O Papel da Liderança - Curso Grátis de Administração de RH

Liderar não se trata apenas de estar a frente de um grupo, é ser exemplo, é transformar um grupo de pessoas em uma verdadeira equipe.

O líder faz toda a diferença para as empresas, e é depositado nele muita confiança e responsabilidade, para que possa guiar a equipe em busca de atingir os objetivos. Mas não basta apenas guiar a todos, é preciso exercer o seu trabalho com empatia, igualdade, solidariedade, respeito e humildade.

Líder é quem detém poder, é o responsável por um grupo de pessoas, e é imprescindível saber usar este poder. Não é se mostrar superior e acreditar que possui sempre razão, é saber ouvir, entender as queixas e necessidades de seus subordinados e buscar melhorias contínuas para a equipe. É preciso ter fortes capacidades de resolução de problemas.

Possui o poder de influenciar as pessoas, e hoje em dia, mais do que nunca, as pessoas são influenciadas pelo exemplo. Quando veem que aquele que cobra, que pede, que exige algo é alguém que também faz a sua parte, que literalmente faz parte da equipe, que soma, e não mede esforços para alcançar as metas juntos.

É preciso saber exercer o papel de responsável, mas sem perder a humildade e humanidade, saber lidar com pessoas, saber como pedir e fundamentalmente, saber dar feedback. Nenhuma equipe alcança sucesso sem feedback. Todos esperam saber, e com frequência, como estão indo, se os esforços dispendidos tem sido suficientes e se estão sendo bem vistos.

Para isso é necessário manter contato frequente com a equipe, dar oportunidade de fala, deixar que exponham suas opiniões, que se sintam também parte importante da equipe. Apenas em uma relação bem construída é que se consegue fazer com que os funcionários entendam a importância que tem, e queiram atingir os objetivos da empresa.

Basicamente, o que uma equipe espera de um líder é:

• Comprometimento pessoal;
  • Justiça e imparcialidade;
  • Disponibilidade;
  • Capacidade de resolução de conflitos;
  • Saber ouvir e estar aberto a novas ideias;
  • Comunicação eficaz;
  • Comprometimento com a equipe;
  • Confiança na equipe;
  • Criar oportunidade;
  • Fazer um trabalho real.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH