de você! Você tem a oportunidade de moldar hábitos alimentares das crianças para serem o mais saudáveis ​​possível.

Você pode fazer isso modelando uma alimentação saudável hábitos alimentares, ter uma atitude saudável em relação à alimentação e fornecer refeições e lanches saudáveis.

Este capítulo destina-se a ajudá-lo a planejar menus nutritivos que forneçam vitaminas, minerais e energia importantes para crianças em crescimento.

A importância da alimentação saudável para bebês e pré-escolares

Comida é mais do que apenas algo para comer! A alimentação é importante para as crianças porque:

  • As crianças crescem e se desenvolvem mais rapidamente durante os primeiros três anos do que em qualquer outro momento da vida.
  • À medida que as crianças aprendem a se alimentar, elas desenvolvem habilidades motoras.
  • Comer alimentos oferece oportunidades de aprendizado. De onde vem a comida? Como é feito?
  • Variedade é o tempero da vida! As crianças pequenas são curiosas e querem experimentar novos alimentos. Estudos mostram que as crianças que experimentaram uma variedade de sabores, texturas e cores de alimentos quando são jovens, comem melhor e são mais bem nutridas.
  • As refeições oferecem uma boa oportunidade para as crianças se comunicarem em um ambiente familiar e proporcionarem prazer e satisfação para as crianças em um ambiente descontraído.
  • Bons hábitos alimentares adquiridos nos primeiros anos podem durar a vida toda.

Cuidados iniciais

Alguns pré-requisitos que o cuidador deve cobrar dos pais antes de planejar a alimentação dos pequenos sobre seus cuidados são:

  • Os pais devem fornecer instruções de alimentação por escrito para as crianças.
  • Os pais devem fornecer instruções escritas para todas as crianças com necessidades alimentares especiais.
  • Alimentos ou bebidas fornecidos pelos pais devem ser claramente rotulados com o nome da criança.
  • Alimentos ou bebidas devem ser armazenados de forma a maximizar seu valor nutritivo e minimizar o risco de contaminação ou deterioração.
  • Uma lista de crianças com alergias ou restrições alimentares e as especificidades da alergia ou restrição devem ser fornecidas.

Regras especiais de alimentação para seis - 24 meses

As seguintes recomendações nutricionais são destinadas a crianças de seis a 24 meses de idade:

  • Apoiar a amamentação por até dois anos ou mais com alimentação.
  • Introduzir carne rica em ferro, alternativas à carne e cereais fortificados com ferro como a alimentos complementares. Progresso para introduzir uma variedade de outros alimentos nutritivos.
  • Oferecer uma variedade de texturas a partir dos seis meses de idade (por exemplo, grumosa, amassada, moída, picada, purê).
  • Ofereça salgadinhos para estimular a auto alimentação.
  • As crianças mais novas devem ser alimentadas à vontade, com base nos seus sinais de fome e saciedade. A partir de um ano de idade, as crianças devem começar a seguir um horário regular de refeições e lanches.
  • Incentive as crianças a usarem um copo aberto.
  • Espere para introduzir o leite de vaca homogeneizado até que as crianças tenham pelo menos nove a 12 meses de idade e comam uma variedade de alimentos ricos em ferro.
  • Não sirva mel (cozido e cru) para crianças menores de um ano.
  • Sempre supervisione as crianças ao comer e beber. Elas devem estar sentadas eretas e livres de distrações.

Regras gerais de alimentação para 24 meses em diante

As refeições devem incluir uma variedade de alimentos de todos os quatro grupos de alimentos com dois tipos diferentes de legumes ou frutas oferecidos. Cada refeição deve incluir:

  • 2 vegetais ou frutas diferentes
  • 1 produto de grão
  • 1 leite e alternativa
  • 1 carne e alternativa

Se uma criança estiver presente na creche ou em casa durante a hora da refeição, uma refeição deve ser servida. Crianças que estiverem presentes por mais de seis horas devem ser oferecidos dois lanches além das refeições.

Os lanches devem incluir alimentos de pelo menos dois dos quatro grupos de alimentos. Se mais de um lanche for oferecido por dia, alterne os grupos de alimentos oferecidos em cada lanche. Inclua alimentos do vegetal e Grupo de alimentos Frutas em pelo menos um lanche por dia. Sirva lanches pelo menos duas horas antes das refeições.

* Crianças entre um e dois anos também podem seguir essas recomendações.

A água potável deve estar sempre disponível.

Porções para crianças

Como cuidador infantil, você deve oferecer alimentos em porções de tamanho infantil na refeição principal e nos lanches.

Oferecer pequenas porções permitirá que as crianças sintam que podem administrar sua comida, tornando-as mais propensos a comê-lo.

As porções podem ser divididas em quantidades menores e servidas em todo o dia. Por exemplo, metade de uma porção de vegetais ou frutas pode ser servida em dois lanches diferentes para adicionar até uma porção completa. O tamanho da porção geralmente aumenta com a idade da criança.

Ofereça porções de tamanho infantil e tenha porções extras disponíveis. Deixe a criança decidir se ainda está com fome, e pedir mais se eles querem mais. Às vezes as crianças comem pouco, às vezes muito. Este é normal. As crianças sabem melhor o quanto precisam comer.

Crianças diferentes precisam de quantidades diferentes de alimentos, dependendo de coisas como idade, tamanho do corpo, nível de atividade, taxa de crescimento e apetite.

Cuidadores e crianças têm “trabalhos” diferentes na hora das refeições. As lutas acontecem quando se tenta fazer o “trabalho” do outro. Como uma criança é alimentada é tão importante quanto o que uma criança é alimentada.

Não é trabalho do cuidador “fazer uma criança comer”. É normal que as crianças fiquem com muita fome alguns dias e não com fome em outros dias. Não há problema em uma criança pular uma refeição ou lanche de vez em quando.

Os cuidadores podem definir:

  • O QUE comer – Escolhendo quais são os alimentos oferecidos. Uma criança pode ter entrada, mas cuidador estabelece limites e evita ser um cozinheiro de curto prazo.
  • QUANDO comer – Ter um horário de refeições e lanches regulares, três refeições com lanches entre distribuídos ao longo do dia.
  • ONDE comer – Fazendo a hora das refeições agradável, comendo juntos como um grupo em à mesa, removendo distrações (por exemplo, brinquedos, livros). Trabalhos da criança:
  • QUANTO – As crianças sabem como muito para comer quando eles são permitidos para ouvir seus sinais internos de fome e plenitude.
  • SE comer - As crianças vão comer. O que eles comem ao longo do tempo, e não em uma determinada refeição ou lanche, é mais importante.

Ofereça refeições e lanches em horários consistentes todos os dias para que a criança saiba que pode contar sua próxima hora de comer.

Ofereça uma variedade de alimentos saudáveis ​​em cada refeição e lanche, experimentando diferentes sabores, texturas e combinações de alimentos.

Ofereça às crianças a escolha dos alimentos preparados, mas evite cozinhar algo diferente porque a criança exige. Informe a criança que o que é servido é a única opção.

Nunca force uma criança a comer ou puna-a por não comer. Isso cria sentimentos negativos associados à comida.

Ofereça novos alimentos com abordagem neutra. As crianças podem precisar ver um novo alimento 10-15 vezes antes de aceitarem.

Evite usar comida como recompensa, punição ou suborno. Saiba que uma criança não passa fome por si mesma. Eles podem perder as refeições e lanches, mas eles não vão fazer isso por tempo suficiente para causar graves desnutrição.

Entenda que os desafios da alimentação só vão melhorar quando uma criança sabe que seu cuidador não tenta controlar quanto ou se eles comem.

Faça os horários das refeições e lanches agradáveis minimizando distrações como as telas, brinquedos ou livros.

Certifique-se de que as crianças tenham hora de comer. Deixe 20-30 minutos para refeições e 15 minutos para lanches.

Envolva as crianças no ato de preparar e cozinhar alimentos, e limpeza quando possível.

