ÓLEOS ESSENCIAIS PERIGOSOS

Alguns óleos essenciais são muito perigosos. Esses óleos não devem ser vendidos, mas ainda podem ser adquiridos pela Internet ou em lojas menos confiáveis.

Outros podem ser seguros em alguns casos, mas podem ser bastante perigosos se usados em certas circunstâncias.

Antes de iniciar a aromaterapia, reserve um tempo para entender quais óleos são seguros. Tenha em mente que só porque algo é totalmente natural não significa necessariamente que não seja perigoso para sua saúde.

• Alecrim, sálvia, hissopo e tomilho nunca devem ser usados ​​se você tem pressão alta.

• Funcho doce, hissopo, sálvia e alecrim devem ser evitados se você tem epilepsia.

• Diabéticos não devem usar angélica.

• Aqueles que sofrem de hipoglicemia devem ficar longe de gerânio

• Quem sofre de problemas renais deve ter cuidado ao usar zimbro, sândalo ou coentro.

• Mulheres grávidas devem evitar especialmente zimbro, hissopo, sálvia-esclareia, hortelã-pimenta, limão, erva-doce, verbena-limão, alecrim e Gualtéria.

• Sálvia-esclareia não deve ser usada enquanto se bebe, pois intensifica a efeitos do álcool fazendo com que ele aja como um narcótico.

• Camomila e manjerona não devem ser usadas durante a condução porque eles causam sonolência.

• Alguns óleos podem causar alergias, como citronela, sálvia,  ylang ylang e verbena.

• Óleos que se acredita serem cancerígenos são cálamo e sassafrás, deve ser evitado por todos.

• Salicilato de metila é o ingrediente ativo na aspirina e no óleo essencial de bétula. Se você usa aspirina para fins medicinais, você deve evitar devido ao risco de sobredosagem.

Também deve ser mantido longe de crianças, pois tem um cheiro doce e é igualmente perigoso para elas.

Embora a lista acima inclui óleos que podem ser perigosos em certas situações

existem outros óleos que não devem ser usados em aromaterapia.

Estes os óleos podem ser corrosivos se inalados e devem ser evitados a todo custo. Isso não é uma lista abrangente, você deve pesquisar qualquer óleo que planeja usar

antes de comprá-lo.

Óleos que não devem ser usados ​​em aromaterapia

• Amêndoa - Contém cianeto que mesmo em pequenas quantidades pode ser letal.

• Anis - irritante para a pele.

• Arnica - pode causar tonturas e irregularidades cardíacas

• Bergamota - Fototóxica, queimadura solar severa pode ocorrer se for exposta a luz solar.

• Folha de Boldo - Produz convulsões mesmo em pequenas quantidades.

• Cálamo - Tem propriedades cancerígenas (causadoras de câncer) e pode causar danos renais e hepáticos.

• Cânfora - a ingestão oral pode ser tóxica.

• Cassia - Irritante para pele e mucosas.

• Casca de canela - irritante para a pele.

• Costo - irritante para a pele.

• Elecampane - Classificado como um irritante cutâneo grave.

• Funcho - pode causar episódios epilépticos.

• Folha de Jaborandi - Toxina oral, irritante para a pele.

• Mostarda - irritante para a pele e mucosas.

• Orégano Espanhol - irritante para pele e mucosas

• Pinheiro anão - irritante para a pele.

• Salicilato de metila - pode ser irritante para a pele, especialmente para aqueles com um sensibilidade à aspirina. O próprio óleo é venenoso.

• Erva-de-santa-maria - Tóxico para o fígado e rins, suprime a função cardíaca.

• Absinto - O consumo pode causar problemas visuais e auditivos, alucinações e vícios. Também pode causar convulsões e ser uma neurotoxina.

Existem alguns óleos essenciais que são altamente tóxicos e nunca devem ser usados

em qualquer circunstância.

Óleos essenciais para evitar completamente

• Artemísia