ORDEM
A ordem, a inclinação, a velocidade, a continuidade e as margens apesar de se constituírem como aspectos gráficos serão trabalhadas à parte para que o curso seja mais didático.
A ordem é o primeiro ponto de análise, porque é a primeira impressão que permite compreender o conjunto da escrita.
Ela possui três variáveis: distribuição, disposição e proporções.
DISTRIBUIÇÃO
É a forma como as letras, as palavras e as linhas são colocadas na escrita. Para esta ser considerada clara, proporcional e organizada, deve seguir os seguintes moldes:
▪ A distância normal entre letras de uma palavra é equivalente à largura média das partes ovais das letras a, g, d.
▪ A distância normal de palavra a palavra é equivalente à largura média da letra “m”.
▪ A distância normal entre linhas deve ser igual a três vezes a altura da letra “m”, sendo que em nenhum caso a parte alta ou baixa das letras devem se misturar com as de outras linhas.
A interpretação em relação à distribuição pode ser descrita a partir de cada caso:
▪ Distribuição clara: há boa separação entre palavras e letras. Aponta equilíbrio mental, emocional e uma pessoa adaptada às normas.
▪ Distribuição confusa: é misturada e difícil de discernir. Aponta pouca clareza de ideias, instabilidade afetiva e falta de organização.
▪ Distribuição concentrada: aponta uma pessoa prudente, discreta, introvertida e reservada.
▪ Distribuição espaçada: aponta uma pessoa pouco previsível, independente, dispersa e que aprecia o ar livre.
▪ Escrita organizada: significa maturidade afetiva e boa adaptação.
▪ Escrita desorganizada: quando não respeita os parâmetros de organização é indício de pouca clareza de ideias, falta de compromisso e dificuldade na integração social.
▪ Escrita inorganizada: quando o sujeito que escreve reflete falta de cultura gráfica ou sua grafismo é infantil.
DISPOSIÇÃO
A disposição tem a ver com o enquadramento da escrita dentro da superfície que está sendo utilizada e tem a ver com a análise das margens.
É possível fazer as seguintes distinções:
▪ Escrita com margens amplas e sem rigidez simboliza respeito às normas. Também indica uma pessoa cortês e de bom gosto.
▪ Escrita descuidada (que não respeita as margens) é aquela em que há desordem. Representa um pensamento confuso e dificuldade para adaptar à ordem social.
PROPORÇÃO DA ESCRITURA
A proporção permite analisar o equilíbrio entre as letras no que diz respeito entre seu eixo vertical e os três eixos horizontais (o espiritual, o emocional e o instintivo).
A escrita pode ser proporcional, desproporcional ou mista:
▪ Escritura proporcional: pode ter pequenas desigualdades nas letras ou acentos, pontos e barras do t, mas ainda assim possui certa regularidade. Interpreta-se nesta escrita clareza de ideias, objetividade, capacidade de síntese, equilíbrio e domínio de si mesmo e adaptação ao meio.
▪ Escritura desproporcional: observa-se nas letras, pontos, traços iniciais e finais, desequilíbrios muito perceptíveis e exagerados. Interpreta-se uma escrita densa em imaginação e fantasia, prevalência de impulsos sobre a razão, otimismo e dinamismo. Pode indicar desejos de chamar a atenção.
▪ Escritura mista: há no texto tantos movimentos proporcionais quanto desproporcionais. Essas pessoas possuem alternâncias de imaginação e razão. A estabilidade emocional é flutuante.
Este artigo pertence ao Curso de Grafologia
Faça o Curso completo grátis!!