Bonsai o que é?

Como você já pôde perceber, o Bonsai é uma árvore anã cultivada em recipientes delimitados. Diferente do que muitas pessoas acreditam, o cultivo do Bonsai não está atrelado a manipulação genética.

Quando os Bonsai começaram a ser cultivados, não existia nem a possibilidade de se pensar em engenharia genética. A ciência estava atrelada às experiências dos homens no descobrimento de novos materiais, substâncias e da manipulação da natureza a nosso favor.

Dessa forma, as árvores em miniatura ganham suas formas através da poda da raiz, bem como no corte e o direcionamento de galhos e o desbaste da copa. Todas essas atividades devem ser sempre executadas a partir do vasto conhecimento sobre a planta, possibilitando assim que ela ganhe a característica da regularidade, porém desenvolvendo-se em escala muito menor do que seus similares encontrados na natureza.

Imagem Interna

Logo, um pé de acerola, que pode atingir até 5 metros de altura, pode produzir frutos e manter a sua beleza ao ser cultivado em um pequeno pote, chegando a mudas de 23 cm.

A arte de cultivar Bonsais é reconhecida mundialmente. Entretanto, é importante salientar que a obtenção dessas plantas diretamente da natureza pode encontrar restrições legais. Isso acontece principalmente pois o cultivo dessas árvores livremente na natureza pode afetar todo o bioma local.

Caso um cultivo de Bonsai se espalhe em uma mata nativa, por exemplo, ele pode adquirir mecanismos de resistência e tomar o espaço de elementos importantes para a manutenção da vida local.

Apesar de ser algo fora do comum, uma árvore modificada pode alterar a relação das outras espécies de vegetação com o solo, na biodisponibilidade de alimentos para a fauna local, implicando diretamente na possível extinção de espécies em detrimento da criação de novos modelos de vegetação

Dessa forma, existem algumas penalidades relacionadas a esse tipo de cultivo em ambientes não controlados. Essas medidas são aplicadas com o objetivo de frear esse tipo de prática, ocasionando em consequências negativas onde essas espécies estão inseridas.

Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai