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O FINAL DA ERA DA IGREJA
Como vimos, a Escatologia trata do período compreendido como “os últimos dias” que, de fato, não ocorrerão de uma vez só. Isso significa que alguns eventos serão percebidos ao longo da história até que a Igreja seja, de fato, arrebatada. Vejamos quais são aqueles considerados por tal corrente de estudos:
a) O aumento da apostasia:
Como principais características desse período, podemos destacar a negação das doutrinas de Trindade, encarnação de Cristo e sua volta; além do estilo de vida compatível com a apostasia, ou abandono da fé.
b) Preparação para a Igreja ecumênica:
Ao que tudo indica, será criado um sistema religioso unificado, também conhecido como Grande Babilônia. Suas principais características serão:
abrangência mundial (Ap 17.15);
infidelidade ao Senhor e à verdade (note-se o termo "meretriz" em Ap 17.1,5,15,16);
promoção de grandes alianças políticas (Ap 17.12,13);
perseguição contra os santos da tribulação (Ap 17.6).
c) guerras, catástrofes e aparecimento dos falsos profetas:
Esse assunto foi mencionado na unidade anterior, mas é interessante retomá-lo. Até o início da Grande Tribulação, a Igreja acompanhará o surgimento de homens que dizem ser o próprio Cristo, assim como falsos profetas. Além disso, a humanidade padecerá com guerras e ameaças de conflitos internacionais.
Eventos catastróficos naturais como terremotos, doenças e fomes também aparecerão como grandes males.
d) perseguição da Igreja:
A igreja de Cristo será odiada pelo mundo e seus componentes poderão ser perseguidos até a morte em muitas partes do mundo.
O arrebatamento
No sentido escatológico, arrebatamento significa extrair, desarraigar um povo deste mundo e elevá-lo à presença de Cristo nas alturas. Há ainda outros conceitos aplicados à palavra, como retirada surpreendente ou tomar de surpresa. Segundo Coríntios, o momento do arrebatamento será algo surpreendente e jamais visto.
Uma de suas passagens diz que “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta...” um grande número de pessoas serão subtraídas repentinamente da terra, causando grande alvoroço e transtorno. Muitos ficarão confusos, catástrofes, acidentes, pânico, desespero e gritarias ocorrerão em decorrência do sumiço em massa.
No entanto, consta que será um momento há muito esperado pela Igreja, tendo em vista que significará a volta e Jesus Cristo para levá-la para a vida eterna nos céus. De qualquer forma, temos como símbolos do arrebatamento:
Noé foi poupado por Deus de uma geração inteira - (Gn 7:1-5;13 / 2 Pe 2:5) Nos evangelhos Jesus mostra Noé como exemplo (símbolo) para sua vinda gloriosa (Mt 24:36-39).
Deus poupou Ló - (Gn 19:14-17 / 2 Pe 2:7-9) Em 2Pedro 2.6-9 Ló é chamado homem justo. Esse comentário divino lança luz sobre Gênesis 19.22, quando o anjo buscou apressar a partida de Ló com as palavras "Apressa-te, refugia-te nela; pois nada posso fazer, enquanto não tiveres chegado lá". Se a presença de um homem justo impedia o derramamento do juízo merecido sobre a cidade de Sodoma, quanto mais a presença da igreja na terra impedirá o derramamento da ira divina até sua retirada.
Elias e Enoque foram tomados por Deus por serem fiéis - (2 Reis 2:11-14 / Gêneses 5:24) Assim como Deus tomou Elias e Enoque, assim também Deus tomará a sua igreja desta terra no arrebatamento.
E como se dará tal arrebatamento? Em primeiro momento o Senhor voltará exclusivamente para buscar os seus, a igreja gloriosa, nos céus, e será invisível ao mundo. Conforme Tessalonicenses, ele virá primeiro para ser glorificado “nos seus santos e ser admirado em todos os que CRERAM”.
Essa manifestação não será para aqueles que não creram e não deram crédito a sua Palavra. Devemos também ressaltar que o arrebatamento será apenas para os fiéis à Palavra de Deus, aqueles que verdadeiramente se compromissaram em servir ao Senhor de todo coração.