Cuidados especiais

As crianças que são pressionadas a comer geralmente comem menos. Respeite suas sugestões internas de fome e plenitude,

evitando esses tipos de comentários:

  • “Apenas dê mais uma mordida.”
  • “Sem sobremesa até que você coma sua carne.”
  • “Bom menino. Você comeu todas as suas ervilhas.”
  • “Chega de pão até que você coma alguns vegetais.”
  • “Termine seu leite. É bom para você."

Planejamento de cardápio 

Use um modelo de planejamento de menu para registrar os menus da semana. Siga estes nove passos para um planejamento fácil do menu:

1. Selecione a carne ou alternativa para cada dia da semana (refeição principal)

  • Escolha uma carne ou alternativa diferente para cada dia: carne bovina, suína, peixe, aves, feijão cozido, ervilhas, lentilhas e ovos.
  • Considere servir peixe duas vezes por semana.
  • Escolha carnes magras e alternativas preparadas com pouca ou nenhuma adição de gordura ou sal.
  • Sirva alternativas de carne (por exemplo, tofu, grão de bico, lentilha, feijão etc.) pelo menos uma vez por semana.

2. Selecione um vegetal para cada dia da semana (refeição principal)

  • Forneça pelo menos um verde escuro (por exemplo, brócolis, ervilha ou feijão verde, espinafre, alface romana) e um vegetal de laranja por dia (por exemplo, cenoura, batata-doce, abóbora).
  • Escolha vegetais preparados com pouca ou nenhuma adição de gordura, açúcar ou sal.
  • Inclua uma variedade de vegetais cozidos e crus ao longo da semana.
  • Use diferentes texturas e formas, como ralado, picado, amassado, fatiado, em cubos, palitos, cunhas. Sirva uma variedade de vegetais em várias cores.
3. Selecione mais um vegetal ou fruta para cada dia da semana (refeição principal)

  • Sirva frutas preparadas com pouca ou nenhuma adição de gordura, açúcar ou sal.
  • Escolha frutas inteiras com mais frequência do que sucos de frutas.
  • O suco de frutas deve ser limitado a 125 mL (1/2 xícara) por dia. Evite 'ponches' de frutas, 'bebidas', ‘bebidas’, refrigerantes, bebidas esportivas e energéticas. Escolha apenas 100% suco de frutas.
  • Legumes e frutas congelados e enlatados são opções saudáveis ​​e econômicas. Escolher frutas congeladas sem açúcar e frutas embaladas em água ou suco em vez de xarope. Escolha vegetais enlatados com baixo teor de sódio e escorra e lave os vegetais enlatados antes de usá-los.
  • Sempre que possível, sirva vegetais e frutas da estação e cultivados localmente. Se sua instalação tem espaço no freezer, compre produtos sazonais extras e congele para uso posterior.
4. Selecione um produto de grãos para cada dia da semana (refeição principal)

  • Sirva produtos integrais na maior parte do tempo. Exemplos incluem pães integrais, massas de grãos e arroz integral.
  • Inclua uma variedade de produtos de grãos, como massas, arroz, cevada, cuscuz, bagels, pitas, tortilhas, pão de centeio, aveia e quinoa.
  • Escolha produtos de grãos com menos gordura, açúcar e sal e mais fibras.
5. Selecione o leite ou um produto lácteo para cada dia da semana (refeição principal)

  • Sirva 1% ou 2% de leite por dia para crianças de dois anos ou mais. Sirva leite materno ou integral (3,25%) para crianças menores de dois anos.
  • Sirva leite no almoço e pelo menos um lanche.
  • Sirva produtos lácteos, como iogurte, pudim de leite e queijo para lanches ou sobremesas.
  • Inclua produtos lácteos como ingredientes em sopas e smoothies.

