Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

3 Avaliações
Ednaellen Rosa dos Santos
★★★★★
Ednaellen Rosa dos Santos

O curso é maravilhoso muito conhecimento parabéns por dar está oportunidade incrível.

Maria Rosilene Da Silva Nunes
★★★★★
Maria Rosilene Da Silva Nunes

Maravilhoso o curso

Eliane Neres De Farias
★★★★★
Eliane Neres De Farias

Eu gosto

O que é a Alfabetização?


O desenvolvimento da alfabetização ocorre ao longo da vida do indivíduo, do “útero ao túmulo”. É importante ver a alfabetização em tal estrutura de desenvolvimento ao longo da vida e, por sua vez, considerar e conceituar uma definição de alfabetização de um ponto de vista amplo e abrangente, dando o devido conhecimento aos primeiros anos cruciais do desenvolvimento da alfabetização. Como tal, as definições de alfabetização revisadas nesta seção consideram as definições de alfabetização ao longo da vida desde a infância até a idade adulta.

Alfabetizar é compreender, usar e refletir sobre textos escritos, a fim de atingir seus objetivos, desenvolver seu conhecimento e potencial e participar da sociedade.

Trata-se então da capacidade de compreender e usar as formas de linguagem escrita exigidas pela sociedade e/ou valorizadas pelo indivíduo. Os jovens leitores podem construir significados a partir de uma variedade de textos. Eles leem para aprender, para participar de comunidades de leitores na escola e na vida cotidiana, e para gozo.

Ela leva o indivíduo a desenvolver a reflexão, a crítica e a empatia, levando a um senso de autoeficácia, identidade e plena participação na sociedade.

Alfabetização é a capacidade de identificar, entender, interpretar, criar, comunicar e computar, muito mais do que saber ler e escrever. Trata-se de ajudar as crianças a se comunicarem uns com os outros e a entender o mundo. Inclui linguagem oral e escrita e outros sistemas de sinais, como matemática, arte, som, imagens, Braille, linguagem de sinais e música.

A alfabetização também reconhece a natureza da tecnologia da comunicação da informação e muitas outras formas de representação relevantes para as crianças, incluindo as baseadas na tela (jogos eletrônicos, computadores, internet, televisão).

Uma vez que a multimodalidade (o uso de uma variedade de modalidades para criar e expressar significados) é vista como um aspecto fundamental da aprendizagem precoce, uma definição de alfabetização para crianças pequenas deve ser aquela que engloba os vários modos de representação, incluindo brincar e desenhar.

Alexander (1997, 2003), em seu Modelo de Aprendizagem de Domínio, afirma que a leitura se desenvolve ao longo da vida do leitor em três estágios: aclimatação, competência e perícia/proficiência. Na primeira, o leitor usa estratégias de nível superficial, baseando-se em experiências limitadas e conhecimentos prévios, o que resulta em dificuldades em distinguir relevante de irrelevante e preciso de impreciso.

A fase de competência é caracterizada por estratégias de processamento mais profundas, com base em uma base de conhecimento anterior mais coesa e extensa, interesse individual em um tópico e motivação, que é de natureza mais intrínseca. Finalmente, o leitor proficiente/especialista baseia-se em uma base de conhecimento rica e altamente baseada em princípios, com uso eficaz e eficiente de estratégias e um indivíduo, em vez de uma identificação situacional e investimento em conhecimento de domínio.

A faixa etária para a alfabetização é de 3 a 8 anos, neste período, por meio de brincadeiras e experiências práticas, as crianças veem e interagem com a impressão à medida que conscientizam suas funções e convenções.

O conhecimento conceitual inclui o conhecimento das crianças sobre os atos de ler e escrever e sua percepção de si mesmas como leitores e escritores. O conhecimento processual inclui o nome da letra, o conhecimento do som da letra e alguma leitura de palavras.

O desenvolvimento da linguagem oral, que inclui compreensão auditiva e vocabulário, e habilidades metalinguísticas, que incluem consciência fonológica, são considerados construtos separados. Como as inter-relações e padrões. Especificar as ligações entre esses elementos pode levar a uma melhor compreensão do desenvolvimento da leitura.

Em suma, embora as habilidades e estratégias de leitura, escrita e linguagem oral sejam de fundamental importância para o desenvolvimento, é importante adotar uma visão ampla da alfabetização, que englobe as dimensões cognitiva, afetiva, sociocultural, histórico-cultural, criativa e estética do indivíduo. alfabetização ao longo da vida do indivíduo.

Este artigo pertence ao Curso Alfabetização Infantil

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
Ednaellen Rosa dos Santos
★★★★★
Ednaellen Rosa dos Santos

O curso é maravilhoso muito conhecimento parabéns por dar está oportunidade incrível.

Maria Rosilene Da Silva Nunes
★★★★★
Maria Rosilene Da Silva Nunes

Maravilhoso o curso

Eliane Neres De Farias
★★★★★
Eliane Neres De Farias

Eu gosto

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.