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O Sistema “No Momento Exato”

Com tudo que já foi visto até aqui, está bem claro que a otimização no processo de produção e distribuição representa um dos principais alvos no gerenciamento do estoque e das compras. Mas qual a origem disso? Esse processo foi sempre assim? Bom, qualquer diagnóstico definitivo sobre esse assunto corre o risco de estar equivocado.

O que se pode afirmar é que, nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, o planeta ainda vivia um período de instabilidade. Para deixar - de vez - a crise, a indústria automobilística desenvolveu o sistema Just in Time, que significa “No Momento Exato” (numa tradução literal para o português). Esse sistema certamente influenciou muito na forma como se planeja a Gestão de Compras até os dias de hoje.

No Japão, a empresa Toyota Motor foi pioneira na utilização do método Just in Time e este foi responsável por estabelecer uma cultura de lucratividade máxima, focando na eliminação de desperdícios físicos e processuais. Em outras palavras, é como se uma auditoria interna identificasse e otimizasse as lacunas de desenvolvimento da empresa.

O resultado? Criou-se um ambiente de extrema competitividade no mercado, onde a concorrência se estabeleceu nos mais variados nichos e, cada ponto de melhoria, cada detalhe otimizado, podia representar uma vantagem em relação ao produto, ou empresa, concorrente.

1. Valores do Sistema “No Momento Exato”

A) Consumidores e fornecedores são peças integrantes e fundamentais do processo de produção e distribuição de uma empresa.

B) Cada etapa do trabalho tem a mesma relevância da venda, que - muitas vezes - é vista como o momento mais importante de todo o processo.

C) “O menos é mais”. Quanto menor for o esforço, menor tende a ser o custo e, consequentemente, aumenta-se a expectativa de lucro maior.

D) É mais inteligente evitar o problema do que buscar solução para o mesmo, por isso: “prevenir é melhor do que remediar”. E apenas isso, além de ser mais inteligente, normalmente, é - também - mais barato. Ou seja, ao se antecipar ao problema, a empresa tende a estar garantindo maior lucro.

2. Objetivos do Sistema “No Momento Exato”

A) Manter toda a equipe comprometida com a satisfação do cliente final.

B) Aumentar a credibilidade na relação de fornecedores e consumidores.

C) Eliminar processos e custos dispensáveis ao longo de toda a produção e distribuição do produto.

D) Estabelecer a melhor relação de custo benefício para o cliente, focando na qualidade e no preço ao mesmo tempo.

3. Benefícios do Sistema “No Momento Exato”

A) Otimização de espaços físicos da empresa.

B) Redução do tempo de determinados processos.

C) Redução de custos de com a produção e distribuição do produto.

D) Aumento da lucratividade na gestão de vendas.

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