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O Frete e sua Relação com os Modais de Transporte

Como já foi visto ao longo deste curso, o processo de Gestão de Compras sofre a influência direta de diversos fatores, entre eles, o frete. O custo com o frete e o tempo de deslocamento são aspectos determinantes na tomada de decisão de um gestor de compras.

Por isso, os modais de transporte de carga (isto é, a forma como o material será deslocado) apresentam uma relevância ímpar na composição final de todo o processo. Entre os principais modais de transporte, os seguintes podem ser destacados (com suas vantagens e desvantagens):

1. Transporte Rodoviário

É o transporte mais popular do Brasil em função dos investimentos que recebe. Pode-se ter uma ideia do tamanho da sua superioridade (em termos de fluxo) em relação às demais formas de transporte no país através do percentual de mercado que este meio consegue atender: mais de 70% de toda produção brasileira é transportada em rodovias. Entre os fatores preponderantes para essa larga vantagem estão a sua capacidade de abrangência (localidades onde se consegue chegar) e a versatilidade dos produtos que o transporte rodoviário consegue realizar o deslocamento.

Vantagens

  • Praticidade: um único veículo é capaz de receber a mercadoria e entregá-la no seu destino final.
  • Menos burocracia: os processos atrelados ao perfil desse tipo de transporte exigem menos documentações.
  • Roteiros flexíveis: existem várias opções de rotas pelas quais o transporte pode ser feito.
  • Agilidade: a contratação de um serviço de transporte rodoviário pode ser feita num curto espaço de tempo.

 Desvantagens

  • Custo elevado: esse tipo de transporte sofre uma forte influência dos preços dos combustíveis e, consequentemente, esses custos são repassados para os clientes.
  • Perda da carga: para uma entrega mais segura, é necessário que se realize a contratação de um sistema de gerenciamento da mesma, caso contrário, as chances de extravio das mercadorias aumentam consideravelmente.
  • Tempo de deslocamento: para entrega em locais mais distantes a duração do transporte pode exceder às expectativas.
  • Capacidade de carga reduzida: de maneira geral, esse tipo de transporte utiliza-se de vans, carros e caminhões, que possuem uma limitação considerável em relação ao carregamento, se comparado com outras opções de transporte.

2. Transporte Aquaviário

Como se pode presumir a partir do nome, esse tipo de transporte é feito sobre a água: rios, grandes lagos, mares e oceanos. Muitos são os tipos de embarcações que podem ser utilizadas no deslocamento, sendo que navios são uma das mais comuns. O transporte marítimo de carga é tão tradicional no Brasil que é realizado desde a época em que o país ainda era um Império.

Vantagens

  • Custo baixo: o investimento necessário num transporte aquaviário é considerado pequeno, principalmente, quando comparado ao custo do deslocamento rodoviário (por exemplo).
  • Sem fronteiras: a distância não é um fator restritivo no transporte marítimo, ao contrário disso, esse modal costuma inclusive ir além dos limites territoriais do país.
  • Grande capacidade de carga: as embarcações de grande porte, bem como os navios cargueiros, possuem como uma de suas principais características o amplo espaço interno, o que lhes permite transportar um grande volume de itens de uma vez só.
  • Menor risco de impacto: uma das principais preocupações numa entrega é transportar as mercadorias - sobretudo quando se trata de itens frágeis - reduzindo os riscos de causar danos e avarias aos produtos transportados e - de maneira geral - no transporte marítimo esses riscos são muito baixos (devido ao deslocamento implicar em impactos mais suaves à carga).

Desvantagens

  • Longo prazo de entrega: transportes aquaviários não são ágeis, por isso, demandas que necessitam urgência tornam esse modal inviável para as mesmas.
  • Processo burocrático: diferente do que acontece no deslocamento rodoviário, o transporte marítimo implica em diversos processos que necessitam de documentação específica em suas etapas.
  • Necessidade de regiões portuárias: o modal aquaviário não tem como acontecer sem locais especificamente planejados (portos) para realizar o processo de carga e descarga e - naturalmente - isso restringe bastante o transporte. Em países que não possuem grandes investimentos em estrutura e fiscalização para esse setor (como é o caso do Brasil), as limitações do modal tendem a ser ainda maiores.

3. Transporte Ferroviário

O transporte de carga em ferrovias é muito mais popular no exterior do que no Brasil. Isso acontece porque outros países costumam investir muito mais nesse setor do que o Governo brasileiro. O transporte é feito por meio de trens e vagões, que recebem as mercadorias.

Vantagens

  • Grande capacidade de carga: assim como acontece no modal aquaviário, com navios e grandes embarcações, o transporte por ferrovias também possui grande capacidade de armazenamento de carga.
  • Segurança da carga: quando há um investimento constante, não apenas na construção, mas - também - na manutenção das ferrovias, o transporte ferroviário torna-se extremamente seguro e com risco de danos às mercadorias bem reduzido.
  • Baixo custo: diferentemente do modal rodoviário, o transporte em ferrovias sofre menor impacto com a oscilação no preço que é cobrado pelos combustíveis e, dessa forma, o processo acaba sendo barateado, além disso, o custo fica mais acessível por se tratar de um transporte rápido e capaz grande carregamento.