6. Planeje lanches da manhã e da tarde para complementar as refeições

  • Selecione lanches dos quatro grupos de alimentos.
  • Ofereça alimentos de pelo menos dois grupos alimentares em cada lanche. Incluir alimentos do Vegetal e Grupo de alimentos de frutas em pelo menos um lanche por dia.
  • Escolha lanches com baixo teor de açúcar adicionado e que não grudem nos dentes.
  • Mantenha o tamanho das porções pequeno.
  • Sirva lanches cerca de duas horas antes da próxima refeição.
7. Se você oferecer uma sobremesa, escolha-a em um dos quatro grupos de alimentos

  • Não é necessário planejar sobremesas como bolo ou biscoitos.
  • Algumas ideias de sobremesas nutritivas são crocantes de frutas caseiras, frutas frescas, iogurte, pudim de leite, frutas enlatadas em suco e biscoitos caseiros de aveia.
8. Inclua algumas gorduras e óleos saudáveis

As crianças precisam de algumas gorduras saudáveis ​​para ajudá-las a crescer. Alguns exemplos de gorduras e óleos saudáveis ​​são:

  • Óleo vegetal (por exemplo, canola, azeitona, soja)
  • Margarinas moles feitas de óleo não hidrogenado
  • Maionese
  • Molhos para salada
  • Abacate
Limite ou evite usar essas gorduras não saudáveis:

  • Margarina dura
  • Banha
  • Manteiga
9. Verifique seu cardápio

Adicione uma marca de seleção na caixa para cada requisito atendido e faça um checklist do seu cardápio, fazendo alterações quando sentir necessidade. 

Diretrizes Adicionais de Planejamento de Menu

  • Use pelo menos um ciclo de menu de três ou quatro semanas.
  • Planeje refeições e lanches extras para crianças que passam mais de seis horas sob seus cuidados.
  • Assegurar que equipamentos, funcionários e tempo adequados estejam disponíveis para preparar refeições e lanches.
  • Mantenha as refeições e lanches bastante simples; as crianças preferem assim.
  • Introduza pelo menos um novo alimento durante o ciclo do menu. Incentive as crianças a experimentá-los; não os force a fazê-lo.
  • Tente não permitir que suas preferências alimentares pessoais restrinjam as escolhas do menu. As crianças podem desfrutar de alimentos que você não gosta.
  • Dê às crianças 20-30 minutos para desfrutar das refeições e 15 minutos para os lanches.
  • Forneça lanches e refeições em uma área designada onde as crianças possam sentar e comer sem distração.
  • Peça às crianças que se sirvam com talheres apropriados. Ofereça segundas porções para quem quer mais.
  • Deixe cerca de duas horas entre o final do lanche e o início da refeição.
  • Decida o que, quando e onde a comida é servida. Permita que a criança decida quanto comer e quer comer.
  • Lembre-se de que as crianças captam comentários, gestos e atitudes em relação à comida.
  • Faça as crianças aprenderem sobre alimentação saudável diariamente.
  • Envolva as crianças na preparação de lanches e refeições quando possível.
  • Dê às famílias a oportunidade de contribuir com o planejamento do cardápio.
  • Incentivar a continuação do aleitamento materno sempre que possível.
  • Remova quaisquer referências a empresas de fórmulas infantis e/ou empresas de fast food.
  • Sirva opções saudáveis ​​de comida e bebida em todos os eventos especiais.
  • Não use alimentos (nutritivos ou não) como recompensa ou punição.
  • Permitir substituições para crianças com alergias e dietas especiais ou incentivar os pais a fornecer seus próprios substitutos.
  • Cultive alguns de seus próprios vegetais no local. Envolva as crianças na seleção, plantio e cuidado para uma variedade de legumes e frutas. Cenoura, feijão, tomate, pepino, abóbora e as abóboras crescem bem e provavelmente serão apreciadas pelas crianças.
  • Compre alimentos cultivados ou criados localmente, quando disponíveis.
  • Celebre culturas diferentes introduzindo escolhas alimentares variadas que representam a etnia diversidade. Envolva os pais para ajudá-lo a identificar escolhas.
Cuidados com asfixia

Asfixia é um perigo para as crianças, especialmente aquelas com menos de quatro anos de idade.
Os alimentos que mais frequentemente causam asfixia são:

