O Poder da Linguagem
A linguagem é incrivelmente poderosa. O nome que damos a algo, essa coisa se torna. Por exemplo, se algo é rotulado como "lixo tóxico" e apresenta uma imagem de um crânio e ossos cruzados, provavelmente muitas pessoas não vão mexer com ele. Pode estar vazio, mas é tratado como se estivesse cheio de lixo tóxico. O mesmo é verdade quando falamos de pessoas.
A linguagem também nos dá credibilidade, que é o grau em que somos vistos como competentes e confiáveis. A credibilidade nos fortalece. Nossos ouvintes avaliam nossa credibilidade por nossas pistas não verbais e as palavras que escolhemos. Os políticos colocam grandes ações em dar a percepção de credibilidade através de suas palavras, bem como através de suas ações.
A linguagem pode ser usada para entreter através do humor, para mostrar indiretas através de eufemismos, para demonstrar membros do grupo através de gírias, e para prejudicar através de calúnias e calúnias, e discurso de ódio.
Mais sutilmente, a linguagem pode ser usada para criar certas impressões na mente dos outros sobre o que você pensa e sente sobre elas. Por exemplo, você pode escolher uma linguagem respeitosa para demonstrar que respeita a pessoa com quem está falando, ou linguagem prejudicial para sugerir que você não respeita ou se preocupa com essa pessoa. Este tema será revisitado em capítulos posteriores, mas, por enquanto, é importante reconhecer que as palavras que escolhemos importam para nossos relacionamentos e para as pessoas que as ouvem.
Este artigo pertence ao Curso de Secretariado
Faça o Curso completo grátis!!