Área do Aluno


ou



O que é uma Dissertação

Você provavelmente já ouviu falar no termo “dissertação”, mas você sabe o que significa?

A maioria dos redatores ao escrever uma redação dissertativa comete erros básicos, não pelo entendimento do tema, mas por não saber conceitos simples que fazem parte do processo avaliativo da prova. 

A dissertação é um texto contínuo, estruturado para transmitir o ponto de vista do autor. Ah, e caso você ainda não saiba, o texto dissertativo pode existir em duas modalidades distintas. Apesar de conhecermos a dissertação por sua presença como texto argumentativo nos grandes concursos e vestibulares, este gênero textual pode ser apresentado em mais de um tipo de estilo, sendo eles o argumentativo e o expositivo.

O texto dissertativo expositivo é aquele que possui como função organizar e transmitir dados e informações sem a necessidade de convencimento do leitor. Mesmo com a sua pouca divulgação, a dissertação expositiva está presente de forma constante no nosso dia-a-dia, através das notícias e dos discursos jornalísticos por exemplo. 

Isso mesmo! O texto é uma ferramenta de produção verbal e não verbal, caracterizado por ser um conjunto de palavras que, de forma organizada, possuem um sentido e transmitem uma mensagem. Dessa forma, os textos dissertativos podem estar presentes tanto na nossa fala, quanto na escrita, especialmente, quando estamos expondo uma informação ou argumento a um outro indivíduo.

Além disso, o texto dissertativo argumentativo alcança essas mesmas premissas, mas com um pequeno detalhe de diferença. No texto argumentativo, o autor necessita escolher uma posição acima do tema disposto, e uma vez que a sua opinião é exposta, é necessário reunir e organizar os argumentos para convencer o seu leitor ao seu posicionamento. 

É por este motivo que os gêneros dissertativos são tão complexos. Eles nos exigem um nivelamento mínimo de tecnicidade para serem construídos. Quando nos referimos ao gênero expositivo, é necessário fazer a organização e disposição de palavras respeitando a característica dos fatos, ou seja, sem a exposição da sua opinião. 

Já quando o assunto é o gênero argumentativo, existe a necessidade, como o próprio nome sugere, do argumento. Entretanto, isto não significa que a construção da dissertação argumentativa seja um artigo de opinião. Na verdade, o segredo do gênero argumentativo está na forma como as palavras são expostas e organizadas a fim de estruturar um texto formal, coerente e coeso, a partir da utilização correta da gramática e da ortografia. 

Logo, ao adquirir este curso, você poderá entender os principais pontos de atenção necessários para construir um texto dissertativo. Neste primeiro momento, abordaremos acerca das técnicas de planejamento e elaboração do gênero dissertativo argumentativo, devido a sua importância no contexto geral de avaliação dos processos seletivos. Mas não se preocupe, o gênero expositivo também será abordado, a partir dos princípios do texto jornalístico. 

Ao longo do desenvolvimento deste curso, você será capaz de perceber as complexidades de um texto como sistema vivo e dinâmico, bem como a utilização do conhecimento e da técnica podem te auxiliar na busca pela excelência. Neste contexto, você já se tornou destaque frente a maioria. 

Isto acontece, pois um grande erro ao construir redações está no conceito errôneo de que, escrever textos é somente uma forma bonita de organizar palavras. Entretanto, a redação é uma ciência e sua construção deve ser baseada em princípios e regras técnicas de acordo com o processo de avaliação cobrado pela banca. 

Isso mesmo! Você sabia que a partir da análise dos parâmetros exigidos por cada banca de curso ou processo seletivo, existe a possibilidade de mudar a sua abordagem visando a nota máxima? 
A razão para tal motivo está escondida nas competências exigidas por cada bancada avaliadora, bem como o perfil de escrita exigido em cada prova. Desta forma, o aprendizado da análise e compreensão dos artifícios de cada avaliação de forma individual é extremamente necessário para o sucesso da sua redação.

Logo, os próximos objetivos deste módulo estão baseados no compartilhamento de informações primordiais para o entendimento pleno do candidato aos parâmetros avaliativos disponibilizados em cada banca seletiva.

Está preparado? Então não esqueça do papel e caneta, e venha com a gente nesta jornada de conhecimento!


Este artigo pertence ao Curso de Técnicas de Redação

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados