O que é corretagem
A corretagem diz respeito ao contrato particular feito entre pessoas físicas e/ou jurídicas, com o objetivo de se realizar a compra e venda de bens, títulos e ações.
Nesse sentido, a corretagem corresponde à atividade ou serviço de um corretor.
A corretagem também se refere ao próprio salário do corretor de imóveis, que é proveniente, sobretudo, das comissões obtidas por meio da venda dos bens envolvidos nas transações.
Com isso, pode-se afirmar que o corretor é o responsável por articular as transações entre quem está interessado em vender e quem deseja comprar.
A grande maioria dos negócios que um corretor participa são as transações imobiliárias.
Sendo assim, o corretor tem a missão de encontrar um imóvel que atenda aos interesses de quem tem a intenção de comprar e o cliente ideal para quem deseja vender.
Legislação da corretagem
A Lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002, apresenta em seu Capítulo XIII as regras que devem ser seguidas obrigatoriamente por todos os corretores de imóveis.
O novo código civil também apresenta, entre os artigos 722 a 729, todas as determinações sobre os honorários e o exercício da corretagem para os profissionais da área.
Logo, todo o profissional que atua no ramo de intermediação imobiliária deve estudar sobre a Lei n°10.406/02, a fim de que este desempenhe as suas atividades de modo ético e legal.
Este artigo pertence ao Curso de Corretor de Imóveis Básico
Faça o Curso completo grátis!!