O método de inventário de varejo
O método de estoque de varejo é uma maneira tradicional de lidar com a contabilidade de varejo e é usado para estimar o valor do inventário da sua loja de varejo. A maneira mais fácil de imaginar o método de estoque de varejo é considerá-lo como a relação entre o custo de estoque e o preço de varejo correspondente.
Uma vez que esse tipo de custo de estoque não contabiliza produtos que foram quebrados ou roubados, ele só deve ser usado para estimar o valor do inventário. Se você decidir usar este método, então você também vai querer considerar a realização de um inventário físico como uma verificação de garantia de qualidade.
O primeiro em primeiro lugar é um método usado para contar os custos finais do inventário que se concentram no fluxo de custos. O método FIFO pressupõe que os custos de compra do inventário também serão reconhecidos primeiro. O valor do inventário total diminuirá ao usar esse processo.
LIFO é exatamente o oposto do FIFO. Os últimos itens comprados são considerados os primeiros vendidos com o método LIFO. Portanto, o custo de venda é determinado pelo preço dos itens comprados mais recentemente.
Ao contrário do custo do estoque, o acompanhamento do inventário em mãos é relativamente fácil. Essencialmente, o objetivo é acompanhar a quantidade de estoque que você tem em estoque a qualquer momento. Essas informações são vitais do ponto de vista contábil do varejo, pois fornecerão informações precisas sobre custos e previsões.
Manter registros de inventário precisos também ajudará a economizar tempo enquanto prepara as declarações fiscais.
A menos que você prefira calcular o inventário manualmente, a melhor maneira de rastrear o inventário em estoque é com o método perpétuo. Este método permite que você acompanhe os itens que você vende à medida que as alterações ocorrem com um sistema de ponto de venda (PDV) totalmente integrado.
Se você vender on-line, você pode não precisar de um PDV separado. Em vez disso, você pode configurar um rastreador automático inteligente em segundo plano para inserir instantaneamente todas as alterações em um software de contabilidade após uma venda.
Se você vender offline, você terá que adquirir um sistema por onde cada item será atribuído um código de barras. Quando o item é vendido e você digitaliza o código de barras, os números do inventário serão atualizados automaticamente.
Uma vez que você tenha escolhido um método de custeio de inventário e configure um sistema inteligente para manter o controle do inventário em mãos, é hora de se concentrar em ajustar o ciclo contábil. Para as lojas de varejo, o ciclo contábil consiste nos seguintes marcos:
Registrando transações
Contadores profissionais gostam de dizer que a temporada de impostos nunca termina. O segredo para um período fiscal livre de estresse é registrar com precisão todas as transações relacionadas a receitas e despesas ao longo do ano.
Como a maioria dos vendedores de varejo não são contadores profissionais, usar softwares contábeis confiáveis. Em vez de se preocupar em completar manualmente tarefas contábeis, software de contabilidade de varejo produzirá automaticamente relatórios, conciliará contas e manterá os livros atualizados.
À medida que você passa pelo ciclo contábil de varejo, existem três demonstrações financeiras que você vai querer olhar - demonstração de resultados, balanço patrimonial e demonstração de fluxo de caixa. Essas demonstrações financeiras fornecem informações cruciais que ajudarão você a tomar decisões importantes de negócios.
O passo final no ciclo contábil de uma loja de varejo é equilibrar os livros. Essa etapa geralmente é realizada mensalmente e ajuda a conciliar os registros com o saldo real em contas de negócios. Durante a reconciliação, se forem encontradas discrepâncias, erros ou despesas não autorizadas, você deve fazer os ajustes apropriados e marcá-los em livro geral.
Este artigo pertence ao Curso de Vendedor de Loja Online
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