O que é um Plano de Negócios? - Administração de Empresa
O plano de negócios é um documento resumido que descreve como e por que um novo negócio está sendo criado. Novos empreendimentos e empreendedores devem preparar um documento, por escrito, para delinear seus objetivos de longo prazo e os meios a serem empregados para alcançar esses objetivos. O plano de negócios destaca as estratégias que precisam ser adotadas para atingir metas organizacionais, identificar possíveis problemas e elaborar soluções personalizadas para eles.
Além disso, potenciais investidores analisam planos de negócios para avaliar a exposição ao risco de um determinado empreendimento empreendedor.ps que tentam atrair funcionários e investidores usam planos de negócios para solidificar suas reivindicações sobre a potencial rentabilidade de uma determinada ideia de negócio.
Por que usar um plano de negócios?
A seguir, elencaremos o motivo por que preparar um plano de negócios é altamente recomendável:
Viabilidade
- Quem é você?
- Qual é o produto ou serviço, e quais são suas características diferenciais?
- Onde está a oportunidade?
- Quando você vai começar a implementar seu plano e espera fluxos de caixa ou lucros?
- Por que os clientes devem escolher sua empresa?
- Como você planeja administrar o negócio em termos de estrutura e conformidade regulatória?
- Para provar que você está falando sério sobre o seu negócio. Um plano de negócios formal é necessário para mostrar a todas as partes interessadas — funcionários, investidores, parceiros e a si mesmo — que você está comprometido em construir o negócio. Criar seu plano força você a pensar e selecionar as estratégias que impulsionarão seu crescimento.
- Estabelecer marcos de negócios. O plano de negócios deve claramente definir os marcos de longo prazo que são mais importantes para o sucesso do seu negócio.
- Para entender melhor sua concorrência. Criar o plano de negócios força você a analisar a concorrência. Todas as empresas têm concorrência na forma de concorrentes diretos ou indiretos, e é fundamental entender as vantagens competitivas da sua empresa. E se você não tem vantagens competitivas atualmente, serve para descobrir o que você deve fazer para ganhar.
- Para entender melhor seu cliente. Por que compram e quando compram? Uma análise aprofundada do cliente é essencial para um plano de negócios eficaz e para um negócio de sucesso. Entender seus clientes não só permitirá que você crie melhores produtos e serviços para eles, mas permitirá que você chegue a eles de forma mais econômica através de publicidade e promoções.
- Enunciar suposições anteriormente não declaradas. O processo de realmente escrever o plano de negócios ajuda a trazer suposições anteriormente "ocultas" para o primeiro plano. Ao escrevê-los e avaliá-los, você pode testá-los e analisar sua validade. Por exemplo, você pode ter assumido que os varejistas locais comprariam seu produto; em seu plano de negócios, você poderia avaliar os resultados do cenário em que isso não ocorreu.
- Avaliar a viabilidade do seu empreendimento. Quão boa é essa oportunidade? O processo de plano de negócios envolve pesquisar seu mercado-alvo, bem como o cenário competitivo, e serve como um estudo de viabilidade para o sucesso do seu empreendimento. Em alguns casos, o resultado do seu planejamento será o mesmo do empreendimento. E, com ele, pode também evoluir para um empreendimento diferente que pode ter uma chance melhor de sucesso.
- Para documentar seu modelo de receita. Como exatamente seu negócio vai ganhar dinheiro? Esta é uma pergunta crítica a ser respondida por escrito, para você e seus investidores. Documentar o modelo de receita ajuda a enfrentar desafios e premissas associadas ao modelo. E ao ler seu plano, outros podem sugerir fluxos de receita adicionais a considerar.
- Para determinar suas necessidades financeiras. Seu negócio precisa levantar capital? Quanto? Um dos propósitos de um plano de negócios é ajudá-lo a determinar exatamente quanto capital você precisa e para que você vai usá-lo. Esse processo é essencial para levantar capital para os negócios e para efetivamente empregar o capital. Também permitirá que você planeje com antecedência, especialmente se você precisar levantar fundos adicionais no futuro.
- Para atrair investidores. Um plano de negócios formal é a base para as propostas de financiamento. O plano de negócios responde às perguntas dos investidores: Existe necessidade deste produto/serviço? Quais são as projeções financeiras? Qual é a estratégia de saída da empresa? Embora os investidores geralmente queiram conhecê-lo pessoalmente antes de escrever um cheque, em quase todos os casos, eles também revisarão completamente o seu plano de negócios.
