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O Processo de Recrutamento

Uma definição que deve estar clara na mente dos recrutadores é que a fase de recrutamento é o primeiro passo de uma cadeia de consequências muito maiores.

Dessa forma, é necessário um minucioso cuidado nessa etapa, tendo em visto que erros cometidos no início, podem se perdurar até o final do processo, no momento da seleção. O processo de recrutamento tem diversos momentos e nós analisaremos cada um deles, para que tudo seja bem compreendido.

Decisão de Preenchimento de um Cargo e Requisição de Pessoal

Afinal, de onde parte a ideia de iniciar um recrutamento? Bem, tudo começa a partir do momento em que é feita a decisão de preenchimento de um cargo. Essa frente pode ter diversos fatores, então, uma vaga pode surgir caso:

  • O atual trabalhador abandone o cargo por transferência para outra posição ou por abandono da empresa;
  • Um novo cargo surge;
  • O quadro de funcionários da empresa aumente.

Mas é válido salientar que nem todas as vezes que uma vaga surge, automaticamente haverá um recrutamento. Essa é uma decisão que deve ser tomada por gestores que têm o poder de decidir o quadro de funcionários, de acordo com as necessidades da empresa.

O processo de preenchimento de uma vaga é custoso e geralmente são pensadas novas formas para não gerar a necessidade de um novo colaborador. Em momentos de crise financeira, seja no país ou na própria empresa, os gestores costumam aplicar as seguintes alternativas:

  • Realizar a redistribuição de tarefas entre os colaboradores ativos
  • Automatizar processos
  • Eliminar atividades desnecessárias
  • Flexibilizar horários
  • Terceirizar determinadas atividades

Quando essas alternativas não funcionam, será realmente necessário buscar um novo empregado para assumir as responsabilidades do cargo. Para isso, é necessário que o setor que necessita do colaborador preencha um documento denominado requisição pessoal.

Nessa requisição, o responsável pelo setor deve incluir informações sobre a vaga, como:

  • Qualificação;
  • Remuneração;
  • Duração do contrato;
  • Nível de conhecimento necessário;
  • Formação;
  • Experiência;
  • Entre outros pré-requisitos para o preenchimento da vaga.

Em seguida, esse documento deve ser direcionado ao departamento pessoal, onde o processo de recrutamento poderá ser iniciado.

Definição do Perfil da Função

Quando o cargo existe previamente, todos os dados do perfil podem ser plenamente preenchidos pelo gestor do setor que tem a carência de funcionário. Entretanto, novos cargos exigem uma análise para a definição dos parâmetros.

Essa não é uma tarefa tão simples, tendo em vista que deve ser descrito de forma bastante extensa todos os atributos dessa nova função, para não deixar brechas que, posteriormente, podem gerar processos jurídicos para uma empresa.

Dessa forma, a equipe de recursos humanos e os gestores dos setores que necessitam de um novo colaborador devem elaborar bem os componentes de uma função, com todos os requisitos para a ocupação dessa vaga.

A análise de função precisa, no mínimo, abordar esses seguintes pontos:

  • Realizar a identificação concreta da função, dando a ela um título e um enquadramento na organização
  • Todos os requisitos pretendidos do candidato devem estar explícitos nessa documentação, como as competências técnicas, aptidões e experiências anteriores exigidas
  • Remuneração e benefícios
  • Chances de crescimento dentro da organização
  • Horário de trabalho
  • Local de trabalho

Para realizar a análise de função, é possível utilizar diversas metodologias. Entretanto, entre os gestores organizacionais, o PAQ “Position Analysis Questionnaire” é a técnica mais utilizada. O PAQ foi desenvolvido por volta de 1972, na Universidade Purdue por McCormick, E.J. & Jeanneret e Mecham. Independente do método utilizado, a análise de função deve ser o mais fiel possível com a realidade do trabalho no dia a dia.

Dessa forma, são evitadas possíveis frustrações por parte do empregado e do empregador. Preencher uma vaga no mercado de trabalho é um sonho para muitas pessoas, e ter todas as questões esclarecidas permite uma maior troca de verdades entre as partes.

Tipos de Recrutamento

Se engana quem pensa que o recrutamento é um processo que contém apenas uma modalidade. Na verdade, as necessidades do mercado permitiram a segmentação desse processo, para se adequar às organizações. Nesse contexto, existem cinco principais tipos de recrutamento:

  • Recrutamento interno;
  • Recrutamento externo;
  • Recrutamento misto;
  • Recrutamento on-line;
  • Assessment centers.

Nos próximos capítulos daremos uma explicação mais detalhada sobre cada um deles. É de suma importância que o recrutador conheça as possibilidades de recrutamento.

Dessa forma, será possível implantar na empresa a forma mais adequada a necessidade.



Este artigo pertence ao Curso de Recrutamento e Seleção

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