Entrar/Criar Conta
O mercado do Bitcoin é seguro?
O Bitcoin e outras criptomoedas estão constantemente fazendo a notícia por seus preços voláteis. Mas você sabia que o Bitcoin é realmente mais seguro do que alguns sistemas financeiros?
A tecnologia Bitcoin é mais segura porque é construída sobre tecnologia segura: o blockchain. O Bitcoin também é criptográfico, público, descentralizado e sem permissão. Como investimento, porém, o Bitcoin pode não ser seguro devido à volatilidade do mercado. Isso se deve a alguns principais fatores, vamos conhecê-los:
O Bitcoin usa criptografia segura
Como o Bitcoin é seguro? O Bitcoin é apoiado por um sistema especial chamado blockchain. Comparado com outras soluções financeiras, o blockchain é uma tecnologia aprimorada que conta com conceitos essenciais seguros e criptografia.
O Blockchain usa voluntários — muitos deles — para assinar hashes que validam transações na rede Bitcoin usando criptografia. Este sistema faz com que as transações sejam geralmente irreversíveis, e a segurança dos dados do Bitcoin é forte.
O Bitcoin é público
Embora ser público possa não parecer mais seguro, a transparência contábil do Bitcoin significa que todas as transações estão disponíveis ao público, mesmo que as pessoas envolvidas sejam anônimas. Isso torna muito difícil enganar ou enganar o sistema.
Com todos os dados disponíveis publicamente, não há nada para os maus atores "invadirem" e verem — todas as transações são públicas para todos.
Compare isso com as violações de dados comuns das empresas tradicionais, e o Bitcoin começa a soar muito mais seguro. Quando você compra ou vende bitcoin, você não adiciona nenhuma informação pessoal ao blockchain, como suas senhas, números de cartão de crédito ou seu endereço físico, então não há nada para vazar.
O Bitcoin é descentralizado
A rede distribuída do Bitcoin tem mais de dez mil nós em todo o mundo que acompanham todas as transações que acontecem no sistema. Esse grande número de nós garante que se algo acontecer com um dos servidores ou nós, outros podem pegar a folga.
Também significa que tentar invadir um dos servidores é inútil. Não há nada lá que possa ser roubado que os outros nós e servidores não poderiam impedir, a menos que se controlasse 51% dos nós - o que não é impossível, mas extremamente improvável.
O Bitcoin não requer permissões
Ser público e descentralizado significa muito pouco se você tiver que ser permitido entrar por alguma autoridade. Sem órgão regulador, o Bitcoin está aberto a todos. Sua falta de permissões mantém o Bitcoin aberto e justo para todos.