  •  redondo ou cilíndrico (pedaços de cachorro-quente, uvas inteiras)
  • duro e difícil de mastigar (nozes, palitos de cenoura crus, balas duras)
  • pegajoso (doce de caramelo, manteiga de amendoim)
  • difícil de controlar na boca (uvas inteiras)
  • alimentos mastigáveis ​​ou fibrosos (carne).
  • pipoca, balas duras, chicletes, marshmallows, passas, nozes, sementes, peixes com espinhas e salgadinhos com palitos/ espetos.
Como tornar os alimentos mais seguros

  • Fatie alimentos redondos ou cilíndricos no sentido do comprimento (por exemplo, uvas, cachorros-quentes).
  • Rale ou cozinhe vegetais ou frutas cruas (por exemplo, cenouras, maçãs).
  • Descasque as frutas e retire os caroços e sementes.
  • Espalhe alimentos pegajosos como manteiga de amendoim no pão ou bolachas.
  • Pique ou rale a carne fibrosa e adicione um caldo para umedecer.
Para evitar asfixia, os prestadores de cuidados infantis devem:

  • Conheça as habilidades de mastigação e deglutição da criança.
  • Corte os alimentos em pedaços pequenos.
  • Identifique alimentos potencialmente perigosos, por exemplo. uvas, nozes.
  • Certifique-se de que a criança esteja sentada ereta enquanto come.
  • Supervisione a criança enquanto come.
  • Desencoraje falar enquanto come.
  • Remova as distrações enquanto come, por exemplo, brinquedos, livros, TV
Alergia alimentar

Uma alergia alimentar é uma das razões pelas quais uma criança pode estar em uma dieta restrita. Alimentos que geralmente causam reações alérgicas são leite de vaca, nozes, manteiga de amendoim, ovos, peixe ou marisco. A reação ocorre após comer o alimento problemático – imediatamente ou várias horas depois. A gravidade da reação varia de pessoa para pessoa.

Se uma criança tiver alergia alimentar, seriam necessárias restrições alimentares especiais para reduzir sua exposição a um alimento alergênico. O objetivo é proteger a criança com o mínimo de restrição para outras crianças.

Cuidadores que têm uma criança com alergia alimentar precisam discutir as opções de planejamento do cardápio com os pais e um profissional de saúde para determinar quais medidas devem ser tomadas para reduzir exposição ao alimento alergênico.

Os passos que você pode tomar para ajudar uma criança com alergia alimentar são:

  • Desenvolva um plano alimentar com os pais ou responsáveis ​​para atender às necessidades dietéticas especiais da criança
  • Informe outras crianças e seus pais sobre a necessidade de modificar o cardápio para reduzir exposição ao alimento alergênico.
  • Esteja ciente dos tipos de alimentos que a criança deve evitar.
  • Certifique-se de informar os pais ou responsáveis ​​se vir qualquer evidência de reações à comida.
  • Informe a família da criança com alergia alimentar dos próximos planos de menu para deixá-los saber quais novos alimentos serão introduzidos. Isso é especialmente importante para bebês e crianças pequenas como eles estão sendo introduzidos a certos alimentos pela primeira vez. Se você está em dúvida sobre alguma comida, não sirva a uma criança com alergia.
  • Sempre leia as listas de ingredientes nas embalagens e verifique o conteúdo dos alimentos a granel com frequência base, uma vez que as empresas podem alterar os ingredientes de seus produtos. O melhor é ler a lista de ingredientes cada vez que o item é comprado.
  • Para ser seguro, como método de evitar uma reação alérgica, desencoraje os pais de fornecer guloseimas “caseiras”. É melhor que uma creche prepare seu próprio bolo de aniversário ou mimos para um evento especial.
  • Ensine todas as crianças a não compartilharem seus almoços, talheres e recipientes.
  • Revise o uso de alimentos em artesanato ou atividades que envolvam tocar os alimentos.
  • Assegurar a lavagem regular das mãos, pois isso é necessário para evitar a contaminação cruzada quando os alimentos são preparados e consumidos.
  • Lave todas as superfícies, como mesas ou brinquedos, que possam ter entrado em contato com alimentos problemáticos.
  • Informar todos os funcionários, voluntários e pais sobre crianças em risco de reações, os sintomas comuns e o protocolo de emergência.


Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Infantil

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