Desvantagens

  • Baixo investimento nacional: como foi mencionado no início deste tópico, o investimento do Governo brasileiro nesse setor ainda é muito tímido (o país dispõe de pouco mais de 30 km de ferrovias e ainda tem que lidar com a incompatibilidade nos trilhos, o que reduz bruscamente a mobilidade dos trens).
  • Inflexibilidade das rotas: uma vez que os trilhos são fixos, não há possibilidade de adaptações nos roteiros das entregas.
  • Incompleto, ou insuficiente, em si mesmo: assim como acontece com o modal aquaviário, o transporte ferroviário nunca é único, ou seja, ele sempre dependerá de um segundo meio para completar a entrega.

4. Transporte Aéreo

O deslocamento aéreo é muito popular no Brasil - essencialmente - no que diz respeito ao transporte de pessoas. Porém, existe - também - o transporte de carga através de aviões (que já não é tão popular quanto o de passageiros). Evidentemente, no caso do transporte de carga, as aeronaves possuem características específicas, que favorecem a sua finalidade e - naturalmente - as distinguem dos aviões que realizam o transporte aéreo de pessoas.

 Vantagens

  • Maior agilidade: o modal aéreo é, com larga vantagem, o que consegue percorrer longas distâncias num espaço de tempo menor e esse benefício favorece muito a sua utilização quando a demanda é urgente ou quando o prazo de validade exige extrema celeridade no processo de deslocamento da mercadoria.
  • Maior segurança: o transporte aéreo é reconhecido como o que oferece mais segurança entre todos os modais disponíveis e essa fama pode ser comprovada através da análise das estatísticas de acidentes, onde os números - de fato - se mostram favoráveis ao modal nesse sentido (percentual muito menor de acidentes).
  • Pontualidade mais previsível: o grau de precisão nos horários que são previamente estabelecidos para as entregas costuma a ser muito maior quando se trata do transporte aéreo, todavia - assim como acontece com todos os outros modais - o deslocamento está sujeito à ocorrências aleatórias ou intempéries não previstas, que podem resultar em atrasos eventuais.

Desvantagens

  • Custo elevado: é o tipo de transporte que possui, também com larga vantagem, o maior custo entre todos os modais.
  • Capacidade de carga reduzida: por se tratar de um transporte no ar, naturalmente, peso e volume acabam restringindo um pouco as possibilidades do modal.
  • Incompleto, ou insuficiente, em si mesmo: assim como acontece com outros modais, o transporte aéreo nunca é único, ou seja, ele sempre dependerá de - pelo menos - um segundo meio para completar a entrega.

5. Transporte Dutoviário

Apenas a título de conhecimento (pois não se trata de um modal com muita aplicação para a Gestão de Compras), vale registrar a existência do transporte dutoviário, que é aquele que acontece através de dutos e tubulações. Nem sempre os dutos ficam aparentes, muitas vezes eles são subterrâneos ou submarinos. Evidentemente, trata-se de um tipo de deslocamento bem específico, que só é pertinente para alguns fluidos líquidos, para determinados tipos de gases e para os sólidos granulares que se enquadram nesse perfil de transporte.

Vantagens

  • É ininterrupto: trata-se de um modal que não precisa de intervalos ou interrupções, caso a demanda exija essa constância.
  • Menor custo: esse tipo de transporte, geralmente, apresenta um excelente custo benefício, justificando - com sobras - o valor que se investe nas tubulações (a longo prazo).
  • Confiabilidade: hoje em dia, o conhecimento disponível para a instalação e manutenção dos dutos é suficiente para garantir um transporte seguro e eficaz.

Desvantagens

  • Percurso fixo: assim como acontece no transporte ferroviário e por razões óbvias, não é possível ajustar as rotas do modal.
  • Custo inicial elevado: o investimento que se faz necessário em estrutura é bem alto inicialmente e exige muito planejamento e estudo do local.
  • Risco de danos irreparáveis: acidentes com dutos e tubulações são muito raros, porém, se ocorrerem podem causar prejuízos irreversíveis, a nível social e natural.
  • Necessita de licitações específicas: o processo licitatório para a liberação da instalação das tubulações necessárias para esse tipo de transporte é bem burocrático e depende de diversos fatores e condições específicas para tornar esse modal viável.

A partir de um conhecimento mais profundo dos tipos de transporte, com suas respectivas vantagens e desvantagens, o gestor de compras fica em melhores condições para definir qual a melhor estratégia na escolha do deslocamento que as suas mercadorias deverão ter.

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Este artigo pertence ao Curso de Gestão de Compras

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