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O QUE É ANÁLISE DE VENDAS?

Como o nome sugere, a análise de vendas envolve analisar as vendas feitas por uma empresa ao longo de um período. Muitas empresas têm uma análise semanal de vendas, uma análise mensal de vendas ou uma análise trimestral de vendas. Uma análise regular de vendas ajuda a empresa a entender onde está se saindo melhor e onde precisa melhorar.

Toda empresa tem uma meta de vendas que seus vendedores têm que alcançar. Se a meta era ser alcançada em um mês, então no 15º dia daquele mês, os vendedores devem saber onde eles estão.

É aqui que a análise de vendas desempenha o papel. Ele ajuda a determinar onde a empresa está em termos de vendas e, em seguida, ajuda na estratégia de vendas para atingir uma meta predeterminada.

A análise de vendas é feita desde o nível inferior até o nível superior da empresa. Até o CEO da empresa faz uma análise de vendas para entender segmentos onde a empresa está ganhando em vendas e segmentos onde está caindo nas vendas. Essa análise de vendas também pode ajudar no desenvolvimento de produtos.

1) Oportunidades perdidas:


Analisar os dados disponíveis pode mostrar à empresa onde perdeu a oportunidade e se isso pode ou não ser remediado. A pesquisa de mercado desempenha um papel importante nesta apresentação de dados para comparação, enquanto a força de campo provará ser uma valiosa assistência na informação das praticidades da situação.

2) Decisões futuras:

Os dados de vendas ajudarão uma empresa a tomar uma decisão futura em termos de gerenciamento de estoque, atividades de marketing, esquemas ou ofertas a serem realizadas e mudanças nos processos de fabricação, se aplicável. Com base nos dados de vendas, decisões importantes como continuar ou descontinuar um produto são tomadas. Essas decisões futuras ajudarão os stakeholders externos da empresa a decidir se devem ou não investir na empresa.

3) Tendências de mercado:

A análise de vendas também mostrará as tendências atuais do mercado para a empresa. 

4) Análise do cliente:

Responder por que um determinado cliente comprou o produto em um determinado mês pode dar insights cruciais ao cliente que ajudarão no planejamento da empresa.

5) Análise detalhada:

Uma análise detalhada de vendas é dividida em dados demográficos associados a vendas é uma fonte de informações para a empresa.

Tipos de Análise de Vendas

Embora muitas empresas possam usar vários tipos de análise sob medida para se adequar à sua organização, aqui estão os tipos mais comuns de análise de vendas realizados :

1) Análise periódica:

Isso pode ser mês a mês ou ano a ano. Isso dá uma visão do impacto do tempo nas vendas.

2) Análise sábia do produto:

Podem ser utilizadas vendas de produtos em diferentes horários em diferentes áreas. Isto é usado principalmente em equipamentos de grande escala.

3) Canal de distribuição:

Isso dará mais insights e ajudará a empresa a decidir se deve ou não continuar com o atual canal de distribuição.

4) Previsão vs. Análise de Realização :

Isso dá os detalhes das vendas que foram usadas para prever os números – e o estoque foi organizado em conformidade – e qual é a real realização das vendas – e se o estoque precisa ser reabastecido ou esquemas precisam ser implantados para a liquidação dos estoques.

Vantagens da Análise de Vendas

1) Oportunidades:

A análise de vendas de produtos próprios, bem como produtos concorrentes, é importante, pois analisar as vendas dos concorrentes permite insights sobre o mercado de uma perspectiva diferente e pode ajudar a empresa a alcançar os clientes perdidos e aproveitar a oportunidade perdida.

2) Driver de decisão:

A análise de vendas, como explicado acima, é um driver de decisão para que a empresa faça grandes mudanças em seus produtos. Se as vendas de um produto não estiverem respondendo bem, a empresa poderá descontinuar o produto com efeito imediato.

3) Atendimento ao cliente:

Saber a razão por trás do motivo de uma determinada venda ter ocorrido durante um determinado tempo ajudará as empresas a manterem o estoque pronto e ajudá-las a atender melhor os clientes. Encantar os clientes, por sua vez, beneficiará ainda mais a empresa com o aumento das vendas e ajudará a desenvolver e estabelecer o valor da marca da empresa.

4) Suporte de marketing:

As vendas de um determinado produto podem exigir suporte de marketing. Essas decisões são tomadas com base na análise de vendas. 



Este artigo pertence ao Curso de Plano de Vendas

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