O arrebatamento não retirará todos os que professam fé em Cristo, mas apenas os que tenham nascido de novo e recebido a Sua vida. A porção descrente da igreja visível, junto com os descrentes deste mundo, entrará no período da grande tribulação. Outro ponto importante que devemos observar é não confundir o arrebatamento com a vinda visível do Senhor.
A vinda visível será para todo o mundo, todo o olho verá a manifestação da sua gloriosa aparição, Ele virá com sua igreja que fora arrebatada antes. Existem várias contraposições entre o arrebatamento e a segunda vinda. Elas mostrarão que os dois acontecimentos não são vistos como sinônimos nas Escrituras.
O arrebatamento também é tema de discordância para alguns estudiosos que levantam questões da ocasião do arrebatamento em relação ao seu período (se o arrebatamento será: antes, depois ou dentro da Grande tribulação). Com isso criaram suasteorias sobre o assunto de uma forma errônea por não analisarem profundamente as Escrituras Sagradas. Duas das principais teorias vistas nos dias atuais são: a teoria mesotribulacionista e a pós-tribulacionista. Lembrando que são apenas teorias sem uma fundamentação bíblica contundente.
A Teoria do arrebatamento pós-tribulacionista (após a Grande Tribulação) - Diz que a igreja continuará na terra até a segunda vinda de Cristo, após a Grande tribulação, no final desta será levada às nuvens para encontrar o Senhor que veio pelos ares, vindo do céu no segundo advento, para retornar imediatamente com Ele. Ou seja, a Igreja passará por todo período da Grande tribulação. Reesedefensor dessa teoria escreve: A igreja de Cristo não será retirada da terra até o segundo advento de Cristo, bem no final desta presente era: o arrebatamento e o aparecimento ocorrem no mesmo momento de transição; conseqüentemente, os cristãos desta geração serão expostos às aflições finais sob o anticristo. (Alexander REESE, The approaching advent of Christ)
Teoria do arrebatamento Mesotribulacionista - De acordo com essa interpretação, a igreja será arrebatada ao final da primeira metade (três anos e meio) da grande tribulação, com isso, ela suportará todos os acontecimentos dessa primeira metade.
Mas de acordo com a veracidade bíblica veremos que o arrebatamento ocorrerá antes da grande tribulação. Logo após o arrebatamento, então, será derramado sobre a terra a ira de Deus. Deus não permitirá que seu povo passe pela ira que se abaterá naqueles dias.
Para entendermos alguns dos motivos pelos quais a Igreja não passará pela grande tribulação é necessário entendermos a natureza e o caráter da Grande Tribulação.
Existem várias palavras usadas no Antigo e no Novo Testamento em referência ao período da Grande Tribulação, as quais, quando examinadas em conjunto, oferecem a natureza essencial ou o caráter desse período:
1) ira (Ap 6.16,17; 11.18; 14.19; 15.1,7; 16.1,19; l Ts 1.9,10; 5.9; Sf 1.15,18);
2) julgamento (Ap 14.7; 15.4; 16.5-7; 19.2);
3) indignação (Is 26.20,21; 34.1-3);
4) castigo (Is 24.20,21);
5) hora do julgamento (Ap 3.10);
6) hora de angústia (Jr 30.7);
7) destruição (Jl 1.15);
8) trevas (Jl 2.2; Sf 1.14-18; Am 5.18).
Então a natureza da Grande Tribulação claramente é demonstrada como "ira" e "julgamento" divino. Sabemos que nosso abençoado Senhor suportou a ira e o julgamento de Deus em nosso lugar; portanto, nós, que estamos Nele, "não seremos julgados".
A antítese de 1 Tessalonicenses 5.9 é uma evidência conclusiva: “porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo”.
Ira para outros, mas salvação para nós (Igreja) no arrebatamento, "quer vigiemos, quer durmamos" (v.10). Não há dúvida de que esse período testemunhará o derramamento da ira divina por toda a terra.
Este artigo pertence ao Curso Teologia Básica
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