- Reduzir o risco de buscar a oportunidade errada. O processo de criação do plano de negócios ajuda a minimizar os custos de oportunidade. Escrever o plano de negócios ajuda a avaliar a atratividade desta oportunidade em particular, em comparação com outras oportunidades. Então você toma as melhores decisões.
- Para forçá-lo a pesquisar e realmente conhecer o seu mercado. Quais são as tendências mais importantes do seu setor? Quais são as maiores ameaças à sua indústria? O mercado está crescendo ou encolhendo? Qual é o tamanho do mercado-alvo para o seu produto/serviço? Criar o plano de negócios ajudará você a obter uma compreensão mais ampla, profunda e mais matizada do seu mercado. E permitirá que você use esse conhecimento para tomar decisões para melhorar o sucesso da sua empresa.
- Para atrair funcionários e uma equipe de gestão. Para atrair e reter talentos de alta qualidade, é necessário um plano de negócios. O plano de negócios inspira os colaboradores e a gestão de que a ideia é sólida e que o negócio está pronto para atingir seus objetivos estratégicos. É importante ressaltar que, à medida que você cresce a sua empresa, seus funcionários e não você vai fazer a maior parte do trabalho. Assim, alinhá-los e motivados será a chave para o seu sucesso.
- Para traçar seu curso e concentrar seus esforços. O plano de negócios fornece um roteiro a partir do qual operar, e para procurar direção em tempos de dúvida. Sem um plano de negócios, você pode mudar suas estratégias de curto prazo constantemente sem uma visão de seus marcos de longo prazo. Você não iria em uma longa viagem de carro sem um mapa; pense no seu plano de negócios como seu mapa.
- Para atrair parceiros. Os parceiros também querem ver um plano de negócios, a fim de determinar se vale a pena fazer parceria com o seu negócio. Estabelecer parcerias muitas vezes requer tempo e capital, e as empresas terão mais chances de fazer parcerias com seu empreendimento se puderem ler uma explicação detalhada da sua empresa.
- Para posicionar sua marca. Criar o plano de negócios ajuda a definir o papel da sua empresa no mercado. Essa definição permite descrever o negócio de forma sucinta e posicionar a marca para clientes, investidores e parceiros. Com o setor, o cliente e a visão competitiva que você ganha durante o processo de planejamento de negócios, você pode determinar melhor como posicionar sua marca.
- Para julgar o sucesso do seu negócio. Um plano de negócios formal permite comparar os resultados operacionais reais em relação ao próprio plano de negócios. Desta forma, ele permite que você veja claramente se você alcançou suas metas estratégicas, de financiamento e operacionais (e porque você tem ou não).
- Reposicionar seu negócio para lidar com as mudanças nas condições. Por exemplo, em condições econômicas difíceis, se seus modelos operacionais e de vendas atuais não estão funcionando, você pode reescrever seu plano de negócios para definir, testar e validar novas ideias e estratégias.
- Para documentar seu plano de marketing. Como você vai chegar aos seus clientes? Como você vai retê-los? Qual é o seu orçamento publicitário? Que preço você vai cobrar? Um plano de marketing bem documentado é essencial para o crescimento de um negócio. E as estratégias de marketing e táticas que você usa evoluirão a cada ano, por isso revisitar seu plano de marketing pelo menos anualmente é fundamental.
- Para entender e prever as necessidades de pessoal da sua empresa. Depois de completar seu plano de negócios, você não ficará surpreso quando de repente estiver com falta de pessoal. Em vez disso, seu plano de negócios fornece um roteiro para suas necessidades de pessoal e, assim, ajuda a garantir uma expansão mais suave. É importante ressaltar que seu plano pode não apenas ajudá-lo a entender suas necessidades de pessoal, mas garantir que seu tempo esteja certo, pois leva tempo para recrutar e treinar grandes funcionários.
- Para descobrir novas oportunidades. Através do processo de brainstorming, quadro-branco e entrevistas criativas, você provavelmente verá o seu negócio sob uma luz diferente. Como resultado, muitas vezes você terá novas ideias para comercializar seu produto/serviço e administrar seu negócio. É chegar a essas ideias e executá-las, que muitas vezes é a diferença entre um negócio que falha ou simplesmente sobrevive e que prospera.
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