Área do Aluno


ou



O que é Ginástica Laboral?

Com certeza você já deve ter ouvido falar que a ginástica pode ser aplicada em diversos cenários e, uma das principais modalidades da ginástica é a laboral.

A ginástica laboral se trata de uma prática que tem como objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais.

Não somente, a ginástica laboral tem um importante papel no incentivo à prática de atividades físicas.

Os colaboradores que entendem a importância da ginástica no ambiente de trabalho reconhecem que essa prática leva à manutenção da saúde e aumento na qualidade de vida.

Como o próprio nome sugere, a ginástica laboral costuma ocorrer dentro do trabalho que geralmente ocorre em um local específico dentro da empresa.

Contudo, nada impede que os exercícios sejam realizados dentro do escritório ou espaços abertos e seguros no âmbito da organização.

A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho e tem uma duração média de quinze minutos.

Não é necessário dispor mais do que ¼ de hora, o importante é a sua frequência, que deve ocorrer, pelo menos, três vezes por semana.

Você ainda acha que a ginástica laboral é irrelevante?

Vamos pensar em uma situação agora que, por sinal, é muito comum no dia a dia das empresas.

Um colaborador que trabalha por exaustivas 8 horas em frente ao computador provavelmente apresentará algum desconforto muscular com o passar dos dias.

Afinal, se manter em uma mesma posição por tanto tempo, em especial, sentado, pode trazer como consequência dor nas costas, nas mãos e nas pernas.

Empresas que trabalham sob demanda e que exigem uma certa velocidade na execução das tarefas costumam sobrecarregar esses funcionários, fazendo com que eles trabalhem mesmo que eles se sintam desconfortáveis posturalmente.

O problema é que, chega uma hora que não dá mais para suportar,o trabalhador se desconcentra, se irrita e acaba perdendo o ritmo de trabalho.

Ao final do expediente, tudo o que sobra no trabalhador é a fadiga, estresse e uma noite mal dormida.

Provavelmente, no outro dia, ao retornar para o escritório, a dor persistirá e o trabalhador se sentirá desanimado em recomeçar o processo.

Em uma frequência maior do escorrimento dessa situação, teremos como resultado a necessidade de uma ajuda médica e tratamento específico para cuidar desse colaborador.

Em uma altura do campeonato dessa, ele já estará insatisfeito com o seu trabalho, produzindo menos e até mesmo se afastando.

Agora imagine a dimensão disso em um time inteiro, com todos se sentindo desconfortáveis em seus postos de trabalho, com dores e incômodos?

A consequência seria catastrófica para a empresa!

Nessa situação, uma das maneiras mais eficazes de preparar o corpo e a mente dos colaboradores para horas de trabalho é a ginástica laboral.

Envolver de 10 a 15 minutos uma equipe inteira em atividades de alongamento de corpo é uma maneira eficiente de melhorar a saúde do colaborador e evitar a ocorrência de doenças ocupacionais.

Como o próprio nome sugere, a ginástica laboral pode ser realizada dentro do ambiente de trabalho, nos postos de cada colaborador, sem atrapalhar na produtividade dos mesmos.

Como consequência, os funcionários poderão desfrutar de uma melhora na percepção corporal, reeducação de postura e ter a compensação muscular, um fator fundamental para evitar a sobrecarga nesses tecidos.

Quem pode realizar a ginástica laboral?

Um programa de ginástica laboral apresenta exercícios de baixa intensidade, podendo ser realizado por qualquer funcionário, desde que com acompanhamento de um profissional de educação física ou fisioterapeuta.

Então, independente da função que o colaborador executa, a área ou a idade, esses exercícios são indicados e podem gerar benefícios igualmente para todos.

Todavia, os colaboradores que executam tarefas que exigem bastante esforço físico ou mental podem se sentir ainda mais beneficiados com a prática da ginástica laboral.

Além desses, a ginástica laboral também é especialmente indicada para colaboradores que executam atividades de movimentos repetitivos, como por exemplo aqueles que são realizados em linha de produção.

Os colaboradores que trabalham em atividades que induzem posturas incorretas ou não ergonômicas, principalmente quando envolve o carregamento ou manipulação de pesos, devem com toda certeza incluir na sua rotina os exercícios da ginástica laboral.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Ginástica Laboral

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados