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O que é a Alfabetização?

O desenvolvimento da alfabetização ocorre ao longo da vida do indivíduo, do “útero ao túmulo”. É importante ver a alfabetização em tal estrutura de desenvolvimento ao longo da vida e, por sua vez, considerar e conceituar uma definição de alfabetização de um ponto de vista amplo e abrangente, dando o devido conhecimento aos primeiros anos cruciais do desenvolvimento da alfabetização. Como tal, as definições de alfabetização revisadas nesta seção consideram as definições de alfabetização ao longo da vida desde a infância até a idade adulta.

Alfabetizar é compreender, usar e refletir sobre textos escritos, a fim de atingir seus objetivos, desenvolver seu conhecimento e potencial e participar da sociedade.

Trata-se então da capacidade de compreender e usar as formas de linguagem escrita exigidas pela sociedade e/ou valorizadas pelo indivíduo. Os jovens leitores podem construir significados a partir de uma variedade de textos. Eles leem para aprender, para participar de comunidades de leitores na escola e na vida cotidiana, e para gozo.

Ela leva o indivíduo a desenvolver a reflexão, a crítica e a empatia, levando a um senso de autoeficácia, identidade e plena participação na sociedade.

Alfabetização é a capacidade de identificar, entender, interpretar, criar, comunicar e computar, muito mais do que saber ler e escrever. Trata-se de ajudar as crianças a se comunicarem uns com os outros e a entender o mundo. Inclui linguagem oral e escrita e outros sistemas de sinais, como matemática, arte, som, imagens, Braille, linguagem de sinais e música.

A alfabetização também reconhece a natureza da tecnologia da comunicação da informação e muitas outras formas de representação relevantes para as crianças, incluindo as baseadas na tela (jogos eletrônicos, computadores, internet, televisão).

Uma vez que a multimodalidade (o uso de uma variedade de modalidades para criar e expressar significados) é vista como um aspecto fundamental da aprendizagem precoce, uma definição de alfabetização para crianças pequenas deve ser aquela que engloba os vários modos de representação, incluindo brincar e desenhar.

Alexander (1997, 2003), em seu Modelo de Aprendizagem de Domínio, afirma que a leitura se desenvolve ao longo da vida do leitor em três estágios: aclimatação, competência e perícia/proficiência. Na primeira, o leitor usa estratégias de nível superficial, baseando-se em experiências limitadas e conhecimentos prévios, o que resulta em dificuldades em distinguir relevante de irrelevante e preciso de impreciso.

A fase de competência é caracterizada por estratégias de processamento mais profundas, com base em uma base de conhecimento anterior mais coesa e extensa, interesse individual em um tópico e motivação, que é de natureza mais intrínseca. Finalmente, o leitor proficiente/especialista baseia-se em uma base de conhecimento rica e altamente baseada em princípios, com uso eficaz e eficiente de estratégias e um indivíduo, em vez de uma identificação situacional e investimento em conhecimento de domínio.

A faixa etária para a alfabetização é de 3 a 8 anos, neste período, por meio de brincadeiras e experiências práticas, as crianças veem e interagem com a impressão à medida que conscientizam suas funções e convenções.

O conhecimento conceitual inclui o conhecimento das crianças sobre os atos de ler e escrever e sua percepção de si mesmas como leitores e escritores. O conhecimento processual inclui o nome da letra, o conhecimento do som da letra e alguma leitura de palavras.

O desenvolvimento da linguagem oral, que inclui compreensão auditiva e vocabulário, e habilidades metalinguísticas, que incluem consciência fonológica, são considerados construtos separados. Como as inter-relações e padrões. Especificar as ligações entre esses elementos pode levar a uma melhor compreensão do desenvolvimento da leitura.

Em suma, embora as habilidades e estratégias de leitura, escrita e linguagem oral sejam de fundamental importância para o desenvolvimento, é importante adotar uma visão ampla da alfabetização, que englobe as dimensões cognitiva, afetiva, sociocultural, histórico-cultural, criativa e estética do indivíduo. alfabetização ao longo da vida do indivíduo.



Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização Infantil

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