Área do Aluno


ou



O que é Microbiologia

De maneira geral, podemos entender como microbiologia o processo de estudo científico de microrganismos e seus fatores de manutenção e crescimento. Os microrganismos, que também podem ser conhecidos como micróbios, são formas de vida que apresentam a característica de serem individualmente muito pequenas para serem vistas a olho nu.

Imagem Interna

Na microbiologia, podemos estudar diversos tipos de microrganismos, sejam eles as bactérias, fungos como as leveduras e fungos filamentosos, os protozoários e algas microscópicas . Além dos exemplos citados anteriormente, os microbiologistas também possuem um interesse muito grande em outro grupo de micróbios que apresentam uma singularidade peculiar: os vírus.

Os vírus são seres acelulares, formados basicamente por proteínas e ácido nucléico. Essa característica dos vírus faz com que a comunidade científica se apresenta dividida na classificação desses microrganismos como seres vivos ou não vivos.

Normalmente, quando falamos sobre microrganismos, as pessoas tendem a associar estes pequenos seres somente a causas de problemas e situações ruins, como no caso de doenças graves como a Aids, as infecções comuns e a deterioração de alimentos.

Contudo, ainda que os microrganismos apresentem um papel nesses processos, precisamos também lembrar que a grande maioria desses seres microscópicos contribuem diretamente no processo de manutenção do equilíbrio dos organismos vivos e dos elementos químicos e físicos presentes no meio à nossa volta.

Os microrganismos presentes na terra, por exemplo, são responsáveis por auxiliar o solo a degradar detritos e incorporar a espécie química de nitrogênio gasoso do ar em compostos orgânicos. Esse processo que também conhecemos como o ciclo do azoto possui como protagonista as bactérias e é capaz de reciclar os elementos químicos entre o solo, a água, os seres vivos e o ar para o fornecimento de nutrientes essenciais para as plantas.

É justamente devido aos fatores citados que a microbiologia utiliza células microbianas para analisar os processos fundamentais da vida. De acordo com Madigan e Tortora, A ciência da microbiologia gira em torno de dois temas principais que se relacionam: 1- o entendimento da natureza e da forma de atuação do mundo microbiano, e 2- a aplicação do nosso entendimento acerca da microbiologia para promover benefícios à humanidade e ao planeta Terra.

Como dito anteriormente, os solos, as águas, os animais e os seres humanos dependem diretamente dos microrganismos para a manutenção da vida e do equilíbrio químico. Quando falamos em equilíbrio para a manutenção da vida humana, por exemplo, temos a consciência de que os micróbios são os principais agentes presentes no intestino que apresentam o papel de regular o processo de digestão e a síntese de vitaminas essenciais para a vida.

O corpo humano é um sistema bioquímico que necessita de diversos nutrientes para a manutenção do seu equilíbrio, incluindo algumas vitaminas como aquelas que compõem o complexo B para que assim possamos realizar o metabolismo de diversos compostos no nosso corpo, e a vitamina K, para a coagulação do sangue. Ambos os exemplos citados anteriormente são produtos de uma relação de equilíbrio da microbiota humana.

Por fim, é importante citarmos ainda que a microbiologia é uma área que também possui muitas aplicações comerciais. Os microrganismos são seres largamente utilizados na síntese de produtos químicos como vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, alcoóis e muitas drogas.

Dessa forma, a microbiologia entra como uma das ferramentas essenciais para a promoção do desenvolvimento humano ao permitir a construção de produtos e tecnologias mais específicos para a resolução de problemas que cercam a humanidade.

Com isso, o seu papel como futuro profissional da microbiologia é aperfeiçoar o seu conhecimento sobre os fatores que cercam essa ciência, para que assim possamos fornecer alternativas inovadoras para as questões tratadas com a utilização de microrganismos.

Para tal, primeiramente precisaremos conhecer o que são esses microrganismos e quais os métodos a serem utilizados para investigar a sua forma de vida e como eles podem contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Pensando nisso, os capítulos a seguir tratarão acerca do contexto histórico da microbiologia, os tipos de microrganismos e suas particularidades.



Este artigo pertence ao Curso de Microbiologia I - Bacteriologia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados