Área do Aluno


ou



O Papel da Merendeira no Aproveitamento dos Alimentos

A merendeira tem diversas funções como já vimos anteriormente, e dentro exercício de preparo dos alimentos o aproveitamento possui um lugar importante não apenas para o seu trabalho dentro da cozinha, mas também traz impacto direto na sustentabilidade do planeta, nutrição de quem consome as refeições e proporciona uma diminuição dos custos relacionados à compra dos alimentos necessários para determinado período.

E este capítulo abordará todas essas características vantajosas que é possível alcançar com a prática do aproveitamento pelas merendeiras.

1. A importância do reaproveitamento para o mundo

É importante que nós, como indivíduos dentro de uma sociedade e habitantes de um mundo com recursos finitos, saibamos a importância das nossas atitudes frente aos impactos no meio ambiente, e que é nossa responsabilidade fazer a diferença para um presente e futuro melhor. Os cuidados do dia a dia, por mais que sejam pequenos, já é o início de uma mudança ao nosso redor.

Paralelo a isso, cerca de 68 mil toneladas de alimentos poderiam ser reutilizadas no preparo de refeições, e ao invés disso essas toneladas de frutas, verduras e legumes estão indo diretamente para as lixeiras no Brasil. Em nosso território, calcula-se que a metade de toda a produção nacional de frutas, verduras e legumes são desperdiçados, desde a lavoura no momento da produção, até o consumo final pelas pessoas.

No geral, outros dados mostram que 30% da produção mundial de alimentos são desperdiçados por conta da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento ou na comercialização, mostrando que não é um problema inerente do nosso país, mas sim de todo o globo.

E a solução para esses dados está ao nosso alcance, uma vez que o aproveitamento de forma integral das frutas e hortaliças, desde a sua polpa, até as suas cascas e folhas é uma alternativa tecnológica, limpa e extremamente fácil de ser empregada. A utilização do alimento, de forma sustentável, reduz a produção do lixo orgânico e prolonga a vida útil do alimento.

2. A importância do reaproveitamento para saúde

Paralelo ao que foi dito no subtópico anterior, o aproveitamento dos restos de alimentos no ambiente público escolar é algo extremamente benéfico, uma vez que todas as partes benéficas e nutritivas daquela fruta, por exemplo, será utilizada ao invés de ser encaminhada para o lixo, promovendo a segurança alimentar e a nutrição do indivíduo,

E introduzir essa prática em ambientes escolares, onde os nutrientes devem ser ingeridos de forma correta por aqueles que estão em fase de desenvolvimento, é necessária, tendo em vista que muitas vitaminas e nutrientes estão, por exemplo, nas cascas que são muitas vezes jogadas fora, como é o caso do epicarpo do maracujá que normalmente não é incluído nos sucos e nessa prática perdemos muitas fibras, minerais e vitaminas.

Outros exemplos podem ser listados para que a conscientização seja realizada, como por exemplo a manga. No epicarpo dessa fruta é encontrado vitaminas A e C que melhoram a saúde da pele e ajudam no sistema imunológico, outro exemplo até mesmo inusitado é a casca da melancia, muitas vezes desperdiçada pela falta de conhecimento do profissional, com ela pode ser feito doces ricos em vitamina C, vitamina B6 e zinco, estes nutrientes têm alto poder antioxidante e que melhoram a circulação sanguínea.

3. A importância do reaproveitamento na economia

Além das vantagens citadas acima, a prática do aproveitamento sendo empregada pelas merendeiras também afeta a economia e o gasto final nas compras daquele período, já que a comida irá render muito mais do que antes, sendo desnecessária a compra antecipada ou o aumento de itens na lista.

A diminuição dos custos e verbas que seriam destinadas à compra de novos insumos pode ser transferida para setores com mais demandas a serem solucionadas, podendo ser, inclusive, dentro da própria instituição.

Sabemos que muitas vezes uma atitude apenas é valorizada quando falamos dos benefícios financeiros que ela proporciona, e nesse caso não temos apenas este benefício, mas também temos as questões nutritivas e sustentáveis para incentivar tanto as nutricionistas a pensar em fazer cardápios inclusivos para essas partes “menos nobres” dos alimentos, como também as merendeiras a realizarem as receitas e compreenderem que é um benefício enorme.

4. Dicas de aproveitamento de alimentos para as merendeiras

É comum o desconhecimento em relação ao aproveitamento de alimento dentro das cozinhas e cantinas escolares, e é por isso que as dicas são super importantes para incluir esses novos hábitos de forma gradual. Confira alguns truques que podem ser facilmente colocados em prática:

a) Os talos de couve, beterraba, agrião, coentro, brócolis, salsa e outros contém fibras e podem ser aproveitados no preparo de patês, de refogados, de diversos recheios, de feijão, de sopa e muito mais.

b) As cenouras são muito valorizadas, mas pouco se sabe que suas folhas são ricas em vitamina A e podem participar do preparo de bolinhos, sopas ou podem ser picadas e colocadas em saladas.

c) Os talos do agrião contém uma concentração considerável de ferro, cálcio e vitamina C, e seu uso pode ser atrelado também ao preparo de sopas, refogados, patês e recheios.

d) Não apenas o resto dos alimentos que podem ser utilizados no aproveitamento, mas também é comum o uso da água do cozimento das batatas, beterraba, cenoura, entre outros. Este líquido concentra as vitaminas hidrossolúveis, que podem enriquecer purês, arroz e gelatinas.

e) Já as cascas das frutas, como a goiaba, o mamão e o abacaxi, por exemplo, podem-se preparar sucos no liquidificador. E o bagaço do suco, que sobra bastante nas peneiras no momento de coar, pode ser aproveitado para preparar brigadeiros e bolos.

Após todas essas informações, é possível reconhecer o impacto proporcionado pelo exercício da profissão da merendeira, não apenas para os interesses econômicos, mas também para a saúde de quem recebe esse alimento diário e para o planeta que agradece as ações sustentáveis visando o meio ambiente.


Este artigo pertence ao Curso de Merendeira

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados